Que a coincidência das datas seja algo simbólico para lembrar a todos que não haverá justiça social sem um meio ambiente saudável e uma democracia forte.
Neste 15 de setembro, data em que o mundo comemora o Dia Internacional da Democracia, também celebramos o aniversário de 52 anos de fundação do Greenpeace.
O Greenpeace nasceu em 1971, depois que um grupo de ativistas, indignado com os testes nucleares feitos pelos EUA na época, navegou até uma ilha no Canadá para impedir a explosão de uma bomba atômica (veja a história abaixo). Já a Declaração Universal da Democracia viria quase 30 anos depois, em 1997.
Porém, a coincidência das datas – 15 de setembro – é algo simbólico e serve para nos lembrar que não tem como existir justiça social sem um meio ambiente saudável e uma democracia forte.
No Brasil, nos orgulhamos especialmente de termos iniciado nossas atividades em 1992, na esteira da redemocratização do país, inspirados pela Constituição Federal de 1988, a “Constituição Cidadã”, que determinou em seu artigo 225:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Por isso, além de comemorarmos o aniversário do Greenpeace, agradecemos a cada pessoa que fez e faz parte desses 52 anos de ativismo consciente e pacífico – no mundo e no Brasil.
“Sem democracia, não há espaço para a atuação da sociedade civil. E sem sociedade civil, não há pressão popular para que cada país faça mais e melhor, por nós e pelo Planeta!”, diz Carolina Pasquali, Diretora Executiva do Greenpeace Brasil.
O Greenpeace no século 21
Em 2023, celebramos os 52 anos do Greenpeace na mesma semana em que o mundo assistiu a várias tragédias humanas causadas por desastres ambientais, infelizmente: no Brasil, enchentes assolam o Rio Grande do Sul e cerca de 50 mortes foram confirmadas pelo governo até o momento. Lá fora, uma tempestade iniciada na Grécia no começo do mês chegou à Líbia no domingo, causando a morte de mais de 5,3 mil pessoas.
“Infelizmente, os efeitos da crise climática estão nos atingindo com cada vez mais frequência e força, e nos mostrando o quanto estamos ainda mais vulneráveis do que imaginávamos”, acrescenta Carolina.
“Precisamos de muito mais gente mobilizada e de um compromisso público e privado muito maior e mais ambicioso, se quisermos de fato mudar o rumo das coisas”, completa a diretora executiva.
Ao longo desses 52 anos, o Greenpeace coleciona vitórias importantes e conquistas que nos motivam a seguir com cada vez mais ambição rumo a essa transição tão necessária para superarmos as crises do clima e a da biodiversidade. Veja algumas de nossas conquistas aqui.
História do Greenpeace: pela vida e pela paz
“Uma viagem pela vida e pela paz”, assim descreveu Irving Stowe, co-fundador do Greenpeace, a viagem que daria origem a essa que hoje é a maior organização ambiental do mundo.
O ano era o de 1971 e a viagem em questão era, na verdade, uma aventura realizada em 15 de setembro daquele ano: uma navegação entre Vancouver, Canadá, e a Ilha Amchitka, no Alaska, para interromper um mega teste nuclear que seria realizado pelo governo dos EUA na região.
A bordo de um barco pesqueiro, um grupo formado por Irving e outros 11 ativistas batizaram a expedição de “Greenpeace” depois que Bill Darnel, um dos tripulantes, disse a alguém que lhe fez o símbolo da paz: “Vamos fazer disso uma paz verde!”
Interceptado pela guarda costeira no meio do caminho, o grupo não chegou à Ilha Amchitka e os testes nucleares ocorreram no local. A força dessa aventura pelo verde e pela vida, contudo, ganhou repercussão internacional e novos apoiadores contra as bombas atômicas. Um ano após essa expedição, os EUA interromperam os testes nucleares, enquanto que a Ilha Amchitka é, até hoje, uma importante reserva natural.
Irving Stowe morreu de câncer três anos após essa viagem e não viu a magnitude que as suas palavras e ações naquele 15 de setembro tomaram nessas cinco décadas
Atualmente, o Greenpeace está presente em mais de 50 países.
Que possamos continuar juntos defendendo a democracia e o meio ambiente por mais meio século – e além-, na construção de um futuro mais verde e justo, saudável e pacífico para todos nós e todas as outras formas de vida que habitam este planeta.
Relembre os nossos 50 anos:
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Sempre lutar pela vida do nosso planeta sempre 🙏🙏🙏
O mundo precisa de mais verde Amazônia seria nossa grande esperança .
ACEITEM AS MINHAS CONDOLENCIAS!
Vejo como é muito importante o trabalho desenvolvido por essa organização, que se preocupa com nossa natureza no sentido de preservar e proteger , fiz parte a alguns anos atrás como diretor do sindicato dos metalúrgico, hoje sou aposentado, vocês tem minha consideração e apreço pela luta em defesa do meio ambiente! Parabéns.
Gostaria de colaborar mais com vocês, pr'além de minha solidariedade.
Parabéns! Que o nosso futuro seja de colheita do que o Greenpeace plantou.
Quero continuar com apoio ao GREENPEACE
Sou apaixonado por pessoas e organizações que saíram do seu conforto e comodismo por causas nobres !!!!
Parabéns Greenpeace!Deus os abençoe sempre o trabalho de vocês!Uma linda estória de trabalho e ação Nobre a favor da Natureza e do mundo!Parabéns!
Gostaria de participar ativamente dessa luta contra desigualdade social e consciência ambiental.
Parabéns. Pelo trabalho esforçado e pelas Lutas que vocês Enfrentam diariamente. Em Prol do Meio Ambiente. Eu sempre compartilho usando as hashtags #GreenPeaceBrasil e #AmazôniaLivreDeGarimpo e aquela do #MarcoTemporalNão. Enfim Parabéns. Que vocês possam continuar a fazer um bom trabalho.
Excelente informativo e esclarecedor!
Estamos na luta diária pela valorização das pessoas, pela dignidade de todo ecossistema!
Muitíssimo obrigado pelo trabalho abençoado que realizam todos esses anos sabemos que a luta é grande Deus abençoe sempre poderosamente 🙏🙏🙏 amei conhecer um pouco mais da história de luta de vocês em defesa do planeta ,da humanidade,pois sem o meio ambiente a destruição é toral parabéns pelo trabalho maravilhoso unidos somos mais fortes Deus no comando sempre.