Protestos em 11 países mostram apoio às reivindicações dos povos indígenas do Brasil
![](https://www.greenpeace.org/static/planet4-brasil-stateless/2019/04/be289140-gp0stt8v5_medium_res-1024x683.jpg)
Ativistas em Viena erguem fotos de lideranças indígenas e um banner com a mensagem: “Apoie os guardiões da floresta para salvar a Amazônia”.
Ativistas em 11 cidades ao redor do mundo estão se manifestando para apoiar as demandas dos povos indígenas do Brasil. Eles protestaram em frente a embaixadas brasileiras, segurando fotos e mensagens, como “Sem floresta não há vida. Apoie os guardiões da Amazônia”.
Os atos nas embaixadas da Argentina, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, entre outros países, acontecem na semana em que o Acampamento Terra Livre (ATL) ocorre em Brasília, com cerca de quatro mil indígenas. Instalados pacificamente próximos ao Congresso Nacional, eles estarão na capital federal até sexta-feira, reivindicando que seus direitos constitucionais sejam respeitados.
“Recebemos com emoção e alegria as ações de solidariedade para com os povos indígenas do Brasil, visto que vivemos um contexto de recrudescimento do ódio e de toda ordem de discriminação, que fundamentam a explosão de violência atual contra nossos territórios e contra nossas lideranças. É com a força daqueles que acreditam na justiça, que seguiremos lutando para manter de pé nossa resistência, e continuar expondo ao Brasil e ao mundo todos aqueles que insistem em desrespeitar nossos direitos”, declara Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib).
Diversas ameaças aos direitos dos povos indígenas fazem com que o ATL aconteça em Brasília há 15 anos. Este ano, o encontro acontece em um contexto político bastante desafiador, considerando que o governo Bolsonaro transferiu para o Ministério da Agricultura a responsabilidade pela demarcação de terras, declarou que vai rever todas as demarcações que puder e prometeu abrir terras indígenas para exploração agropecuária e mineração.
“Os povos indígenas devem ser respeitados e apoiados aqui no Brasil. Especialmente pelo estado brasileiro e pelo atual governo, que não valoriza nossa existência e não reconhece o fato de protegermos nossos territórios e nossas florestas. Mas isso não tem acontecido. Portanto, é muito importante que recebamos apoio de pessoas e organizações de fora do Brasil. Isso também fortalece nossa luta”, diz André Karipuna, líder indígena do povo Karipuna.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Buenos Aires, Argentina, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Roma, Itália, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas holandeses mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Berlim, Alemanha, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Bruxelas, Bélgica, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Viena, Áustria, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
- Ativistas na frente da embaixada brasileira em Washington, EUA, mostrando solidariedade aos povos originários do Brasil.
O apoio à luta dos povos indígenas, como a demarcação de terras, é fundamental. Principalmente quando relatório do World Resources Institute mostra que o desmatamento é 11 vezes menor nas áreas da Amazônia em que há terras indígenas, do que nas demais áreas de floresta. Como a Amazônia está sendo destruída a um ritmo assustador, precisamos garantir a proteção desse patrimônio brasileiro por quem sempre cuidou dele.
“O futuro da nossa luta contra as mudanças climáticas pode ser decidido na floresta amazônica. Não podemos arriscar perder esta solução climática natural. Os povos indígenas estão protegendo a floresta contra a destruição, mas estão enfrentando uma poderosa e cruel indústria madeireira e agrícola e são deixados sozinhos nessa luta. A comunidade mundial não deve ficar em silêncio enquanto aqueles que protegem a floresta são calados e ameaçados por invasores“, lembra Tica Minami, coordenadora da Campanha da Amazônia do Greenpeace Brasil.
Precisamos apoiar a luta de quem, há séculos, protege as florestas. Acompanhe em nosso Twitter, Facebook e Instagram a cobertura do Acampamento Terra Livre e participe do abaixo-assinado em solidariedade aos guardiões da floresta.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Somos todos indígenas e a favor da Amazônia
TIRAMOS DELES AS SUAS TERRAS, PARA QUE NÓS NOS ESTABELECESSE EM SUAS TERRAS. ELES SÃO OS VERDADEIROS BRASILEIROS.
E luta e de todos nós sabemos
Os verdadeiros donos do Brasil precisam ter seus direitos respeitados.
Fico emocionada e forte por ser mais uma em busca de proteção aos que precisa. Essa causa e minha, melhor quando existe pessoas na mesma direção.
É muito gratificante poder está ajundando de alguma forma, até pq essa luta não é para benefício de alguns e sim de muitos!!! Principalmente se destes que não estão preocupados desses que apenas visam lucrar com toda a destruição que está ocorrendo nouindo inteiro
Por favor, chega de destruição, queremos respeito e consideração com a natureza (Amazônia, plantas, animais).
Oi gente querida... estou nesta luta, mas acho importante assinar um abaixo assinado que envolvo todos esses companheiros mundo afora
Somos todos responsáveis pela terra que moramos. Não deixemos que o egoísmo e ganância, dos representantes do nosso país, resolvam destruir algo que é de todos. Queremos "Ordem e Progresso", que inclui com respeito.
Eu apoio.
Adorei saber , gostaria de saber mais, obrigada
Todos precisamos da Amazônia e a sua conservação, como tmb os povos indígenas e todos os outros que conservam esse “pulmão verde” maior do mundo : fornecedor de água (chuvas!), diversidade de animais, frutas e florestas !
Não tem sentido nenhum o Governo Brasileiro pregar o enriquecimento do País sem considerar nossa maior riqueza!
BOA TARDE ! PRECISAMOS SALVAR OS NOSSOS ÍNDIOS , PARA QUE OS MESMOS NÃO SEJAM EXTERMINADOS.
O governo do Bolsonaro deve fazer uma lei e proteção à toda a floresta da Amazônia, como área restrita e fazenda a retirada de todas as madeireiras, se proibindo este comércio!!!
Minha crítica é o fato que a dinâmica das raças no mundo muda de acordo com a evolução do sistema que interagem na mesma. Não há como manter-se totalmente focado nos costumes e hábitos deste povo que ira sofrer com esta intervenção alienígena neste grupo. Mesmo que os antigos quiserem manter seus costumes os mais jovens sofreram interferência destes novos costumes que se fazem anunciar para o bem ou o mal .
El mundo necesita de la Amazonia no para explotarla, sino simplemente para que ésta exista y nosotros existamos. Sin bosques, sin selvas, sin agua somos más pobres y nuestro mundo será más feo.
Um país com imensas riquezas florestais merece cuidado, respeito e governantes conscientes que se dediquem e se comprometam com a história dos nossos povos. Chega de descaso! Chega de corrupção! Chega de abandono! Temos o direito de uma vida mais digna e mais humana. Somos todos um.
Nossas reservas florestais necessitam de cuidado, respeito e merecem ser preservadas porque nossas vidas dependem delas. Somos todos um. Nossos governantes, antes de assumirem seus postos, deveriam se conscientizarem de que nossas florestas são fonte de vida e de bem estar. O planeta pede socorro. Os povos pedem clemência. O mundo pede justiça.
Maravilhoso esse trabalho precisamos nos unir urgente!
O desmatamento na Amazônia está muito acelerado, se nossos dirigentes não tem amor na nossa bela pátria, não podemos fazer nada!
Já sentimos os efeitos da destruição das nossas florestas. Se não sabemos cuidar deixem que os índios cuidem. Como ficarão as próximas gerações???
E luta e de todos nós sabemos
Sem palavras sobre o assunto
Me arrume um emprego.