“A intervenção foi uma forma de diálogo com a população de Manaus, enfatizando que falar sobre mudanças climáticas é falar sobre vidas!”, diz post no Instagram do grupo local de Manaus.

Olá, galerinha! Espero que estejam bem. Estão curtindo festinhas juninas? Se sim, me chamem. Se não, vamos procurar juntes 😂

Começaremos esse girão de hoje, com uma intervenção artística MA-RA-VI-LHO-SA! Realizada pelo grupo de voluntários e voluntárias de Manaus, no dia 12 de junho, para chamar a atenção às mudanças climáticas. Clica aqui, para ver o vídeo no instagram!

Preparativos da ação:

Vocês lembram que tivemos o Dia do Meio Ambiente, dia 05 né? Pois então, bem pertinho, no dia 08 de junho tivemos o Dia Mundial dos Oceanos! 🌊

Vamos ver o que os voluntas fizeram para essa data?

Belém, selecionou alguns documentários para denunciar as graves consequências do plástico, pesca predatória e resíduos tóxicos nos oceanos:

Bertioga – Para os amantes de praia, assim como eu, conseguem imaginar que em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos?

Belo Horizonte – “Plástico: útil por minutos, nocivo por décadas.”


Porto Alegre

Rio de Janeiro

João Pessoa

Zona da Mata

Isso aí, gente. Com tantos posts informativos ficou fácil de entender a importância e os problemas que enfrentamos para preservar os oceanos, né? A atitude de Cada um de nós é importante para a preservação, como por exemplo, reduzindo o uso de plástico ;D

E você sabe qual é o profissional que estuda tudo relacionado aos mares, rios e oceanos? É o oceanógrafo! O grupo de Belo Horizonte postou para lembrar o “Dia do Oceanógrafo”. Data criada para homenagear este profissional tão importante:

Belo Horizonte e Zona da Mata, comemoram a criação de um Corredor Ecológico na Serra do Curral! “A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decretou e reconheceu o Corredor Ecológico Espinhaço-Serra do Curral (CEESC), constituído pela área localizada entre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no Bairro Taquaril, e a Mineração Lagoa Seca, no Bairro Belvedere.” relatou o grupo de Zona da Mata, no instagram.

Com certeza, este Corredor Ecológico é um motivo não só para Belo Horizonte e Zona da Mata comemorarem, mas para todos nós fazermos festa! Afinal, abriga diversidade de vegetação e também, de espécies. A luta ainda não acabou, a mineração ainda ameaça 526 espécies na Serra do Curral:


 O grupo do Leste Paulista e o grupo de Campinas, que está em formação, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05), realizaram um ponto verde com coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Amazônia de Pé” e Marco temporal, bilhetes para a Amazônia e as crianças, colorindo os animais da floresta! Essas fotos deixam o coração quentinho 😍


João Pessoa, também aproveitou essa data especial para realizar a distribuição de mudas, efetuar um mutirão de limpeza e produzir atividades educativas ambientais.❤️

Denúncias que não podemos deixar de lado, entre elas:

O grupo de Goiânia te convida a entender melhor as consequências do uso de agrotóxicos. A quantidade de veneno vem aumentando nos últimos anos no campo e no prato dos brasileiros. Para saber mais sobre o assunto, vem ouvir o podcast “O Veneno Mora ao Lado” no Spotify.

O grupo de João Pessoa denuncia a destruição de uma orla na Ponta de Campina, em uma área de APP (Área de Preservação Permanente). Os tratores devastaram o local protegido por lei federal. Ajude a pressionar a Prefeitura de Cabedelo, comentando no post de João Pessoa e marcando @prefeituradecabedelo.

Diversos grupos locais têm se mobilizado para saber: “Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?”. Entre eles, o grupo de Manaus e Belém. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na região do Vale do Javari (AM), desde o dia 05 de junho. Continuaremos acompanhando o caso e cobrando respostas!

Por fim, como foi sua segunda-feira? Conseguiu cumprir a “segunda sem carne?”. Se não, fica em paz que os voluntas de Salvador e Belo Horizonte trouxeram para nós inspirações de receitas deliciosas e fáceis de fazer:

Salvador, nos ensinou a fazer uma receita de dar água na boca! Batida de banana com pasta de amendoim 😋

Quem não gosta de um biscoito de polvilho? Todo mundo ama! Então corre pro instagram de Belo Horizonte, para você aprender a fazer essa maravilha ❤️

Ficamos por aqui com mais um ✨Girão✨. Continuaremos acompanhando e atualizando os grupos. Só, você muda. Juntos, a gente transforma 🌎