Em carta, sociedade civil pede para que os Estados Unidos não apoiem as políticas de destruição ambiental do governo Bolsonaro
Nos dias 22 e 23 de abril, acontecerá a Cúpula do Clima, evento online convocado pelo governo dos Estados Unidos para discutir o combate à crise climática, reunindo líderes mundiais.
A atividade faz parte dos esforços do presidente norte-americano Joe Biden para reposicionar seu país como articulador internacional e liderança no combate às mudanças climáticas. No entanto, negociações nos bastidores entre os Estados Unidos e o governo de Jair Bolsonaro podem colocar em cheque essa posição pretendida por Biden.
A portas fechadas, Brasil e Estados Unidos negociam o anúncio da transferência de recursos bilionários para conter o desmatamento no Brasil. Porém, não há qualquer garantia de que o dinheiro será de fato destinado à proteção das florestas. Pelo contrário, o acordo pode tornar o governo Biden cúmplice da destruição ambiental promovida pelo governo de Jair Bolsonaro.
Diante desse cenário, a sociedade civil, representada por 199 organizações e Greenpeace, enviou carta a John Kerry, o enviado especial dos EUA para o clima, pedindo para que o governo Biden não assine um “cheque em branco” com a administração de Bolsonaro. (O arquivo com a íntegra da carta está no final do texto)
O que se vê no Brasil hoje são medidas que promovem o desmatamento na Amazônia e premiam os criminosos por meio de um governo que, aliado ao Legislativo, têm sistematicamente atacado o meio ambiente com o compromisso de “passar a boiada” sobre a proteção ambiental.
Nesse sentido, a transferência de recursos dos EUA para o Brasil legitimaria e fortaleceria a política antiambiental do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, fazendo com que o dinheiro não chegasse aos que mais necessitam de cooperação, como populações indígenas, quilombolas e pequenos produtores. Um exemplo disso é o programa Floresta + Carbono, voltado para donos de terras na Amazônia, com fraca menção aos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.
A destinação de recursos para a proteção ambiental é extremamente relevante, porém, como garantir que o dinheiro transferido pelos EUA será de fato destinado à proteção da maior floresta tropical do planeta se até agora nem o dinheiro já existente e orçado para a contenção do desmatamento foi gasto pelo governo federal?
Recursos que poderiam ser utilizados para a proteção das florestas estão paralisados
Desde 2019, o governo brasileiro deixou de gastar 500 milhões de dólares do Fundo Amazônia e 96.5 milhões de dólares do Fundo Verde pelo Clima (Green Climate Fund, em inglês), que poderiam estar sendo utilizados para a proteção das florestas e das populações indígenas e pequenos proprietários de terras. No caminho contrário, o pedido de recurso do governo Bolsonaro tem o intuito de ser destinado de maneira indiscriminada para grandes proprietários de terra.
Vergonhosamente, em dezembro de 2020, o governo brasileiro apresentou compromissos para a redução das mudanças climáticas no formato de um documento vazio e menos ambicioso que as contribuições passadas ao Acordo de Paris. Em parte do documento , o governo afirma condicionar o compromisso ao repasse de recursos de países desenvolvidos para o Brasil cumprir seu papel.
Além disso, o governo brasileiro tenta se beneficiar do Artigo 6 (sobre mercado de carbono) do Acordo de Paris, ainda a ser negociado, como solução para o controle do desmatamento, e não como o que verdadeiramente é, uma política que deve ser usada com cautela e devida regulação, sem qualquer inclusão de compensações florestais.
É difícil imaginar uma solução para a Amazônia proposta por um governo responsável por um aumento histórico do desmatamento (9,5% de aumento em 2020 comparado ao ano de 2019) e que reiteradamente apoia projetos de lei prejudiciais aos povos indígenas, unidades de conservação e pequenos produtores, além de não promover ações orçamentárias que impactam diretamente a prevenção e o combate ao desmatamento e queimadas nos biomas do Brasil, bem como na criação, gestão e implementação de Unidades de Conservação federais.
Qualquer esforço para defender as florestas no Brasil deve coibir crimes ambientais e apoiar povos indígenas, amplamente reconhecidos como guardiões da floresta e não ser utilizado para compensar grandes proprietários de terras e grileiros que avançam sobre as florestas.
