Imagens mostram centenas de balsas garimpando o leito de um dos mais importantes rios da Amazônia
O garimpo não para de avançar: boatos de que ouro foi encontrado na comunidade do Rosarinho, na cidade de Autazes, no Amazonas, fez com que centenas de balsas e empurradores se dirigissem àquela região – criando um cenário de pânico e horror para todos aqueles que sabem o poder de destruição que a atividade garimpeira tem sobre os rios da Amazônia.
A movimentação atípica chamou a atenção da população local e mostrou como os garimpeiros operam no leito do rio Madeira – sem qualquer tipo de incômodo ou discrição, explorando ouro de maneira ilegal sem que as autoridades tomem providências. A cidade de Autazes fica muito próxima de Manaus, a capital do Amazonas: pouco mais de 110 quilômetros.
A invasão dos garimpeiros àquela região foi confirmada pelo Greenpeace Brasil num sobrevoo ocorrido na última terça-feira (23). Constatamos que as embarcações estão efetivamente trabalhando no leito do rio Madeira, extraindo ouro numa região situada entre as cidades de Autazes e Nova Olinda do Norte. Mais especificamente, nas imediações do Rosarinho. O Rosarinho é famoso por conta de um pequeno porto que é usado por habitantes de cidades como Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã para pegar pequenas embarcações e ir à Manaus.
Excitação & preocupação
Os garimpeiros vieram da região Sul do Amazonas, como a cidade de Humaitá, onde o garimpo atua de forma massiva há muitos anos; e conta com apoio de empresários e políticos que fomentam essa atividade ilegal. Os garimpeiros iniciaram o deslocamento para Autazes há duas semanas e a reação dos moradores locais vai da excitação pela descoberta de ouro naquelas redondezas à preocupação com os prejuízos ambientais que vão começar a ocorrer, como a contaminação por mercúrio.
Provocados por veículos de imprensa, tanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Sustentáveis (Ibama) quanto o órgão estadual que cuida desse tema – o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) – informaram que têm ciência do que ocorre em Autazes e que estão apurando informações.
Danicley de Aguiar, porta-voz da Campanha Amazônia do Greenpeace Brasil, disse que o que acontece hoje naquela cidade é uma “vergonha nacional”. “Enquanto o mundo inteiro busca maneiras de solucionar a crise climática, o Brasil investe no contrário. O que vimos no sobrevoo é o desenrolar de um crime ocorrendo à luz do dia, sem o menor constrangimento. Isso tudo, óbvio, é referendado pelo presidente Bolsonaro, que dá licença política e moral para que os garimpeiros ajam dessa maneira. Ao fragilizar a fiscalização ambiental, Bolsonaro dá espaço para que esse tipo de coisa ocorra. Essa invasão de garimpeiros é mais uma amostra de que a Amazônia está entregue à sua própria sorte. Mas não podemos ficar calados, precisamos interromper o ciclo dessa economia da destruição”, afirmou o porta-voz.
Licenças ilegais
Em agosto último, a Justiça Federal condenou o Ipaam a anular diversas licenças concedidas de maneira irregular para a extração de ouro no leito do rio Madeira. Essa extração ocorria no Sul do Amazonas numa região de mais de 37 mil hectares. A Justiça afirmou que não foram realizados estudos de impacto ambiental antes da concessão dessas autorizações – assim, ficou impossível determinar os danos ambientais ocasionados pelo uso de mercúrio nessa atividade econômica. A Justiça Federal considera essas licenças, portanto, ilegais e inconstitucionais.
Essa decisão foi motivada por um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que, durante as fiscalizações, constatou diversos problemas nos garimpos do Madeira, como contaminação dos rios, problemas para comunidades ribeirinhas e tradicionais, vazamentos de substâncias oleosas, ausência de destinação adequada de resíduos sólidos e péssimas condições de trabalho para o garimpeiros.
Expansão
Segundo um estudo publicado pelo MapBiomas em agosto, a área minerada no Brasil aumentou seis vezes entre 1985 e 2020, passando de 31 mil para 206 mil hectares. O Mapbiomas divulgou também que 93,7% dos garimpos do Brasil estão na Amazônia.
