Cultivar plantas como cebolinha, tomate e manjericão pode ajudar a trazer um pouco de paz nestes tempos de crise
Estamos passando por dias bastante difíceis, que exigem resiliência, paciência e empatia. Alguns grupos estão em situação ainda mais vulnerável, como é o caso dos indígenas e de quem mora em comunidades urbanas sem acesso a água e saneamento.
Se você tem passado seus dias em casa, pode encontrar maneiras de se distrair e entreter as crianças enquanto se conecta à natureza. Uma delas é criar uma pequena horta, mesmo que more em apartamento. Para cultivar espécies como manjericão, cebolinha e tomate, você precisa de um pouco de espaço e luz natural. A seguir, te passamos algumas orientações.
1º passo – Decidindo onde plantar
Se você tem quintal, separe uma pequena área para a horta. Para quem mora em apartamento, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos (caso tenha dificuldade em encontrar vasos porque o comércio está fechado, improvise com objetos que tiver em casa, como copos, garrafas pet e embalagens de plástico).
Em qualquer situação, é importante que o local escolhido receba luz do sol em pelo menos um período do dia.
Opções boas para quintais: pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela.
Opções boas para vasos: rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.
2º passo – A terra precisa de preparo
Você pode comprar a terra já adubada. Caso não a encontre, enriqueça-a com adubos orgânicos como húmus de minhoca. Cuidado com a concentração — observe a dosagem na embalagem.
Revolva a terra, porque ela não pode estar compactada. Se não adiantar, acrescente um pouco de areia.
3º passo – Escolhendo o que plantar
A escolha do que plantar depende do quanto você tem de espaço, como já falamos, e luz (veja no 4º passo). Como a orientação é evitar sair de casa, tente usar sementes e brotos dos alimentos que você já tem, ao invés de comprá-los. E tente priorizar alimentos sem agrotóxicos, que fazem muito mal à sua saúde e ao meio ambiente.
Plantas aromáticas também são uma boa opção para quem quer cultivar horta em casa. Orégano, alecrim e tomilho, por exemplo, são um chamariz para abelhas, nossas amigas polinizadoras. Assim, além de deixar seu lar perfumado, você oferece a esses insetos tão importantes para a natureza a matéria-prima que precisam para existirem.
4º passo – Cuide bem da sua horta
Assim como as pessoas, cada planta tem mais ou menos necessidade de sol e água. O manjericão, por exemplo, precisa de muito sol. Já o alface precisa de menos exposição solar. Pesquise sobre a preferência da espécie que escolheu.
E fique de olho na sua plantinha: se ela estiver murchando, pode ser sinal de pouca água. Se estiver apodrecendo, pode ser excesso de água ou pouco sol.
5º passo – Prevenindo insetos
Para evitar que sua horta seja atacada por grilos, pulgões e larvas, você pode usar preparados como solução de tabaco com água ou extrato de nim (veja algumas opções aqui).
Tomara que sua horta dê certo, e que cultivá-la te ajude a trazer paz e tranquilidade nestes tempos de crise. Estaremos na torcida por aqui.
Quer tentar fazer uma composteira também? Acesse o link e aprenda:
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Interessante a atitude.. bora fazer nosso alinento
A terra é muito preciosa para ser negligenciada como vem sendo a várias décadas, as nossas florestas e biomas são essenciais para a preservação do planeta.Não adianta ter dinheiro se com a destruição não teremos como cultivar e fornecer alimentação a população. Agrofloresta e agricultura orgânica se levada a sério tornaria o nosso país uma potencia mundial economicamente. Sem contar que a qualidade de vida e do planeta seria um bonûs a mais. Cabe a nos brasileiros o posicionamento frente as autoridades para que essa mudança aconteça não dá mais para esperar a destruição total da Amazônia, da Mata Atlântica e dos cerrado brasileiro. A hora é agora.
Gosto das matérias que ensina como cuidar do meio ambiente , eu como leiga faço minh a parte , reuso tudo que é possível , reciclo tudo que é reciclável , espero estar contribuindo um pouquinho
tenho uma chacara,quero fazer uma horta sem agrotoxico!!!
Gostaria de saber o de comprR o suporte oara horta em apt feito de cano pvc
Nestes momentos que estamos passando de doenças e desrespeito ao planeta com inúmeras toneladas de lixo afetando a terra , oceanos e ao espaço com inúmeros tipos de poluícao , temos que atentarmos o que estamos fazendo e qual atitudes devemos rapidamente iniciar para tentar inverter estas situações ou comêssemos a minimizar para para que tenhamos nos e nossos filhos ,netos e a humanidade uma qualidade de vida , não da para esperar pelo poder publico que tem o poder de resolver imediatamente e não fazem, e sim mostralhes que com atitudes pequenas como hortas comunitárias , cidades com mais áreas verdes , quintais produtivos , terrenos baldios transformar em praças verde , e se você eu podemos sim basta plantar seu primeiro pé seja frutífera , hortaliças ou ornamemtal se eu plantar um pé e outros plantarem um pé serão vários pés .
Sou professora de Educação infantil e meus alunos estão cultivando em casa tomateiros, a partir do questionamento de uma criança sobre o amadurecimento dos tomates. Enviei o link desta página para auxiliar os pais quanto aos cuidados com as plantas em casa. Cultivar alimentos em casa auxilia no desenvolvimento de várias habilidades, inclusive socioemocionais, como a paciência, a persistência e a resiliência.
Boa noite gostaria de obter estas apostilas seria possível vcs envirem para meu imail
Boa Tarde Mariana! Sou professor de história em uma escola em Roça Grande, Sabará. Gostei muito da ideia, pois estou implantando um Projeto de Vida no EJA da escola e justamente sobre hortas em casa, vou enviar este link para meus alunos terem acesso a esta maravilhosa ideia. Afinal, coisas boas temos que compartilhar. Parabéns!
Eu amo mo GREENPEACE, Além de fundamental por sua biodiversidade, a floresta é uma peça chave na distribuição de umidade pelo continente – as árvores da Amazônia lançam mais de 200 mil metros cúbicos de água por segundo para a atmosfera – e também na luta contra a crise climática.
Favor em enviar o e-book para meu email. obrigado.
Ainda não li tudo não! Mas já parabenizo. Salvador Oliveira