Quanto ao Congresso Nacional, este se prepara para votar, com o apoio do governo de Jair Bolsonaro e a menor participação popular possível, um enorme pacote de retrocessos na proteção ambiental, que poderá deixar marcas difíceis de apagar. Recentemente, apesar dos esforços do Greenpeace e de outras organizações, além de milhares de pessoas que se mobilizaram na campanha Floresta sem Cortes por um orçamento mais justo para o meio ambiente, o Congresso também aprovou o menor orçamento para o meio ambiente em 21 anos, comprovando, mais uma vez, ser conivente com a política antiambiental e de desprezo à vida do governo Bolsonaro.
Tanto no caso do avanço do desmatamento e queimadas vistos ano passado, como no caso dos recordes de mortes pela pandemia, a sociedade está sendo vítima da negligência do governo Bolsonaro para enfrentar esses problemas, com base em fatos científicos, de forma transparente e que atenda aos interesses da população. Em ambos os casos vemos um despreparo total para lidar com a vida – especialmente a da população.
Um acordo com o governo Bolsonaro significaria legitimar uma política baseada em um conceito de desenvolvimento arcaico que aumenta a desigualdade e destrói o meio ambiente, agrava a crise do clima e mata centenas de brasileiros diariamente, já que interesses políticos continuam acima da proteção coletiva da população, que perece diante de uma crise ambiental, climática e de saúde.
O governo de Joe Biden e Kamala Harris foi eleito com a promessa de responder à ciência e retomar a luta contra a crise do clima. Negociar com violadores de direitos é concordar com as mesmas políticas anti direitos humanos que há pouco tempo também foram realidade nos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump. Consertar o que foi destruído leva mais tempo que bons discursos e fotos nos jornais.
Leia a carta na íntegra:
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
E assim caminha há humanidade irmãos, infelizmente, está tudo errado e as nobres florestas estão se acabando. Snif snif snif
Sem florestas, sem oxigênio.
Com uma figura totalmente sem escrúpulos no comando, isso não mudará. Precisamos de pessoas comprometidas c/ o ser humano!
Enteder a razão de se preservar o meio ambiente, é preciso ter sabedoria, ser racional. Porém a total falta de responsabilidade do governo brasileiro associada a uma ganância desenfreada destruira o País. Bolsonaro é extremamente limitado para ocupar cargo de tamanha relevância em que está em jogo milhões de vidas. Se nada for feito contra atuação do governo, imensa área do território brasileiro se Transformarao em deserto fazendo desaparecer um número incalculável de nossa flora e fauna. Nossas vidas está em jogo.
Também acho que cheque em branco para a proteção do meio ambiente na atual conjuntura política e um grande erro. Haja visto que infelizmente não temos no poder pessoas preocupadas é que queiram de fato proteger a nossa riqueza natural
O governo Biden tem que ser muito rigoroso ao exigir o uso comprovado do dinheiro na preservação da Amazônia. Seria bom que fosse liberando aos poucos mediante comprovação do uso de cada parcela.
Todos nós devemos agir urgentemente, para não deixarmos passar a boiada. Mais Florestas, Menos boiada e Menos queimadas!
Estamos a duas décadas do século XXI e continuamos na mesmice desde 1500 DC, vislumbrados com espelhos e sendo corrompidos com esmolas.
Infelizmente o Brasil é dirigido por corruptos em todas as esferas e um povo que só se importa com seus interesses pessoais, por este motivo essa abominação fica difícil de acabar.
Este chek em branco Sera um perigo pois nada vão.fazer peço contrario Vão usufruir dele pra beneficio proprio como sempre e o nosso.pulmao Se ACABANDO em fogo assassino
É um absurdo este governo de mal caráter receber esse dinheiro todo sem conhecimento da população brasileira ? Sem respeito algum ?
Sem florestas, sem oxigênio.
O que está bastante claro é que esse governo defende com energia os interesses do capital e com o aval do legislativo. Deve sim, o governo Biden se colocar contra essa política de destruição e omissão, não apoiando o passar da boiada.
Concordo !! Biden precisa ser alertado. O acordo tem de conter cláusulas rígidas quanto a utilização da doação.
Nosso Governo e sua Clã -Miliciana NÃO TEM ESCRÚPULOS de Roubarem dinheiro que tiverem acesso, JÁ COMPROVADOS com seus Roubos com seus FUNCIONÁRIOS-FANTAS MAS e ASSALTOS a seus FUNCIONÁRIOS DE APOIO com as famosas " RACHADINHAS ".
Creio eu que todo documento tem que ser endereçado ou destinado a alguém, se não está destinado a alguém vai ser alvo de desvio, comserteza . Mesmo por que. Já destinado já corre rico de desvios imagina em Branco. Presidente americano deve ser orientado pra este perigo.
