Grupos locais investiram tempo em mobilizações online, somando forças para proteger os diversos biomas brasileiros

Enquanto nos aproximamos do final de 2023, é empolgante para mim compartilhar o grande esforço dos ativistas, que se dedicaram a causas cruciais para a preservação do nosso planeta. Vamos explorar as iniciativas que marcaram as últimas semanas de novembro e a primeira de dezembro, destacando o impacto positivo desses voluntários em suas comunidades e além.

O grupo de Belém realizou uma ação nas ruas para conscientizar a população sobre as causas ambientais, coletando assinaturas contra a exploração de petróleo na Amazônia. Houve também intervenções artísticas, com voluntários e o artista @renato_artes_grafites, em colaboração com a comunidade e o CEDENPA (Centro de Estudo e Defesa do Negro), pintando bueiros e muros em apoio à preservação da Amazônia.

Fotografia de voluntária, vestindo coleto do Greenpeace, ao realizar intervenção artística em bueiro. Na arte, está escrito: o rio começa aqui. Na imagem, existe um ícone de play que leva para o vídeo no Instagram.
© Grupo de voluntários de Belém

Nos dias 24 e 25 de novembro, o time de Belo Horizonte participou da 1ª Virada Climática da cidade, realizada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O evento foi inteiramente organizado pela sociedade civil, por diversos coletivos e indivíduos. Durante a virada, os ativistas abordaram a problemática da crise climática e seu efeito na produção alimentar, inspirados no documentário “Antes do Prato”, por meio de um Ponto Verde.

Voluntários realizam atividades de conscientização em uma rua movimentada. Uma tenda colorida com varal onde estão penduradas camisetas recém pintadas, enquanto uma pessoa voluntária realiza oficina de produção de camisetas.
© Movimento Eu Amo Minha Quebrada

Voluntários e voluntárias do Greenpeace em São Paulo se reuniram para discutir a COP28 sediada em Dubai, onde ativistas e organizações buscam ações contra as mudanças climáticas, com foco em populações vulneráveis. A reunião foi marcada por intensas trocas de estratégias e esperanças, destacando o compromisso do grupo em ser uma voz para um futuro sustentável.

Seis voluntários posam de maneira engajada para uma foto, cada um segurando um megafone, prontos para amplificar suas vozes em prol da conscientização. Seus rostos expressam determinação e comprometimento. Dois banners destacam-se no cenário: um com a mensagem impactante "Brasil Manchado de Óleo", enfatizando a preocupação com derramamentos de petróleo; o segundo, em formato de placa, proclama "Pense no Clima", incentivando a reflexão sobre as questões ambientais.
© Grupo de voluntários de São Paulo

A galera de São Paulo não apenas se reuniu para discutir estratégias em nível global, mas também investiu sua preocupação e compromisso na comunidade local. Em outubro, os ativistas estiveram na EMEF Paulo Duarte, compartilhando conhecimentos sobre os impactos das hidrelétricas com alunos do 5.º ano.

Duas voluntárias entusiastas conduzem uma palestra na sala de aula sobre impactos ambientais. Com apresentações visuais simples, elas envolvem os alunos em uma discussão envolvente e educativa, promovendo conscientização sobre questões ambientais.
© Grupo de voluntários de São Paulo

Em colaboração com o Fashion Revolution, o voluntariado de Belo Horizonte ministrou uma palestra durante a 1ª Semana de Moda na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Com foco na transparência da cadeia de produção da indústria da moda e seus impactos ambientais, a apresentação buscou informar e incentivar a discussão entre os cerca de 40 alunos do curso de Design de Moda da universidade.

Quatro mulheres radiantes posam sorridentes para a foto. Destacam-se duas delas vestindo camiseta distintiva do Greenpeace e colete da organização.
© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

O grupo de Brasília participou do plantio de mudas no Parque do Riacho Fundo II, organizado pelo Instituto Arvoredo, em 15 de novembro. Durante a atividade, tiveram a oportunidade de fazer uma mini trilha até uma nascente, onde os participantes contemplaram água cristalina e uma paisagem incrível.

Uma pessoa sentada no chão de terra, usando um chapéu de palha, concentra-se atentamente na tarefa de plantar uma muda.
© Grupo de voluntários de Brasília

A turma de João Pessoa, Natal (em formação), São Luís, Salvador e Recife se mobilizou online contra o aumento alarmante de queimadas na Caatinga. Com 14.885 focos de incêndio registrados no ano pelo INPE, eles e elas levantaram a voz virtual em defesa desse ecossistema único.

Uma arte impactante, predominantemente nas cores verde clara, preto e branco, destaca uma fotografia dramática de vegetação na caatinga em chamas. A imagem transmite a urgência e a gravidade dos incêndios florestais. Sobreposta à fotografia, a mensagem "Caatinga: Bioma Esquecido Está em Chamas!" em letras contrastantes chama a atenção para a situação crítica. Abaixo, uma estatística alarmante informa que os focos de queimada na caatinga cresceram 41% em relação a 2022, enfatizando a necessidade de ação imediata para proteger esse bioma.
© Grupo de voluntários Greenpeace Brasil

Juntos, de norte a sul, do litoral ao interior, o voluntariado uniu-se em prol do planeta! Grupos de diversas regiões como Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, Belém, Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro, Zona da Mata, Porto Alegre, Manaus, Macapá, São Paulo e Vale do Itajaí, mobilizaram-se online contra a crise climática e as queimadas em Manaus.

Uma arte impactante em tons de branco, preto e verde claro exibe uma fotografia de uma pessoa voluntária segurando um cartaz branco com a mensagem em preto: "Manaus Está Sufocando". Ao fundo, uma floresta está em chamas, destacando a urgência da situação. Faixas com o apelo "SOS Amazônia" ressaltam a gravidade do problema.

No topo, a frase "O Silêncio Diante das Queimadas na Amazônia é Ensurrecedor!" em letras fortes e pretas destaca a necessidade de conscientização e ação. A combinação da imagem e das mensagens busca despertar a atenção para a crise ambiental na região amazônica.
© Grupo de voluntários Greenpeace Brasil

O voluntariado do Rio de Janeiro uniu-se para doar sangue, mostrando que o compromisso com a sustentabilidade também se estende à solidariedade.

Quatro pessoas felizes seguram cartazes com a imagem da Amazônia. Ao fundo, o prédio do Hemorio, onde doaram sangue. Uma cena simples, unindo o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade na doação de sangue.
© Grupo de voluntários do Rio de Janeiro

Das ruas à internet, cada atividade ecoa como um chamado para a conscientização e ação coletiva diante dos desafios ambientais. Junte-se a nós nesta jornada clicando neste link! 🌍💚

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!