Confira nosso banco de tweets e participe da pressão nas redes sociais para que governadores decretem #EmergênciaClimática 

O Brasil tem sido gravemente afetado pelos eventos extremos, cada vez mais frequentes, como as chuvas e secas intensas que atingem alguns estados brasileiros desde o ano passado, com consequências que continuam impactando a vida das pessoas e a biodiversidade em 2022.

Apesar dos danos recaírem sobre toda a vida no planeta, neste momento quem mais sofre com as grandes catástrofes são as populações de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade por condições precárias de moradia e de acesso a direitos fundamentais.

Chega de descaso político com a crise climática! Ainda que a responsabilização das três esferas públicas seja urgente e necessária, as medidas de adaptação aos eventos extremos precisam ser pensadas de acordo com a dinâmica da realidade de cada território. Por isso fazemos um chamado aos governadores para que decretem emergência climática e executem planos de adaptação.

As redes sociais hoje são uma importante ferramenta de pressão do poder público! Além de assinar nosso abaixo-assinado, faça uma postagem, marque o governador de sua escolha, use a #DecreteEmergênciaClimática e ajude a engrossar esse caldo!

Em um primeiro momento do nosso abaixo-assinado, estamos focando nos dez estados mais afetados por eventos extremos no último período. São eles: Bahia, Minas Gerais, Pará, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro, Tocantins, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Confira algumas opções de tweets:

• A #EmergênciaClimática já é realidade e impacta principalmente as populações em situação de vulnerabilidade, @(governadorquevocêquerpressionar)! Planos de adaptação climática são urgentes e precisam sair do papel. #DecreteEmergênciaClimática

• Onde estão os planos de adaptação climática que diminuam os impactos dos #EventosExtremos, @(governadorquevocêquerpressionar) #DecreteEmergênciaClimática

@(governadorquevocêquerpressionar) qual o orçamento destinado para perdas e danos daqueles que mais sofrem com as fortes chuvas? #DecreteEmergênciaClimática

• Decretar #EmergênciaClimática é salvar vidas. @(governadorquevocêquerpressionar) não permita que tragédias continuem a se repetir!

@(governadorquevocêquerpressionar) Não há nada de “normal” no que estamos vivendo! #DecreteEmergênciaClimática e possibilite uma resposta efetiva do nosso estado à crise do clima.

• Todos os anos a população lida com os estragos das fortes chuvas. @(governadorquevocêquerpressionar) evite que tragédias se repitam em nosso estado e #DecreteEmergênciaClimática!

• Precisamos de audiências públicas com quem sente na pele as consequências dos #EventosExtremos. @(governadorquevocêquerpressionar) #DecreteEmergênciaClimática e dialogue com a população!

Alguns poucos estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Goiás, já apresentaram planos de adaptação às mudanças climáticas, mas que, conforme escancara a realidade, estão apenas no papel. Vem com a gente e nos ajude a cobrá-los por ações efetivas!

• De nada adianta planos que não são efetivados na prática! @(governadorquevocêquerpressionar) A hora de agir é agora! #DecreteEmergênciaClimática

@(governadorquevocêquerpressionar) onde está o orçamento destinado para perdas e danos daqueles que mais sofrem com as fortes chuvas? #DecreteEmergênciaClimática

Perfis oficiais dos governadores

BAHIA
Governador: Rui Costa
Twitter: @costa_rui
Instagram: @ruicostaoficial

MINAS GERAIS
Governador: Romeu Zema
Twitter: @romeuzema
Instagram: @romeuzemaoficial

GOIÁS
Governador: Ronaldo Caiado
Twitter: @ronaldocaiado
Instagram: @ronaldocaiado

MARANHÃO
Governador: Flávio Dino
Twitter: @FlavioDino
Instagram: @flaviodino

PARÁ
Governador: Helder Barbalho
Twitter: @helderbarbalho
Instagram: @helderbarbalho

RIO DE JANEIRO
Governador: Cláudio Castro
Twitter: @claudiocastrorj
Instagram: @claudiocastroRJ

TOCANTINS
Governador: Wanderlei Barbosa
Twitter: @wanderleiTO
Instagram: @wanderlei__barbosa

PIAUÍ
Governador: Wellington Dias
Twitter: @wdiaspi
Instagram: @wellingtondiasoficial

SÃO PAULO
Governador: João Doria
Twitter: @jdoriajr
Instagram: @jdoriajr

RIO GRANDE DO SUL
Governador: Eduardo Leite
Twitter: @EduardoLeite_
Instagram: @eduardoleite45

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!