Escritórios do Greenpeace em pelo menos 15 países realizaram atividades no Dia de Ação Global pela Amazônia. Somos muitos pela defesa da floresta!

O Dia de Ação Global pela Amazônia movimentou as redes sociais e os escritórios do Greenpeace pelo mundo neste sábado (5). Durante todo o dia, que foi escolhido por ser o Dia Internacional da Amazônia, voluntários e ativistas realizaram ações em pontos conhecidos de seus países e muitas vozes se uniram também online para exigir que governos e empresas se comprometam com a proteção da maior floresta tropical do mundo.
Enquanto nas últimas semanas a floresta arde em chamas, muitos têm se unido em sua defesa. No dia 27 de agosto, ativistas e voluntários do Greenpeace França realizaram mobilizações em cerca de vinte cidades do país, incluindo Paris, para denunciar a inação do governo francês diante da destruição da floresta. Para os manifestantes, o governo francês deve fazer mais para evitar a entrada de produtos originados no desmatamento, além de fazer frente à política antiambiental do Brasil.
No dia seguinte (28), jovens do movimento Fridays For Future (Greve Pelo Clima) ao redor do mundo realizaram três dias de tuitaço em defesa da Amazônia e a ativista Greta Thunberg bateu um papo com Sônia Guajajara sobre as ameaças à floresta e aos povos indígenas.
Ao longo dessa semana, o Greenpeace Espanha levou a fumaça das queimadas para a frente da Embaixada do Brasil em Madrid, para enviar uma mensagem ao presidente do Brasil: “Bolsonaro, não há futuro sem Amazônia”.
Na Alemanha, ativistas fizeram uma projeção na fachada do Ministério das Relações Exteriores em Berlim, alertando o governo alemão a recuar da decisão de aprovar o Acordo entre Mercosul e União Europeia neste semestre, pois ele pode promover ainda mais desmatamento na Amazônia. Voluntários alemães também foram às ruas em diversas cidades ontem, com intervenções criativas em apoio à proteção da floresta.
O dia também foi intenso na Itália, onde voluntários levaram às ruas a conscientização sobre o impacto do consumo de carne sobre a Amazônia – a maior parte das áreas recém desmatadas na floresta são ocupadas por gado.
Os escritórios do Canadá, EUA, Croácia, Colômbia, Chile, Eslovênia, Argentina e Reino Unidos também se uniram ao Dia de Ação Global em seus canais oficiais.
Música e diversão em nome da Amazônia
Em uma parceria do Greenpeace com as produtoras Flake e Flow, músicos do Brasil, Noruega e Estados Unidos uniram diferentes sonoridades no festival Amazon Alarm, que rolou ao longo de toda a tarde de sábado, com transmissões ao vivo.
Durante o evento foram arrecadadas doações para ajudar o trabalho da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), que vem mobilizando esforços, materiais e recursos para apoiar os povos indígenas no enfrentamento da Covid-19 e também dos impactos das queimadas.
Mas essa não foi a única forma de apoiar a causa. No Brasil, as atrizes Priscila Sol e Daniela Escobar deram voz à Amazônia, em um vídeo que mostra a mágica e as ameaças à floresta e ao nosso próprio futuro, afinal, estamos todos conectados e a Amazônia é fundamental para combater a crise climática.
O TikTok também serviu de plataforma para se manifestar pela floresta. Por lá, a atriz Giovanna Lancellotti e o Greenpeace convidaram os tiktokers a participar do desafio da Amazônia, contando o que desejam para o futuro da nossa grande floresta.
A Amazônia precisa de nós e nós precisamos dela
O desmatamento é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa do Brasil e a destruição florestal só cresce. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, foram detectados alertas de desmatamento em 9205 km² da Amazônia, o equivalente a 1,1 milhão de campos de futebol, segundo o Deter. Isso representa um aumento de 34%, em relação ao ano passado, que já teve desmatamento recorde.
Além de fundamental por sua biodiversidade, a floresta é uma peça chave na distribuição de umidade pelo continente – as árvores da Amazônia lançam mais de 200 mil metros cúbicos de água por segundo para a atmosfera – e também na luta contra a crise climática.
