Das nossas tartaruguinhas-marinhas aos Peregrinos Tortollanos, a ameaça chega aonde quer que elas estejam.

A terceira semana de 2020 chegou com muitas novidades para quem gosta de tartarugas! Nós do Greenpeace lançamos a Jornada das Tartarugas, um filme que mostra a saga de uma família de tartarugas-marinhas tentando chegar em casa em um oceano cheio de ameaças. Também na semana passada, foi lançado o patch 8.3 de World of Warcraft – Batalha por Azeroth, com mais uma ameaça aos povos de Azeroth, incluindo os Peregrinos Tortollanos – que para quem não sabe: é uma “raça” de tartarugas!

Tartaruga-Marinha Foto @Jody Amiet / Greenpeace

Assim como os Tortollanos, as tartarugas-marinhas do nosso mundo são grandes exploradoras, fazendo isso desde seus primeiros passos, quando saem de seus ovos em direção ao mar… “Uma tartaruga chegou a água”, quem nunca escutou isso nos últimos anos não sabe o que é perder horas em uma missão para salvar tartaruguinhas (:

Muito podemos associar as tartarugas do mundo real com os nossos amigos Tortollanos. O ponto mais importante é o quanto ambas precisam de um apoio para continuar a sua pacífica vida em seus respectivos mundos.

Plásticos e pesca não são uma grande ameaça para os Tortollanos, porém vocês já repararam na grande perfuração de petróleo goblínico a norte do Vale Trovamare? Essa é uma ameaça bem presente no mundo real também, porém outra espécie é responsável por isso: os humanos!

A busca por recursos finitos, como o petróleo, ameaçam cada vez mais a vida das tartarugas, porque faz-se necessário sempre ir mais e mais fundo deteriorando a vida ao redor. Assim como você pode ver no vídeo do estúdio Aardman (os mesmos criadores de Fuga das Galinhas) e na destruição nas proximidades de Forte Daelin, o derramamento de petróleo é um risco sério, tanto para a biodiversidade local quanto para os seres humanos que podem ser contaminados pelo óleo.

O que nos podemos fazer para mudar esse cenário?

Em Azeroth eu não sei. Aqui, no mundo real, podemos ajudar de diversas formas as tartaruguinhas.

1 – Você sabia que existe existe um projeto para a criação de uma área de proteção que vai englobar 30% dos oceanos do mundo? Pode parecer pouco, mas precisamos começar de algum lugar.

2 – Pense nas suas escolhas no dia a dia. Troque o seu canudo de plástico por um de alumínio, não use sacolinhas plásticas e leve suas estilosas ecobags no mercado.

Quanto ao petróleo? Colabore usando mais transportes coletivos do que individuais, entenda quais são as empresas que estão com projetos de exploração petrolífera em seu país e lute contra. Entre em abaixo-assinados, como o do Greenpeace, apoie grupos de voluntários e converse com seus amigos.

Cenário de World of Warcraft, jogo da Blizzard Entertainment. Ao fundo podemos ver uma máquina de extração de óleo. Captura de tela @ Roberta Ito
Cenário de World of Warcraft, jogo da Blizzard Entertainment. Ao fundo podemos ver uma máquina de extração de óleo. Captura de tela @ Roberta Ito

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!