
Queimadas no Brasil
As queimadas que atingem a Amazônia, Cerrado e Pantanal e enchem o céu do país de fumaça são causadas pela ação humana, para renovação de pasto ou para o avanço do desmatamento. A impunidade e o dinheiro que segue fluindo para os setores que desmatam contribuem para que este problema continue.

2,5 milhões
de hectares de vegetação nativa do Pantanal foram queimados de 1ª de janeiro a 31 de agosto de 2024
Fonte: LASA/UFRJ

63.189 focos de fogo
foram registrados na Amazônia, de 1 de janeiro a 31 de agosto de 2024.
Fonte: INPE

90%
das áreas desmatadas na Amazônia de 1985 a 2023 foram ocupadas pela agropecuária.
Fonte: MapBiomas

Qual o motivo das queimadas na Amazônia?
Na Amazônia, os incêndios não são naturais. As florestas tropicais intactas normalmente não queimam, pois são muito úmidas. As queimadas na Amazônia são quase sempre causadas pelo ser humano, por atos como o garimpo ilegal, nas diferentes etapas do desmatamento, seja para limpar a terra da vegetação depois que grandes árvores foram derrubadas ou para enfraquecer a floresta.
O que o Greenpeace está fazendo?
Com o apoio de nossos doadores, todos os anos realizamos sobrevoos de monitoramento e validação de dados na região amazônica. Esse trabalho ajuda a documentar as queimadas e os impactos da destruição da Amazônia. Juntamente com isso, realizamos investigações, denúncias e ações não violentas pela proteção da floresta.

Como você pode ajudar

Ajude a proteger o meio ambiente
Conheça o trabalho do Greenpeace Brasil para proteção do meio ambiente.

Amazônia livre do garimpo
É urgente esvaziar os garimpos que estão em terras indígenas de toda a Amazônia!
Últimas notícias
-
Dia Internacional dos Povos Indígenas: a resposta que vem da floresta
No dia 9 de agosto, celebramos o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data proclamada pela ONU em 1994 para reconhecer e valorizar direitos
-
Vetos presidenciais freiam desmonte do licenciamento ambiental
Lula vetou 63 dispositivos do PL da Devastação e, agora, projeto volta para análise do Congresso
-
Marcha das Mulheres Indígenas: na linha de frente pela terra e pela vida
Evento reuniu mais de 5 mil mulheres em Brasília, mostrando a força das mulheres indígenas no Brasil e no mundo
-
Greenpeace flagra mais de 500 balsas de garimpo em sobrevoo no Rio Madeira
Com sobrevoo e inteligência via satélite, organização revela a presença de 542 balsas atuando ilegalmente no rio