O universo acostumou mal sua "principal" criatura. Deu tudo em abundancia para se lambuzarem, esbaldarem, esgotarem, urinarem e defecarem sobre a superficie que lhes dá vida e sustento. É tanta abundancia que o fazem acreditar que as dádivas são infinitas! Mas ai está escondida uma grande armadilha! Quando perceberem a irreversibilidade dos estragos feitos, não haverá mais como reverte-los. Daí só um outro planeta para sobreviver e começar tudo outra vez! Triste em admitir que Einstein estava certo em relação a estupidez humana. Pensar e agir antes é de extrema importancia! Mas como, se quem pensa e age é destruido pela ganancia! Haja ativistas! ... Mas, dentro do possivel, vamos adiando o inevitável. É nosso dever.
No se deberia entregar ningún dinero a un gobierno que no respete el medio ambiente para favorecer los intereses de inescrupulosos empresarios
Como o governo Biden pode confiar no governo Bolsonaro?. Já não é suficiente o desastre ambiental e na saúde que foram feitos por este até agora?
CREIO QUE O MELHOR E´ LIBERAR POR PASTES MEDIANTE COMPROVAÇÃO DO QUE SERÁ FEITO E APÓS USO COMPROVAR PARA ASSIM RECEBER MAIS. PQ NOS PILITICOS BRASILEIROS NÃO SE PODE CONFIAR. AH, QUERO DEIXAR AQUI MEU COMENTÁRIO SOBRE A COVID. ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE, ASSIM PODEMOS FALAR. PQ AS PESSOAS NÃO OBEDECEM REGRAS, NÃO AS PRATICAM, SÃO NEGLIGENTES MESMO. E ISSO NÃO JUSTIFICA PREFEITOS E GOVERNADORES FECHAREM ESTABELECIMENTOS DE PESSOAS QUE PRECISAM GANHAR O PÃO E CONTRIBUEM COM IMPOSTOS E EMPREGOS. POIS AS PESSOAS CONTINUAM A LAVONTÈ. VIAJANDO PARA ONDE QUEREM, FAZENDO REUNIÕES COM SEUS AMIGOS SE CONTAMINANDO E LEVANDO PARA CASA O VIRUS. DEVERIA ACHAR UM JEITO DE RASTREAR ESSAS PESSOAS E PUNILAS SEVERAMENTE. ANTECIPAR FERIADOS, SÓ PREJUDICA QUEM ESTÁ TRABALHANDO. PQ QUANDO CHEGAR NA OCASIÃO NÃO TEM MAIS ESSE DIA PARA DESCANSAR. ELES NÃO TRABALHAM DESCANSAM QUANDO QUEREM. ESTOU INDIGNADA.
É de fundamental importância a preservação intensa da Floresta Amazônica e não confiar em um governo que " coloca a sujeira por baixo do tapete ". A sociedade deveria se manifestar , protestar e pressionar mais os governantes , pelo valor desse imenso patrimônio ambiental inserido no território brasileiro !
Obrigada por me por ao corrente mais uma vez do que se passa no Brasil, principalmente a Amazônia. E uma triste situação, sendo o Brasil um dos países mais ricos em matérias brutas e os interesses dos lobistas internacionais estão também contribuindo ao atual governo no Brasil que parece põe o interesse econômico acima do humano. Vocês fazem um trabalho excepcional e espero que as pessoas se acordem pra ver a realidade...eu apoio vocês e compartilho a mensagem...esperando bons resultados. Tenho confiança na graça divina...
Temos um péssimo ministro do meio ambiente
Bom dia! O primeiro passo seria ter uma fiscalização severa em todo território das florestas Amazônicas e também a essas verbas, pois grandes volumes de recursos simplesmente evaporam nesse pais e não chegam aos que realmente necessitam, punindo os culpados dando assistência e outros meios de sobrevivência à população local. Precisamos das florestas e dos animais silvestres, enfim de toda a biodiversidade da vida!!Assim poderemos ter um futuro muito melhor para todos.
Não podemos deixar os destruidores da natureza receber nenhum valor, pois o que eles fazem a cada dia e facilitar a derrubada de árvores e a destruição do meio ambiente de uma forma geral.
Se lá está havendo falta de oxigênio no ar, imagina dentro das cidades, das indústrias e das residências, entupida de porcarias.! ''O PLANETA ESTÁ AGONIZANDO'' Ajude você também, produzindo o mínimo de Lixo, não jogando nos Rios, não maltratando os Animais, e praticando o Altruísmo. É..................................................................................................
