Ultimamente, com as eleições, nossos feeds estão sendo bombardeados por debates intermináveis sobre o futuro do nosso país… E eu e você, que sabemos a importância de sempre inserir a pauta ambiental nessas discussões, podemos ter a sensação de que o desafio que temos em mãos talvez seja impossível, gerando sentimentos de ansiedade, ou melhor dizendo ‘Eco-Ansiedade‘.

Cena do vídeo ''O principal'', produzido pelo Porta dos Fundos junto com Greenpeace Brasil.
Cena do vídeo ”O principal”, produzido pelo Porta dos Fundos junto com Greenpeace Brasil. © Produção Greenpeace Brasil e Porta dos Fundos

E·co·an·si·e·da·de (eco- + ansiedade):
Perturbação psicológica caracterizada pela expectativa de um perigo de origem ambiental, perante o qual o indivíduo se sente indefeso.
“Eco ansiedade”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Começamos a nos sentir ansiosos quando percebemos que se não agirmos agora pelas mudanças necessárias em defesa do futuro do nosso planeta, as consequências serão irreversíveis. Mas, hoje estamos aqui para te lembrar que você não está sozinho/a nessa luta e que, para cuidar do planeta, você precisa cuidar de você também. Por isso, para você manter a esperança e a energia para continuar agindo, separamos algumas dicas:

1. Escute o que especialistas estão falando:

No episódio 62 do nosso podcast As Árvores Somos Nozes falamos sobre este Eco-ansiedade: o que é e como lidar.  Entrevistamos o psicólogo Marco Aurélio Bilibio, doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e pioneiro na introdução da Ecopsicologia no Brasil, e Jahzara Ona, jovem secundarista e ativista ambiental, que, assim como nossas voluntárias, nos mostram a potência do ativismo diante da eco-ansiedade.

2. Assista filmes e livros para reviver a esperança:

Bibliotecas virtuais gratuitas:
📚 EcoFuturo: http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual
📚 Biblion: https://www.biblion.org.br

Onde assistir filmes gratuitamente:
🎞️ Pluto TV: https://pluto.tv
🎞️ Canal do youtube Net Movies: https://www.youtube.com/c/netmovies/videos

3. Faça playlists para aquecer o coração e te dar energia para lutar por um mundo melhor:

Cena do videoclipe ''As it was'', Harry Styles.
Cena do videoclipe ”As it was”, Harry Styles.

Qual música te deixa animado para agir?
Alguém aqui gosta de Harry Styles? As músicas dele me dão energia para continuar, e para você? Vamos montar uma playlist colaborativa 🌎

4. Faça uma pausa:

Encontre uma atividade que restaure sua sensação de calma e permita que você encontre seu centro novamente, isso o levará a ser mais eficaz quando estiver pronto para voltar. Não estamos no nosso melhor quando estamos esgotados e dispersos, melhor fazer pausas, descansar e realinhar 🧘‍♀️

5. Prepare-se para encontrar o bem com mais frequência:

Estar exposto a desastres globais e notícias negativas todos os dias pode nos deixar com a sensação de que há mais problemas do que soluções. Mas as soluções e as pessoas que trabalham nelas estão por todos os lugares! Comece a procurar os grupos e projetos que o inspiram e acompanhe o trabalho deles, toda sexta postamos as ações que nossos voluntários fizeram ao redor do Brasil durante a última semana:

Participação do grupo de voluntários de Recife na Mostra de Experiência em Educação Ambiental, falando sobre a importância das práticas ativas visando a preservação ambiental e os impactos das mudanças climáticas.
Participação do grupo de voluntários de Recife na Mostra de Experiência em Educação Ambiental, falando sobre a importância das práticas ativas visando a preservação ambiental e os impactos das mudanças climáticas. © Agamenon / Grupo de voluntários Greenpeace Recife

E, certifique-se de anotar as vitórias que inspiram, você poderá mudar o dia de uma pessoa contando uma boa notícia!

6. Conecte-se com outros ativistas:

Saber que não estamos sozinhos para lidar com algo que parece tão grande e ver outras pessoas se unindo pode ser extremamente empoderador. Somos mais fortes quando estamos juntos 💚.  E, seja qual for a sua mensagem, ela será amplificada muito mais vezes quanto mais pessoas estiverem gritando juntas.

Conheça os nossos grupos de discussão do Conexão Verde. Lá você conhece ativistas de várias partes do Brasil, pede dicas, participa de debates, inicia grupos, eventos e acessa conteúdos exclusivos sobre várias temáticas ligadas ao meio ambiente.

Se você ou alguém que você conhece está passando por uma crise de saúde mental, você pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida e conversar com um voluntário do CVV, ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!