Olá para você que chegou por aqui em busca das receitinhas sem carne do mês de outubro.
Caso você não saiba, toda semana, em nossas redes sociais, nós convidamos a todos a refletirem, sobre nossos hábitos alimentares e os impactos na nossa saúde, no planeta e nos animais, com a campanha Segunda Sem Carne.
Você precisa saber que atualmente o planeta passa por uma crise climática e esse problema vem causando secas, inundações, furacões, aumento do nível do mar e oscilações extremas do clima. Portanto, muito além de um cuidado com a própria saúde, quando você opta por não consumir produtos de origem animal durante um dia da semana, você também está colaborando diretamente no combate ao aquecimento global e todas essas consequências que ele gera.
É claro que políticas públicas também se fazem necessárias na contribuição com mudanças desse tipo, mas a nossa própria consciência já pode ser sim uma forte aliada nessa luta a favor da melhoria da condição do meio ambiente como um todo.
Vamos às receitas?
Moqueca de Legumes da Xan Ravelli
Carne de Jaca

Ingredientes
1 Jaca verde, que esteja com uma consistência mais dura;
1 colher de sopa de Curry;
Tomate, salsinha e cebolinha (para temperar);
1 colher de sopa de azeite;
Óleo para proteger os utensílios;
Sal a gosto.
Modo de Preparo
Lave bem a jaca (se tiver uma escova para usar, perfeito).
Passe óleo em todos os utensílios que entrarão em contato com a jaca quando for cortá-la (faca, tábua, pia, interno da tampa da panela de pressão e principalmente suas mãos).
Corte a jaca em rodelas grossas (2 dedos de espessura).
Coloque a jaca na panela de pressão, com água cobrindo a quantidade, e deixe cozinhar por 40 minutos.
Depois de cozida, retire as sementes da jaca. Você vai aproveitar a massa entre a casca e as sementes. Vai ficar parecendo um frango desfiado.
Dica: Lave a panela de pressão logo após esse procedimento, pois o grude da jaca sai muito mais fácil enquanto ainda está quente.
Em uma panela, coloque a carne da jaca e uma colher de azeite, o curry e o sal.
Se preferir, adicione tomate, cebolinha e salsinha ou qualquer tempero de sua preferência.
Conchas Recheadas

Ingredientes
1 xícara de ervilhas verdes secas
2 1/4 xícaras de água, divididas
1/4 xícara de folhas de manjericão fresco
1 a 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
1 a 2 dentes de alho picados (a gosto)
1 colher de chá de sal marinho
12 onças de conchas de massa jumbo
Molho Marinara, para servir
Modo de preparo
Combine as ervilhas e 2 xícaras de água em uma panela pequena em fogo alto e leve-os para ferver.
Depois de ferver, abaixe o fogo e tampe para deixar as ervilhas cozinharem até ficarem macias, cerca de 25 a 30 minutos. Escorra e lave as ervilhas cozidas e transfira-as para a tigela de um grande processador de alimentos.
Use a mesma panela para cozinhar suas conchas jumbo de acordo com as instruções da embalagem.
Pré-aqueça o forno a 350ºF e espalhe um pouco do molho marinara no fundo de uma assadeira de vidro de 9 “x 13”. Deixe de lado.
Para preparar o pesto, adicione o restante 1/4 xícara de água, manjericão fresco, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 dente de alho e o sal ao processador de alimentos e processe-o juntamente com as ervilhas cozidas. Prove a mistura e adicione mais suco de limão ou alho, se desejar.
Uma vez que as conchas estejam macias, escorra-as e encha cada concha com uma colher grande do pesto. Arrume as conchas recheadas em uma única camada na assadeira e coloque o molho marinara por cima de cada casca. Asse até que tudo seja aquecido, cerca de 25 a 30 minutos.
Sirva quente, guarnecido com manjericão fresco.
Pão de queijo de batata

