Enfraquecimento da fiscalização e mensagem do governo para avançar sobre a Amazônia são os maiores motores do desmatamento
A Covid-19 está sendo a oportunidade perfeita para que o governo Bolsonaro aperte o acelerador em seu plano de destruição do meio ambiente. Enquanto a população brasileira se mantém atenta à pandemia, o governo, ao invés de intensificar o controle e a fiscalização ambiental, enfraquece políticas e demite funcionários empenhados na proteção da floresta e seus povos.
Dois dias depois de uma reportagem no Fantástico (TV Globo) noticiar uma importante operação do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) contra o garimpo ilegal em terras indígenas, o diretor do órgão, Olivaldi Borges Azevedo, foi exonerado. A operação aconteceu em um momento em que os povos indígenas estão duplamente ameaçados de contaminação: pelo mercúrio usado para extrair minério e pelo coronavírus, levado por garimpeiros que invadem os territórios.
“O governo Bolsonaro precisa urgentemente aumentar a fiscalização contra o desmatamento ilegal, fazer uma força-tarefa para retirar garimpeiros, madeireiros e invasores de territórios indígenas, ampliando a proteção a estes povos e à floresta”, alerta Luiza Lima, da campanha de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.
No entanto, Bolsonaro e seus ministros estão fazendo o oposto ao que deveriam. O Ministério do Meio Ambiente reduziu ações de fiscalização do desmatamento durante a pandemia, flexibilizou regras de controle ambiental e está demitindo seus analistas. Além de Olivaldi Borges Azevedo, um servidor do Ibama foi dispensado recentemente porque se opôs à decisão do ministro Ricardo Salles de liberar madeira nativa sem autorização – prática que favorece a extração de madeira ilegal.
Já o Ministério da Justiça, sob o comando de Sérgio Moro, que deveria estar coordenando a retirada de não-indígenas dos territórios imediatamente e garantindo sua proteção, tem sido criticado por ex-presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) por sua passividade.
O Conselho da Amazônia, anunciado pelo governo federal como a grande solução para o aumento do desmatamento, problema causado por ele mesmo no ano passado, segue sem qualquer tipo de orçamento, meta, atividade ou função.
Desmatamento na Amazônia aumenta
Ao longo de 2019, denunciamos o desmonte das políticas e órgãos ambientais proporcionado pelo governo Bolsonaro, dia após dia. Cortes no orçamento, redução da autonomia dos órgãos de controle e proteção ambiental e inúmeros decretos e discursos que deram aos criminosos sinal verde para atuar resultaram no aumento de 30% no desmatamento, medido pelo sistema Prodes em 2019.
Dados do Deter, sistema que fornece alertas de onde o desmatamento está ocorrendo em tempo real, também têm indicado aumentos expressivos. Entre agosto de 2019 e março de 2020, foram identificados 5.260km² com alertas de desmatamento, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período entre 2018 e 2019 (98% de crescimento).
“No Brasil com Bolsonaro, garimpeiros, grileiros e madeireiros se sentem cada dia mais encorajados a avançarem em suas práticas ilegais, a partir de declarações irresponsáveis e falta de ação efetiva no combate ao crime organizado”, diz Luiza Lima. “Mas, quando se trata de governabilidade, a ausência de ação É uma ação. E, em tempos de pandemia, o custo desta ação é a perda de ainda mais vidas”.
Seguiremos na luta em defesa de um Brasil que coloca a vida, a floresta e seus povos em primeiro lugar.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Esse presidente louco precisa de sair.
Cadê a polícia Federal isso é um crime não tem como aceitar uma coisa dessa quantas pesquisas vão ser destruídas os animais . Não tem como frear isso
FOTO ANTIGA DE 2019!!! Eh falsa essa matéria #VERGONHA
C
FOTO ANTIGA DE 2019!!! #VERGONHA
É De LLament
FOTO ANTIGA DE 2019!!! #VERGONHA
É De Lamentar Este Flagelo Que Esses Assassinos Estão a Fazer Ao Planeta.Que Deus Faça Justiça a Esses Diabos Querem Matar a Amazônia Suicidem-se a Eles Próprios!C💔 👊👎👇😠😩😱😭😫😔😓👹👽👅👾👺😲
Preserve los recursos naturales
STOP Amazônia destruction.
Stop the deforestation !
Mentir é feio se jogar essa imagem no google imagem e pesquisar ... essa foto é de 20-11-2019 publicação feita as 15:45 .....Agora me diz pra que fazem isso em meio ao caos ? achei que vcs praticava o bem e ajudava na proteção ..................
A foto é o de menos, o fato é que é terrível!
Não sei porque as, autoridades,ainda não tiraram este lixo da Presidência, o que mais precisam para eliminar este verme?
Quanto ódio no coração.Meu Deus!. Acho que estou vivendo em um mundo errado . Que uma possa pensar e falar com tanto ódio sem proc urar saber da verdade!.
meu deus que artigo mais fake news!!! o povo inteiro está sofrendo com Coronavirus e vem o Greenpeace falar que o desmatamento tá aumentando? Que aproveitamento político NOJENTO cheio de mentiras e informações FALSAS. Aumento NÃO AUMENTOU 30% em 2019 como o artigo sugere. Texto totalmente manipulador sem fontes ou informações de valor. Quem lê e fica puto é carneirinho
Essa ONG ajuda o Brasil em que mesmo?
Esse é o cenário do governo Bolsonaro. Destruir o meio ambiente a qualquer preço. No ano passado, as queimadas tomaram conta da Amazônia. Esse ano o desmatamento e o garimpo ilegais tomando conta da Amazônia. É uma vergonha um governo como esse.
Precisamos achar uma forma de defender nosso pulmão coletivo Amazônia tem que ser só para os Indios. Porque eles sabem sobreviver na floresta e proteger nosso pulmão a servindo o planeta é a Humanidade.
Sei Que Tudo Isto É Já Previsto A Mais De 2000 Anos,Sei Que É Dramática A Situação,Mas É Necessário Preparar Também A Alma, Espírito Para Que Se Possa Permanecer Até O Fim.Quanto A Contribuição,Desde Sempre Quero Contribuir Com Uma Única Doação, Não Posso Fazer Compromisso Para Mensalidade.Quando Me Sentir Apta E De Um Valor Disponível Pois Penso Que Não Adianta Vestir Um Santo E Despir Outro Tenho Que Ter Para Mim Para As Necessidades Básicas.CERTO?