Essa forte expansão ocorreu, sobretudo nos últimos anos, em territórios indígenas e unidades de conservação – algo proibido e que, portanto, constitui um crime ambiental. O artigo 231 da Constituição Federal, por exemplo, proíbe expressamente o garimpo dentro de Terras Indígenas.
Ainda de acordo com o MapBiomas, entre 2010 a 2020, a área ocupada pelo garimpo dentro de terras indígenas cresceu 495%; em unidades de conservação, o crescimento foi de 301%. Em 2020, metade da área nacional do garimpo estava em unidades de conservação (40,7%) ou terras indígenas (9,3%).
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Greenpeace continue o empenho pela proteção da Amazônia e seu povo. Lembre-se também do Nordeste para ajudar o nosso sertão. Um abraço a todos vocês!
Isso mostra que o governo não está nem ai para acabar de vez com esse descazo e desrrespeito com o meio ambiente e o povo da região.
Temos que ajudar os nossos irmãos indígena
Estamos vivenciandoo maior crime ambiental já ocorrido no Brasil,com a anuência desse governo ,que propositadamente estimula a destruição da Amazônia e tem o cinismo de dizer que está providenciando meios de conter essa tragédia ambiental. Espero que os países importadores dos produtos da agropecuária do Brasil tenham a determinação e a coerência em boicotar esse comércio. Quando doer no bolso dos grandes empresários, acho que esse bando de aproveitadores criminosos vai ser detido! E o que eu espero!A sociedade grita contra isso!!!
O maior problema é que todos os outros estados realizam seus desmatamentos....evoluíram e agora a Amazônia tem q pagar por essa conta. Tem q ser preservada enquanto milhares de famílias passam por esteja pobreza. O q é feito por eles? Nada. Em vez de chamar os garimpeiros de bicho..... muitos por ai..deveriam apoios para q essa profissão pudesse ocorrer de forma legal. Só q muitos estão pouco se importando para essa questão..
São bandidos sim rem muitas maneiras de sobreviver. Vcs estão pensando o que. Se destrir vai voltar tudo normal amanhã. Não já era
basta de impunidade absurda que colobora muito para destruição DO BRASIL e sofrimentos o povo brasileiro. O desgoverno destruindo os direitos DO POVO
O q está acontecendo é um verdadeiro filme de terror, macabro e de quebrar o coração 💔 . Minha alma não aguenta mais ver !!!!!!!!
Garimpeiro não é bandido!!! É um trabalhador, tem meu apoio!!!
Se está causando desmatamento e poluição e lavrando em terra pública não há porque apoiar.
O garimpeiro é empregado do Chefe Minerador Oligarca capitalista que fornece máquinas de milhões de reais para seu lucro de R$320.000,00 por kilo de ouro, pagando salário mínimo ao garimpeiro, e pouco se lixando em roubar o ouro e devastar rios, peixes, indígena, ribeirinhos do país
Quando nada fazemos, somos coniventes
Pior do que essas imagens de balsas tomando conta do rio Madeira, são as desculpas dos responsáveis pela fiscalização. Claro que não tem fiscalização! Todo esse garimpo ilegal tem custo. E não é qualquer um que banca toda essa megaoperação. Então a fiscalização não vai bater na porta de quem, realmente, financia esse garimpo. A fiscalização é inexistente nesse governo. Infelizmente, o país está nas mãos de gente ruim.
Absurdo, inaceitável,descaso total das altitudes competentes! Chegaaaaa!!!!
É lamentável que tenhamos um governo totalmente desinteressado a desenvolver o trabalho adequado pra conbater esse absurdo que vem acontecendo com garimpeiros que invadem sem licença e sem nenhum cuidado ou zelo so a ambição de arrancar da natureza o ouro de forma monstruosa isso é a triste realidade que sofremos no nosso país cheio de biodiversidade pra suprir nossas necessidades de uma forma adequada e apropriada.
