Acampamento Terra Livre
Desde 2004, o movimento indígena realiza o Acampamento Terra Livre (ATL), o maior evento indígena do Brasil. Ele ocorre todos os anos em abril e, em 2022, reuniu 7 mil participantes, de 200 etnias, se tornando o maior acampamento indígena do mundo. Conheça a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entidade que organiza o evento.


200
povos diferentes, de todas as regiões do Brasil, participaram da edição 2022 do ATL
Fonte: Apib

7 mil
indígenas participaram da edição mais recente do evento, o maior acampamento indígena do mundo.
Fonte: Apib

18
edições do ATL já foram realizadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
Fonte: Apib

O Acampamento Terra Livre é resistência!
O maior acampamento indígena do mundo é o espaço onde, anualmente, centenas de povos indígenas se manifestam contra a violação de seus direitos pelo Estado brasileiro. O governo Bolsonaro, o primeiro governo pós-redemocratização do Brasil abertamente anti-indígena, não demarcou nenhuma Terra Indígena. Em sua gestão, além de fragilizar os direitos dos povos originários, leis ambientais foram afrouxadas e crimes ambientais, incentivados, por meio de discursos e falta de ação. Esta é uma situação que não pode continuar!
Apoio ao grito indígena
O Greenpeace é hoje um dos maiores apoiadores do ATL. Desde 2013, estamos diretamente envolvidos na realização e estruturação do acampamento, além de atuarmos na concepção de movimentos e atos de rua. Participamos também da cobertura colaborativa do evento, produzindo textos, vídeos e fotos que reforçam a luta dos indígenas de nosso país.


Quais são as demandas da Apib e do ATL?
As principais demandas do movimento indígena no Brasil hoje são: a demarcação dos territórios indígenas – hoje, mais de 800 terras aguardam providências do governo federal para serem homologadas; a expulsão de criminosos ambientais dos territórios, como garimpeiros, madeireiros e grileiros; e a estruturação e fortalecimento da saúde e da educação indígenas.
Como ajudar

Apoie a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
Fortaleça o movimento dos povos originários em defesa de seus direitos constitucionais.
Últimas notícias
-
Quantas gramas de ouro valem milhares de vidas indígenas?
Um relato de sobrevoo elas Terras Indígenas Munduruku e Kayapó, devastadas pelo garimpo ilegal na última década
-
Garimpo ilegal: quais são os impactos e prejuízos deste crime?
Conheça os principais problemas causados pelo garimpo ilegal na Amazônia
-
Davi Kopenawa: “Não existe essa conversa de que sem o garimpo o indígena morre de fome. Chega desse papo furado”
Na luta contra o garimpo ilegal, o xamã defende uma aliança inédita e histórica entre os Yanomami, os Munduruku e os Kayapó
-
Por que lutamos pelo fim do garimpo ilegal
Precisamos expulsar os garimpeiros das Terras Indígenas – além da Yanomami, territórios como Munduruku e Kayapó também sofrem com o problema

Posicione-se contra o Marco Temporal!
Mostre ao Supremo Tribunal Federal (STF) que você não concorda com a tese do Marco Temporal e entende que ela ataca os direitos indígenas!