Em um ato simbólico, eles chamam atenção para a preocupante realidade que estão enfrentando em seus territórios e reivindicam a proteção da Amazônia
Aumento do roubo de madeira, do desmatamento, do garimpo, das invasões, da grilagem e da violência. Esta é a dramática realidade que os povos indígenas enfrentam atualmente no Brasil. E esta foi a motivação para a realização de um protesto em frente à embaixada brasileira em Berlim, na Alemanha, realizado na manhã da última segunda-feira (14).
Junto com os indígenas Adriano Karipuna e José Luís Cassupá, ativistas do Greenpeace entregaram centenas de bandeirolas a uma representante da embaixada. Em uma demonstração de solidariedade aos povos originários do Brasil, crianças e adultos alemães, desde abril deste ano, pintaram milhares destas bandeirolas.
Com desenhos da floresta e de sua biodiversidade, elas expressam mensagens sobre a importância de proteger a Amazônia, lar de diversos povos indígenas, e pedem respeito aos seus direitos, além de solicitarem ações efetivas para barrar o desmatamento da maior floresta tropical do planeta.
“Estamos aqui na embaixada do Brasil, na Alemanha, para fazer esta denúncia sobre os retrocessos em relação aos direitos indígenas que o atual governo quer implementar. Todos os nossos direitos estão ameaçados hoje. Isso pode acabar com a floresta e matar muitos povos indígenas, especialmente os isolados”, afirmou Adriano Karipuna, mencionando os indígenas isolados que, voluntariamente, não têm contato com a sociedade não indígena e nem com outros povos indígenas.
Além de ser um dos territórios mais desmatados da Amazônia, a Terra Indígena (TI) Karipuna enfrentou mais de 40 incêndios apenas entre agosto e setembro deste ano. Um aumento dramático em comparação com o mesmo período do ano passado, em que apenas cinco incêndios foram registrados dentro da área tradicional. Uma operação da Polícia Federal em junho deste ano flagrou a implementação de um loteamento criminoso dentro do território tradicional.
Segundo a liderança José Luís Cassupá, coordenador da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma), o recente avanço do desmatamento e das invasões nas terras indígenas é muito preocupante. Ele considera fundamental “o apoio de toda a sociedade, tanto no Brasil como fora, para a proteção da Amazônia e de seus povos”.
Sínodo em defesa da Amazônia
Antes de participarem deste ato na Alemanha, Adriano Karipuna e José Cassupá estavam no Sínodo da Amazônia, que acontece no Vaticano. Lá, eles relataram, aos participantes dos diversos eventos do Sínodo, as violações aos direitos territoriais e ao modo de vida tradicional e o aumento da violência que testemunham diariamente em Rondônia, um dos estados mais impactados pela destruição da Amazônia. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) tem apoiado a participação dos representantes de dezenas de povos indígenas no Sínodo, que se encerra no dia 27 deste mês.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Bom dia abençoado a tds. Eu apoio a manifestação contra desmatamento da Amazônia q é o pulmão do nosso planeta. E tb sou contra qualquer violência ao próximo, seja humano ou animal. É isto mesmo, vcs estão certos nesta luta. Força na peruca e sigam em frente. JESUS e MARIA protejam e abençoe vcs. Lutem, lutem, pois DEUS está à frente desta batalha, c certeza vcs serão vitoriosos. Obrigada a tds p coragem e disposição. 🙏🙏🙏👏👏👏
Eu apoio vcs e estamos juntos na luta para salvar a Amazônia
Isso é um absurdo. Precisamos cada vez mais nos mobilizar em defesa da Amazônia. Nossa casa pede socorro. 😢😥
Peço desculpas, mas não tenho palavras de esperança ,nos pertencemos a uma raça que só destrói, poucos são os que não são assim ...
É um absurdo o que estão fazendo com a Amazônia. Enquanto não tivermos um governo efetivamente preocupado com o meio ambiente teremos que assistir a isso e nos sentirmos impotentes.
Bom dia abençoado a tds. Eu apoio a manifestação contra desmatamento da Amazônia q é o pulmão do nosso planeta. E tb sou contra qualquer violência ao próximo, seja humano ou animal. É isto mesmo, vcs estão certos nesta luta. Força na peruca e sigam em frente. JESUS e MARIA protejam e abençoe vcs. Lutem, lutem, pois DEUS está à frente desta batalha, c certeza vcs serão vitoriosos. Obrigada a tds p coragem e disposição a luta e nossa por nosso direito de viver feliz na floresta!
Na sua devastação é como arrancar de nós o nosso pulmão. Sem pulmão não há respiração. E aí seu Presidente! Cuide bem de nossas matas e de Nação. Autora Luzia Aparecida Cardoso Ferreira
Na sua devastação é como arrancar de nós o nosso pulmão. Sem pulmão não há respiração. E aí seu Presidente! Cuide bem de nossas matas e de Nação.
Todos precisam saber o que está acontecendo com a Amazônia, e tomar providências em conjunto, antes que seja tarde.
A floresta é nossa casa devemo cuidar dela evitar que o mal sobreponha aos direitos dis indios. Juntos somos mais fortes.
eu apoio esta causa, lutem pelo pulmão do planeta, que Deus proteja e de forças a todos voces.
Boa Tarde. Sim! Eu apoio todos que se unem para combater o desmatamento e o loteamento da Amazônia, sejam ONGs, ambientalistas, indígenas e todos que tenha entendimento que preservar à Amazônia é preservar à existência de deste planeta, antes que seja tarde de mais. Não! Ao garimpo, agropecuária e agronegócio em geral. Agro é isso, agro é aquilo! Agro é mentira e destruição.
Ano que vem, teremos eleições municipais. Se aprendermos a votar consciente, e, em quem realmente abrace as causas ambientais, aí teremos motivo para termos esperança. Pensem nisso! e deem um importante passo.
Sem Florestas não À água e sem água não À vida! Só irei mudar o mundo e as pessoas se eu mudar a mim mesmo, Meu maior inimigo é eu mesmo, se eu fizer minha parte como ser humano de caráter com certeza irei colher o que plantei e consequentemente quem estiver ao meu redor.