Acampamento Terra Livre
Desde 2004, o movimento indígena realiza o Acampamento Terra Livre (ATL), o maior evento indígena do Brasil. Ele ocorre todos os anos em abril e, em 2022, reuniu 7 mil participantes, de 200 etnias, se tornando o maior acampamento indígena do mundo. Conheça a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entidade que organiza o evento.


200
povos diferentes, de todas as regiões do Brasil, participaram da edição 2022 do ATL
Fonte: Apib

7 mil
indígenas participaram da edição mais recente do evento, o maior acampamento indígena do mundo.
Fonte: Apib

18
edições do ATL já foram realizadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
Fonte: Apib

O Acampamento Terra Livre é resistência!
O maior acampamento indígena do mundo é o espaço onde, anualmente, centenas de povos indígenas se manifestam contra a violação de seus direitos pelo Estado brasileiro. O governo Bolsonaro, o primeiro governo pós-redemocratização do Brasil abertamente anti-indígena, não demarcou nenhuma Terra Indígena. Em sua gestão, além de fragilizar os direitos dos povos originários, leis ambientais foram afrouxadas e crimes ambientais, incentivados, por meio de discursos e falta de ação. Esta é uma situação que não pode continuar!
Apoio ao grito indígena
O Greenpeace é hoje um dos maiores apoiadores do ATL. Desde 2013, estamos diretamente envolvidos na realização e estruturação do acampamento, além de atuarmos na concepção de movimentos e atos de rua. Participamos também da cobertura colaborativa do evento, produzindo textos, vídeos e fotos que reforçam a luta dos indígenas de nosso país.


Quais são as demandas da Apib e do ATL?
As principais demandas do movimento indígena no Brasil hoje são: a demarcação dos territórios indígenas – hoje, mais de 800 terras aguardam providências do governo federal para serem homologadas; a expulsão de criminosos ambientais dos territórios, como garimpeiros, madeireiros e grileiros; e a estruturação e fortalecimento da saúde e da educação indígenas.
Como ajudar

Apoie a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
Fortaleça o movimento dos povos originários em defesa de seus direitos constitucionais.
Últimas notícias
-
Genocídio indígena: garimpo ilegal está matando crianças Yanomami e não é de hoje…
Nos últimos quatro anos, a expansão do garimpo ilegal na Amazônia provocou centenas de mortes na maior Terra Indígena do país
-
Pelo direitos dos povos indígenas, Todos os Olhos na Amazônia!
Relembre ações do projeto que defendeu os costumes e territórios dos povos da floresta
-
Em defesa da floresta, Todos os Olhos na Amazônia!
Projeto chega ao fim reforçando a importância da luta dos povos originários e comunidades tradicionais
-
Sobrevoo revela estrada clandestina a serviço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
Um sobrevoo realizado na semana passada, revelou uma estrada clandestina dentro da Terra Indígena (TI) Yanomami conectando vários pontos de atividade de garimpo ilegal naquele território, no entorno do alto rio Catrimani.

Posicione-se contra o Marco Temporal!
Mostre ao Supremo Tribunal Federal (STF) que você não concorda com a tese do Marco Temporal e entende que ela ataca os direitos indígenas!