Pesquisas apontam que se o desmatamento continuar a subir e atingir entre 20-25%, partes da Amazônia podem nunca mais se recuperar e podemos perder para sempre os serviços ecossistêmicos que ela nos fornece. Hoje já desmatamos 17% do bioma e 20% da amazônia brasileira, e a situação tem se agravado rapidamente desde o início do governo Bolsonaro, que vem promovendo um desmonte completo de todas as políticas ambientais construídas no país ao longo de mais de uma década.
Como o dia cheio de atividades demonstrou, é juntos que lutamos pela Amazônia. Enquanto a proteção da floresta e de seus povos seguir sob risco, é somando as nossas vozes e de cada vez mais gente que vamos enfrentar as ameaças e chamar à responsabilidade quem precisa agir para mudar a situação. Hoje, defender a floresta é defender a vida e o nosso futuro.
Faça parte do movimento #TodosPelaAmazônia.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Todos pela amazoniaaaaaaaaaaaa !
Mesmo de longe apoioamos a preservação da amazonia e qualquer outra mata de qualquer outro lugar. Todas devem ser consideradas.
Quero seren um fiscau da froreta amazona
Somos mais fortes quando nos juntamos! 💪🏽
Vanmos proteja a mãezona E aunica esperansa do futuro espero q teiho ajuda pramin sere um fiscal
Deixem de utilizar a Amazônia, vcs nunca fizeram nada, esse governo está fazendo muita coisa para preservar nossa floresta, coisa que governos passados( esquerda) não fizeram . A única coisa que fizeram foi lotear nossa floresta para interesses próprios!! Não me enviem nada mais !! Obrigada!!!
O Mundo deve boicotar produtos brasileiros!!
Moça, para de ser sem cultura. Para de ser cega, ignorante, sem informação. A Amazônia está em chamas. Não é questão de ser de esquerda ou de direita, é ser pela vida. Sem Amazônia, o Aquecimento Global é acelerado, não há chuvas na maior parte do país. Vamos pesquisar mais e parar com essa "burrice".
Voce tem problema ? nao le um jornal
Incêndios no amazonas são resultado do desmonte promovido por Bolsonaro na fiscalização,queimadas foram provocados por ação criminosa,Volume de queimadas no Pantanal em 2020 equivale à destruição dos últimos 6 anos... SUA JUMENTA
Todo o ser racional e consciente tem o dever de preservar a NATUREZA em toda a sua forma. Cultivar as árvores pois são o ar que todos necessitamos e isso NÃO tem que ser apenas e unicamente na AMAZÔNIA e sim EM TODO O MUNDO.
Muito apropriadas várias manifestações internacionais em defesa da Floresta Amazônica. É o pulmão do planeta. Assim, mais uma vez espero que o Governo Brasileiro se sensibilize com os graves desmatamentos, não somente no Amazonas, como, também, no Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, etc.
No Brasil, em 2003 tínhamos no Estado do Pará uma das mais altas taxas de desmatamento anual, em torno de 8870 km2. Desde então as taxas de desmatamento da Floresta Amazônica vem caindo a partir de políticas de proteção ambiental. Mas infelizmente, desde 2014 as taxas voltaram a crescer e passaram de 1887 km2 de desmatamento em 2003 para 4. 172 km2 em 2019. Ações como a do Greenpeace são essenciais para chamar a atenção do mundo para o quanto estamos desmatando a Floresta e conscientizar a população sobre os riscos que corremos na flora, fauna e das mudanças climáticas que poderão afetar tanto o Brasil quanto os demais países. Tornar públicos estes dados são essenciais para que o mundo pressione os governantes brasileiros, também pelo viés econômico, a tomarem atitudes severas contra o desmatamento.
Belíssimo trabalho! Uma pena que no Brasil o governo seja contra o meio ambiente e defenda bandidos que põe fogo na Amazônia! Não veem o bem estar da fauna da flora ou índios! Lamentável! Ainda bem que existe o Greenpeace e seus voluntários!