É muito triste e angustiante ver tudo o que está acontecendo e todos os riscos envolvidos! Tomara essa carta tocar a quem possa fazer algo de fato para parar com esse “projeto” de destruição do bem mais precioso que é o nosso bioma. Que haja luz em nosso caminho!
É um absurdo este governo de mal caráter receber esse dinheiro todo sem conhecimento da população brasileira ? Sem respeito algum ?
E um absurdo o q estão fazendo com a nossa Amazonia.
Não se trata apenas de UM inimigo da nação brasileira, a saber, o (des)governo Bolsonaro; afinal, a troco de que se daria, realmente, uma "doação" bilionária por parte dos Estados Unidos ao Brasil? Proteger a Amazônia? De quem, dos povos que hoje, legitimamente, a ocupam, como fazem desde sempre? Da nação brasileira, a quem a Amazônia efetivamente pertence? Uma doação que faria dos Estados Unidos muitíssimo provavelmente os únicos com direitos legais sobre NOSSA Amazônia, sob o pretexto de "proteção", obviamente aos SEUS interesses particulares? Na melhor das hipóteses, uma "doação" visando interesses escusos de ambas as partes...
Acho que os americanos não são manipuláveis. Se esse acordo for assinado eles irão fiscalizar onde e como a grana estará sendo usada. Claro que atendendo aos interesses dos EUA, mas sem colaborar com a destruição da floresta.
Acho muito improvável que o governo Biden vá enviar dinheiro ao Brasil sem nenhuma comprovação de ações e consequentes resultados. Seria muito infantil da parte deles, considerando que estariam fazendo isto em benefício próprio e não para salvar vidas brasileiras.
Os legitimos donos da terras e quem deve defender suas terras até o presente momento não tenho nenhum conhecimento de que alguem mostrou o caminho para os povos nativos defender seus interesses mas não ficar esperando as autoridades de brasilia defende-los tomar milhares de alqueres de terras dos indios e entrega-las para grileiros para depois fazer enormes fazendas e pagar salario minimo para o trabalhador .não é com arquinho e flecha que eles vão botar ordem na bagunça
Considero inaceitável que estejam havendo conversas sobre preservação ambiental, preservação da Amazônia entre o governo Biden e o governo Bolsonaro sem a participação da sociedade civil brasileira. As entidades da sociedade civil brasileira devem participar dessas conversas para monitorar possível acordo sobre meio ambiente entre EUA-Brasil, pois são essas entidades que verdadeiramente defendem o meio ambiente brasileiro, a Amazônia e os povos tradicionais.
A boiada não pode passar de maneira alguma e muito dinheiro na mão desses covardes. Que só pensam em seus proprios umbigos , a começar pelo ministro do MMA e um desmatador voraz sem carater jinto com seu grande chefe . O governo Americano tem que fiscalizar bem de perto essa doação ao Brasil se não vai tudo para outras finalidades que já sabemos .
Cintrol internacional da utilizaçao do dinheiro
Infelizmente nosso país mesmo não está nem aí para sua fauna e flora. Riquezas e cultura não fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, nosso idh é alto , 0,539 de desigualdade social, algo totalmente errado, numa terra fértil como a nossa é abundância, em vários recursos naturais, mas nunca apareceu alguém que fizesse sua função com relação a educação e responsabilidade social que nunca foi ensinado nas escolas, todo acordo com o foco na mãe natureza deve ser visto com bons olhos, visto que não roubem todo o recurso enviado.
FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE NOSSO BRASIL SE COMPORTA ASSIM DIANTE DE UMA COISA TÃO IMPORTANQUE QUE É AS NOSSAS MATAS,NOSSOS RIOS,NOSSO POVO TEM QUE LUTAR PARA QUE ISSO NÃO VENHA ACONTECER DE FATO...ISSO SERÁ PÉSSIMO PARA NOSSO BRASIL...
No creo en el Acuerdo porque no tengo confianza en ninguno de los 2 firmantes. Biden, hoy Presidente del imperio, va a guardar sus intereses, lo cual no estaría mal pero, como siempre, es para dominar y explotar a los países donde piensa implementar sus políticas. Y Bolsonaro es lo peor que le pudo haber sucedido a Brasil y a la región. Es un genocida y etnocida. Tal vez no se corresponda con las definiciones de estos términos pero lo es en el sentido político.