A verdade é que não temos governo. Se tívéssemos jamais garimpeiros e jagunços ousariam enfrentar a PF e outros órgãos de fiscalização. É a boiada passando, a natureza gritando, as catástrofes aumentando mas, no Congresso, poucos estão ligando. O homem depredador, desonra seu Criador. Agindo com avareza, substimando a beleza, é o vilão da natureza.
Até quando permitiremos tanta insanidade! O planeta não aguenta mais tanta destruição. O que deixaremos às gerações futura?
Um dia vamos descobrir que ouro, diamantes e outros, não pagam uma única árvore arrancada, um rio mesmo que pequeno, não existe riqueza maior que a nossa natureza intacta.
Aqui mesmo em Porto Velho RO, livremente temos balsas garimpando no Rio Madeira. Será q as autoridades competentes não vêm isso? Também nos distritos de jaci-Paraná e abuna, uma vergonha! Corrupção total!! Quem perde são os ribeirinhos e comunidades locais.
Infelizmente, o que está acontecendo é a continuidade de um PROJETO DE GOVERNO QUE É O DA DESTRUIÇÃO DA NOSSA AMAZÔNIA, RIQUEZA NATURAL DE TODOS OS BRASILEIROS.
O planeta pede socorro não vamos permitir que isso acontece algo deve ser feito
Garimpos ilegais aumentam a contaminação de rios e peixes com mercúrio! Como se não bastassem os incêndios comprovadamente criminosos, o desmatamento bárbaro das florestas e o genocídio dos povos indígenas. Não vai sobrar nada até o final desse desgoverno incompetente e criminoso que não mexe uma palha!!!!!! NADA!
São bandidos sim rem muitas maneiras de sobreviver. Vcs estão pensando o que. Se destrir vai voltar tudo normal amanhã. Não já era cadeia
Que tristeza o papel do ser humano é cuidar bem da Natureza e preservar, faz o contrário. Destrói.
Eu assistie ontem no jornal que triste
Quantos de vocês conhece uma floresta .com certeza muitos nunca andou em uma mata . muito menos .na Amazônia. Que falar alguma coisa sobre destruição ..vem conhecer a amazônia.fica aqui um ano . E deve percorrer uns 20 mil km por todos os estados e países que fôrma a amazônia... assim terás um pouquinho de conhecimento..sobre o que e a amazônia...
Inacreditável, inaceitável, não consigo expressar com palavras o que estou sentindo, revolta, amargura, impotência, que chega ao desespero... Não podemos ficar alheios a estes desmandos... Somos Brasileiros, donos do nosso país, vamos lutar juntos... #Florestas # natureza
PRECISAMOS CUIDAR MAIS DO NOSSO PLANETA! NOSSA LINDA CASA, CASA DE TODOS NÓS. PRINCIPALMENTE PARA AS PRESENTE E FUTURAS GERAÇÕES.
Até quando vamos ter que suportar isso !!!
Esse governo vai na contramão de tudo que é minimamente lícito, legal ou moral. precisamos de um legislador que crie uma lei que faça com que as empresas do terceiro setor com fins ecológicos e humanitários tenham direito a um fundo de pensão proveniente de 10% que seriam doados de todas as aposentadorias de mutuários do INSS deixam aos cofres públicos ao morrerem . Isso já seria de grande ajuda. essa é uma ideia que tenho e gostaria de levar a diante e colocar nas mãos de um parlamentar comprometido com a causa.
É lamentável! O governo federal dando mal exemplo,fica mais difícil combater o crime! O supremo tribunal Federal, não pode impedir esse tipo de crimes?
Já passou da hora de a humanidade tomar uma atitude em relação a Amazônia, se deixar como esta o governo Brasileiro vai destruir a Amazônia.
Já passou da hora de a humanidade tomar uma atitude em relação a Amazônia, se deixar como esta o governo Brasileiro vai destruir a Amazônia
Gratidão pela sua luta em favor da Natureza e de um povo sofrido que por si só não sobreviveria a tanta crueldade. A Amazônia é importante a toda humanidade. Forte abraço!