Ingredientes:
300g de batata-doce (pode ser mandioquinha também);
1/2 xícara de chá de polvilho doce (aproximadamente 200g);
1 colher de chá de fermento químico em pó;
1/4 de xícara de chá de água;
5 colheres de sopa de óleo;
Sal à gosto.
Modo de preparo:
- Cozinhe a mandioquinha ou batata.
Escorra e amasse até obter um purê. - Adicione o polvilho doce, polvilho azedo e o fermento em um recipiente.
- Leve ao fogo uma panela com água, o óleo e o sal. Quando ferver, desligue o fogo e jogar água sobre a mistura de polvilho.
Misture bem. - Quando ficar homogêneo, adicione o purê e misture novamente.
- Modele bolinhas e leve ao forno pré aquecido aí a 210 °C por cerca de 50 minutos.
E se essa é a primeira vez que você cogita aderir à redução do consumo de alimentos que colaboram com a destruição do nosso planeta, e ainda está com um pouco de confusão na mente, sem saber ao certo como começar, nós podemos te ajudar. Faça parte da nossa campanha Segunda Sem Carne e aproveita para dar uma olhada nesse e-book “Quarentena Sem Carne”, com receitas de chefs e nutricionistas da boa alimentação.
Vem entender mais um pouco mais sobre o estilo de vida vegetariano.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Boicote do pescado pela moratória da pesca.
Eu Ameiiii e segui a dica e vou comentar sobre essa ideia saudável de repensar em comer sem carne
Oi João franco, temos que boicotar mesmo pois neste pais e uma luta árdua para proteger a natureza e tudo que ela nos dar de graça ea maioria das pessoas ñ estão nem ai e triste de ver.
Sou assinante e gostaria de receber essas receitas por e-mail. Tem como?
Sou vegana por ética, amor aos animais e compromisso com o planeta. Sou fã do trabalho de vcs. Podem contar comigo e obrigada
Bom dia. Eu sou vegana por opção, e por amor a Deus, e a toda a sua criação. Admiro muito o trabalho de vocês, acho essencial, e agradeço essas receitas maravilhosas.
O meu consumo de cerne de gado é muito baixo, no máximo uma vez por semana, sou muito consciente!!!
Já faz tempo que
Já faz tempo que diminui a carne no meu cardápio ,estou comendo mais ovos ,verduras e legumes
Muito bom amei vou fazer em casa
Eu já como sem carne!
Muito bom! Essas receitinhas vieram em boa hora, pois estou em fase de transição e não como mais carne vermelha e diminui muito outras carnes e espero em pouquíssimo tempo abolir completamente do meu prato, pois eu sei o mal que faz prá nós, os animais e o planeta!!!
Olá Pessoal! Obrigado pelas dicas. Em nossa casa já utilizamos várias receitas sem carnes; pois já abolimos a carne a tempos. Esta campanha é fundamental e deve ser repassada para o maior número de pessoas. façamos nossa parte já. Abraços Luiz Teodoro
Amém fazer parte desse movimento,e as receitas maravilhosas
Mesmo eu não sendo vegetariano adorei as receitas, eu adoro comer legumes. Algumas receitas vou fazer.
Resolvi ser vegetariana, já tinha sido por 1 ano, agora quero até o fim de minha vida.
Olá? Hã 17 anos, estive em um churrasco no aniversário de uma criança, em uma mine fazenda, olhei pára os animais, coelhos e galinhas. Senti que deveria parar de fazer os animais sofrer, e que nenhum deles mereciam morrer por mim. Parei de comer todo tipo d carne, a partir daquele dia. Hoje, penso que preciso me esforçar para deixar d consumir os derivados. Um dia quero ter este prazer. Se você acha que é muito ficar um dia apenas sem comer carne, pense na dor dos animais que você estará poupando, somente com este gesto. E ainda, estará poupando o planeta de mais destruição. Se não consegue parar de comer carne, então faça um esforço para diminuir o consumo. Os animais e o planeta agradece.
Gostei das dicas. Vai ajudar a perder peso. Estou muito acima do peso ideal para minha altura e idade. Grata,
Maravilhoso as formas do Greenpeace nos mostrar como ter comidas saudáveis e com todos os nutrientes que precisamos e melhor sem carne, obrigada Greenpeace.
Parece que são deliciosos 😋