Com mobilizações nas ruas, escolas e nas redes sociais, ativistas de diversas regiões ensinaram às pessoas como adotar práticas conscientes, promover a reciclagem, lutar pelos direitos ambientais e valorizar a biodiversidade
Oi, pessoal! Venham saber de todas as novidades e ações incríveis dos grupos locais. Os voluntários e voluntárias fazem a diferença e lutam pelo meio ambiente em diversas frentes. Desde eventos e mobilizações até campanhas locais, estando sempre prontos para agir em prol de um futuro mais verde e sustentável:
No último domingo (21), o grupo de Porto Alegre fez um Ponto Verde na Praça Júlio Mesquita, também conhecida como Praça do Aeromóvel. Os ativistas bateram um papo com a galera sobre o impacto dos resíduos e seu descarte incorreto. O grupo mostrou como o lixo afeta os animais e contamina os solos, rios, lagos e oceanos. Foi uma verdadeira aula de consciência ambiental e de como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença:
No último sábado (20), os voluntários e voluntárias dos grupos de São Paulo e Leste Paulista participaram do Dia das Boas Ações, um movimento social e de voluntariado que é simplesmente gigante, presente em mais de 90 países! O objetivo era despertar e mobilizar pessoas para causas sociais e dar visibilidade ao trabalho realizado pelas organizações da sociedade civil. Os voluntários e voluntárias arrasaram! Eles e elas coletaram assinaturas para a petição “Amazônia Livre de Garimpo”, criaram um jogo de tabuleiro humano super divertido com perguntas sobre a campanha e convidaram todos a fazerem parte do voluntariado do Greenpeace:
Na última quinta-feira do mês de abril (27/04), o grupo de Recife esteve presente no primeiro encontro da Semana da Caatinga, ocorrido na UFPB em João Pessoa. O evento teve como objetivo debater e discutir a importância desse bioma para a região.
Os grupos de Fortaleza e Campina Grande, ainda em formação, mobilizaram-se em defesa da Lei Zé Maria do Tomé, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos. O julgamento da ação que busca derrubar essa lei estadual ocorreu no STF (Supremo Tribunal Federal). Vamos unir forças para defender a saúde e o meio ambiente!
O grupo de João Pessoa está engajado na defesa das áreas verdes da região. A cidade, que já foi reconhecida como uma das mais arborizadas do mundo, está sofrendo com o desmatamento de suas florestas. Nossos voluntários e voluntárias estão questionando a atuação dos órgãos responsáveis para impedir a destruição e estão lutando por um desenvolvimento sustentável que valorize e preserve a arborização. Se você quer se juntar ao grupo, é só acessar a página do Instagram e mostrar seu apoio!
O grupo de Porto Alegre organizou uma palestra online sobre a crise climática, direcionada aos alunos da sétima série da EMEF Otto Becker, situada em Cristal (RS). A palestra teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre os desafios e impactos da crise climática em nosso planeta:
Dia Mundial da Reciclagem
Os grupos de Bertioga e Macapá comemoraram o Dia Mundial da Reciclagem destacando a importância dessa data para refletir sobre nossas ações e renovar nosso compromisso com o planeta. A reciclagem desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, pois ao reciclar, reduzimos a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários e oceanos, além de diminuir a demanda por novos materiais, o que resulta na redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à produção desses recursos. Vamos continuar incentivando todos e todas a fazerem a reciclagem acontecer diariamente!
Dia da Biodiversidade
Os grupos de João Pessoa, Recife e São Luís celebraram o Dia da Biodiversidade, ressaltando a importância dessa diversidade de vida em nosso ecossistema. No entanto, enfrentamos desafios urgentes na preservação dessa riqueza natural. A perda de habitats, a poluição e as mudanças climáticas ameaçam a biodiversidade que sustenta todas as formas de vida. É hora de agir! Podemos fazer a diferença ao adotar práticas conscientes, como reduzir o consumo de plástico, apoiar a conservação de áreas naturais e promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade.
E aí, pessoal, quanta inspiração os grupos locais nos trazem, não é mesmo? Que tal se juntar a essa galera engajada? Afinal, o futuro do planeta está em nossas mãos! Então, entrem agora no Conexão Verde e participe de uma ação de voluntariado com a gente. 🤗
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!