Neste episódio, repercutimos a taxa de desmatamento recorde do último período, resultado da política antiambiental do governo federal
Entre agosto de 2020 e julho deste ano, o Brasil registrou a maior taxa de desmatamento desde 2006. Somente na Amazônia, segundo dados do Projeto de Monitoramento de Desmatamento da Amazônia (Prodes), divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento atingiu 13.235 km² – um aumento de 21,97% em relação ao ano anterior.
Para entender melhor as decisões e retrocessos que nos trouxeram até este cenário, entrevistamos a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que ocupou o cargo entre 2010 e 2016, e a porta-voz da campanha para Amazônia do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti.
Neste episódio, também abordamos as falsas promessas apresentadas pelo Brasil na COP26 e falamos sobre a Semana Chico Mendes com a participação de Angela Mendes, filha do ambientalista e coordenadora do Comitê Chico Mendes.
A temporada deste ano do As Árvores Somos Nozes fica por aqui. Nos vemos em 2022!
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Com Bolsonaro, Amazônia tem maior Desmatamento desde 2006
- Caro presidente do Senado, você está do lado da vida ou da destruição?
- Se perdeu na boiada? As principais propostas que ameaçam a geração atual e as futuras
- Comitê Chico Mendes | Semana Chico Mendes
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Rafael Silva;
- Produção: Henrique Beirangê;
- Roteiro: Camila Doretto e Henrique Beirangê;
- Entrevistados: Angela Mendes, Cristiane Mazzetti e Izabella Teixeira;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Pedro Moura.
Discussão
A atual política brasileira de proteção ao meio ambiente é um escárnio, sem dizer sobre as inconstitucionalidades patentes dos atos emanados do Poder Executivo. Está evidente que houve retrocesso para a década de 1970. De fato temos que repensar enquanto sociedade para que possamos construir um futuro seguro e absolutamente preocupado com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, sob pena da vida humana sucumbir. Chega de desmando ambiental!
MUITOS HUMANOS NAO SAO CAPAZES DE COMPREENDER QUE O NOSSO PLANETA NAO AGUENTA MAIS DESTRUICAO/EXPLORACAO. O DESIQUILIBRIO NO SISTEMA AMBIENTE/NATUREZA JA E TAO GRANDE QUE NAO PODEMOS ESPERAR MAIS. A CONTINUARMOS SO IREMOS CAUSAR A NOSSA PROPRIA DESTRUICAO. COM TANTO MAL QUE FIZEMOS e FAZEMOS COMO SE NAO HOUVE LIMITES: ¨DEUS ESTA MUITO TRISTE COM A HUMANIDADE¨.
O pior não é ver este governo que todos sabiam que não estavam interessados em preservar nada, muito menos a natureza. Pior é saber que tem gente com poder e influência para parar ou impedir que esta destruição acontecesse, mas resolveram se calar por medo, ganância e covardia.
O comentario da Sra Izabella Teixeira ex ministra do meio ambiente sobre a politica ambiental do governo brasileiro. Foi muito contudente e convidativo as palavras de apelo ao meio ambiente. Convidando a populacao se unir contra a politica devastadora do governo e da grilagem. Sra Izabella, teve grandes oportunidades de chamar e convocar a populacao quando exerceu o cargo de ministra! Seria um momento louvavel!!