Ouça o podcast do Greenpeace
Quer ajudar mais?
#Mobilização Ouça o Podcast As Árvores Somos Nozes

Com convidados especiais, o podcast do Greenpeace é lançado quinzenalmente e debate sobre os principais temas que envolvem as questões socioambientais no Brasil.

FAÇA A SUA PARTE ×

Neste episódio, saiba por que agora é a nossa última chance de virar o jogo e evitar um aquecimento ainda maior do planeta, com consequências mais graves

O recado dado pela ciência é claro: estamos vivendo uma última janela de oportunidades para a tomada de ação em direção a uma mudança urgente e necessária no modo de funcionar da humanidade. Segundo o último relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas,  entre 2011 e 2020, a média da temperatura global já atingiu 1.09°C acima dos níveis pré-industriais, e é inequívoca a influência humana sobre o superaquecimento do planeta.

Para falar sobre os dados do relatório, nós conversamos com Mercedes Bustamante, professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (Unb) e cientista integrante do Grupo de Estudo III do IPCC, que discute as ações de mitigação das mudanças climáticas. E falamos também com Jurema Werneck, da Anistia Internacional, que faz uma análise sobre como as populações em situação de vulnerabilidade são mais atingidas; e com Samela Sateré-Mawé, bióloga e ativista indígena, que traz a perspectiva dos povos originários sobre o tema, agentes fundamentais na luta contra o desmatamento e a crise climática.  

Neste episódio, nós usamos áudios da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Rádio Usp, TV Globo, e contamos com a narração da jornalista Rosana Villar, do Greenpeace Brasil.

 Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android

Links de referência sobre o tema: 

Créditos:

  • Apresentação: Camila Doretto, Lu Sudré, Rafael Silva e Victor Bravo;
  • Produção:  Camila Doretto, Lu Sudré, Rafael Silva e Victor Bravo;
  • Roteiro: Camila Doretto, Lu Sudré, Rafael Silva e Victor Bravo;
  • Entrevistados: Jurema Werneck, Mercedes Bustamante e Samela Sateré-Mawé;
  • Sound Design: Compasso Coolab;
  • Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
  • Edição: Pedro Moura.

As conquistas dos últimos 50 anos só foram possíveis porque, desde o início, tivemos pessoas de todas as partes do mundo ao nosso lado; ativistas, voluntários, doadores e apoiadores fazem parte dessa história. Você também pode fortalecer essa luta e futuras conquistas. Faça parte desse grupo de pessoas que vivem por um mundo melhor,  por um planeta mais verde e justo. Junte-se a nós e seja um doador do Greenpeace!