Olá, voluntários e voluntárias desse Brasilzão. Aqui quem fala, é ela, a Pfi… Opa! Essa já foi!

Aqui quem fala são os corações por trás de cada um de nós do time de Comunidades. 

Estamos aqui nos 45 minutos do segundo tempo desse ano para agradecer a cada um de vocês por terem, acima de tudo, resistido – aos obstáculos, aos PL ‘s, às notícias desanimadoras, ao cansaço do mundo online… vocês conseguiram. Com a fé e a coragem, de peito aberto e mãos dadas, vocês se uniram e gritaram ao mundo e aos retrocessos ambientais: “NÃO! Não vai ser dessa vez que vocês vão nos parar”. E foi belíssimo demais para nós, do lado de cá, ver todo esse processo e auxiliá-los como possível. 

Os desafios que enfrentamos em 2021 foram bem maiores do que o número de meses, e um bom exemplo foram as atuações de vocês na área de políticas públicas. Foi guerra atrás de guerra no Congresso, muito nervosismo e luta árdua para derrubar os projetos ecocidas um a um, com tuitaços, mobilizações nas redes sociais, vídeos de denúncia (e tudo isso sendo convocado de última hora, porque o parquinho pega fogo do nada e vocês sabem bem). Brincadeiras à parte, graças à prontidão de vocês e a vontade ensurdecedora de mudar o mundo, conseguimos barrar a votação de algumas pautas. Já que é pra tombar, TOMBAMOS! 

E cá entre nós, essa foi uma ótima palhinha para o que iremos viver em 2022, com eleições e muitas outras batalhas na área ambiental. Precisamos estar prontes pra tudo se quisermos garantir o futuro do meio ambiente. Vamos com força total, beleza?

Mas enquanto ainda estamos em 2021, bora falar de coisa boa! Vocês fizeram mais de 100 receitas da Segunda Sem Carne, quase 200 posts de mobilizações, deram 50 dicas incríveis e pasmem: 350 conteúdos que reúnem desde curiosidades até datas especiais. Tudo isso, fora as várias reuniões, lives, denúncias… vocês deram uma AULA de engajamento para nós e para as pessoas de fora. Realmente disseminaram por aí o nosso propósito de vida. Obrigada demais <3

E já que estamos falando de vitórias, recentemente o grupo de Belo Horizonte, somado a outros grupos e parceiros locais, conseguiu barrar a construção de uma nova cervejaria da Heineken na cidade de Pedro Leopoldo (MG). A construção iria destruir o sítio arqueológico presente no local, então foi uma super conquista para o meio ambiente!

Em Porto Alegre, depois de mais de 3 anos na batalha, o grupo teve sucesso na preservação do Arroio Espírito Santo e Zona Sul. São 13 hectares de floresta nativa salvos! E quer saber? Toda essa mobilização surgiu de uma petição do Bugio, que também foi uma ferramenta essencial em 2021. 

Enfim, depois de tantas emoções, olhar pra trás e ver tudo o que nós fizemos juntos é super gratificante – e motivo de muito orgulho. 

Para seguirmos firmes, fortes e saudáveis em 2022, agora é hora de descansar e recompor as energias. É o momento de respirar fundo, tirar os sapatos e abrir as asas. Se deixem voar. Se permitam, não só neste fim de ano como nos próximos ciclos, dançar, sorrir, abraçar, chorar, viver, amar. Se permitam.

Mas antes de partirem para o descanso, convido todes a irem lá no Conexão Verde e me contarem o que vocês vão fazer nessas férias. Viagem? Soneca? Netflix? Quais serão as cenas dos próximos capítulos? Quero saber! 

Abraços virtuais, vejo vocês daqui a pouco, em 2022. Fui!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!