Exatamente uma semana antes do petróleo chegar em uma praia de Pernambuco, crianças surfavam em um campeonato. A praia também é região para desova de tartarugas.

Jovem durante campeonato de surfe uma semana antes do óleo chegar na praia da Enseada dos Corais (PE). Foto: João Carlos Batata

Imagine se o óleo que chega no litoral brasileiro há mais de dois meses tivesse invadido uma praia enquanto crianças nadavam e surfavam durante um campeonato?

Esse quase foi o cenário na praia de Enseada dos Corais, em Pernambuco. E quem nos relatou com angústia e alívio foi o surfista e professor João Carlos Trajano. Conhecido como Carlos Batata, ele conversou conosco no final de outubro, quando o óleo ainda insistia em chegar em pequenas e constantes quantidades na praia que é um dos principais pontos de surfe em Pernambuco – e onde tartarugas fazem a desova. Ele foi um dos moradores que lançou avisos em grupos de Whatsapp e mobilizou mutirões de limpeza.

No fim de semana de 12 de outubro, cerca de 150 crianças competiam no Surfe Kids, organizado por Batata. “Tivemos as competições e uma semana depois aconteceu isso. É muito chocante”, contou.

O contato e o cuidado com a natureza para ele são importantes e ele gosta de ensinar isso para as futuras gerações. Batata também tem um projeto de educação ambiental. Dias antes das competições de surfe, ele faz questão de organizar mutirões de limpeza do lixo que vai parar ali por descuido das pessoas e, assim, conscientizar os crianças e jovens sobre a importância da natureza limpa e bem cuidada.

E não é apenas para o usufruto dos surfistas que eles querem a praia limpa. Nas areias da Enseada dos Corais chegam também muitas tartarugas que anualmente vem colocar seus ovos ali.

“Já fomos felizes de algumas vezes ter nascido tartarugas no meio do campeonato. Uma vez, inclusive, no dia do meu aniversário. Então, tem tartaruguinha por aí que faz aniversário junto comigo”, disse Batata orgulhoso. “A gente fica alegre porque isso está aqui na frente da nossa casa e a gente está cuidando e monitorando”.

O surfe está sendo retomado aos poucos na praia da Enseada dos Corais. Para o começo de dezembro, Carlos já está planejando um novo campeonato. Está  feliz de ver os surfistas, crianças e adultos, retomarem as praias limpas.

Entre no abaixo-assinado

Surfistas na praia de Enseada dos Corais no fim de semana antes do óleo invadir o litoral de Pernambuco

Depois que o petróleo começou a chegar no litoral do Brasil, ficou evidente o desmonte ambiental que esse governo está promovendo. Entre em nosso abaixo-assinado e pressione o governo a tomar medidas que protejam o meio ambiente e as pessoas.