As consequências da produção e do descarte rápido de roupas é tema do novo episódio do nosso podcast
Você tem algum tipo de preocupação em relação às roupas que você usa? Quem fez, de onde elas vêm, qual a necessidade de realmente ter mais uma peça no guarda-roupa? Neste episódio, te convidamos a refletir sobre isso e a entender melhor quais são os impactos socioambientais da produção rápida, massiva e descartável de roupas.
E são muitos, viu? Segundo o Painel das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, por exemplo, a indústria da moda é responsável por entre 2 e 8% das emissões globais de carbono, com grande impacto sobre o clima do planeta.
Para essa conversa, entrevistamos Fernanda Simon, diretora do Instituto Fashion Revolution Brasil e Weena Tikuna, artista indígena do Amazonas e criadora da marca We’e’ena Tikuna Arte Indígena, que trabalha exclusivamente com tecido de algodão orgânico e fibras vegetais.
No segundo bloco, contamos ainda com uma atualização de como as pautas ambientais andaram no Congresso e no Supremo Tribunal Federal no primeiro semestre. O As Árvores Somos Nozes volta para a segunda temporada de 2022 em agosto.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência:
- Índice de Transparência da Moda Brasil
- Fashion Revolution Brasil
- We’e’ena Tikuna Arte Indígena
- Moda e emissões de CO2 (ONU)
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Rafael Silva;
- Produção e roteiro: Lu Sudré;
- Entrevistadas: Fernanda Simon, Luiza Lima e Weena Tikuna;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Mandril Audio.
Bônus:
Confira trechos inéditos da entrevista com Weena Tikuna.