Boa tarde meu nome e weuller severino antunes só moradore do estado de goias mais coeso froreta amazinica aode presisa seren protejida portodo mundo eu pretedo sé fiscau autonimo e presiso de ajuda finaseira
Somos todos uma só floresta
Precisamos conscientizar as pessoas ao nosso redor...que sem oxigênio para respirar não viveremos para usufruir o que conquistamos. E o oxigênio que nos proporciona são as árvores o ecossistema.
Incrível, vamos continuar lutando
Já que o nosso governo permanece passivo , inerte e até compassivo em relação da destruição da nossa amazona, não seria legal o Greenpeace, montar uma força tarefa com voluntários do mundo inteiro , para combater os incêndios,recolher animais vitimados dos incêndios na nossa Amazônia? Não sei se isso e possível e só uma ideia,eu sou voluntário.
Parabéns e continuem crescendo quero ajudar muito
amo vocês amo A AMAZÔNIA, preservar é preciso, destruir não...
Como é bom saber que existem pessoas que lutam e que defendem a preservação da nossa Amazônia. Essa luta nós dá esperança para continuar lutando em prol do futuro da humanidade. Parabéns Greenpeace! Estamos juntos...
Todos somos a NATUREZA. Sem NATUREZA o MUNDO sucumbe. Vamos exigir do GOVERNO o tratamento que a NATUREZA precisa. Estes canalhas devastadores precisam ser punidos. O governo tem que olhar com outros olhos para a NATUREZA e preservá-la. Nós ajudamos e o governo faz.
O cenário do clima no mundo esta adverso e a conscientização da humanidade se faz necessário, para que se tenha um futuro para as gerações. Um forte abraço a todos!
Um crime é o que esse desgoverno vem fazendo com a Amazônia e com todas nossas florestas e matas. A conivência e o incentivo que esse individuo que governa o país e seu ministro do meio ambiente,que odeia as florestas, tem dado aos grileiros,madeireiros,garimpeiros,latifundiários e outros bandidos carta branca para atuarem sem nenhuma fiscalização,já que esse ministro, pau mandado dessa gente destruidora e gananciosa desmontou toda as estruturas de controle das a´reas de preservação nacional e proteção das terras indígenas. Aliás esse ministro está sendo processado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa. A sociedade precisa se unir urgente,para barrar e proibir esse absurdo que estão fazendo com o maior pulmão verde do mundo,essa destruição prejudicará não só o nosso país mais os reflexos serão sentidos no mundo inteiro. O dia do fogo demonstra bem a loucura, que esses criminosos fizeram,na certeza da impunidade. É revoltante o que estão fazendo,vamos reagir,exigir das autoridades providências emergenciais, para por um fim nessa trágica situação. Convoco todas as pessoas de bem,desse país que se unam imediatamente e exijam desses irresponsáveis e traidores da Pátria,uma intervenção rápida e definitiva, para por fim esses crimes hediondos.
As arvores quebram a molécula de CO2 liberando oxigênio,mantêm a estabilidade do clima, como também os animais que vivem por lá têm direito à vida selvagem. Se acabarem com a Amazônia teremos um outro deserto como ou pior que o do SAARA. O degelo dos polos serão iminentes em face do intenso aquecimento do planeta. A vida ficará impraticável. É bom lembrar que os responsáveis por uma atitude destas são uns verdadeiros CRIMINOSOS e merecem prisão perpetua.
Ai meu Deus ! Quem me dera ser mais jovem, e poder participar pessoal e ativamente dessas clamorosas manifestações em favor da preservação da Amazônia, da defesa e dignidade dos povos indígenas, ribeirinhos, e quilombolas, e enfim em favor da vida. Parabéns a toda essa equipe fantástica do Greenpeace! Continuem a defender a Vida, a floresta o futuro da humanidade.
laissez vivre la nature !!!!
Estamos numa constante ameaça, pois quem deveria proteger ,é quem está dilapidando nossas florestas e faunas e a ganância é superior a qualquer bom senso e noção de preservação são inexistentes.
A única coisa que importa para este governo do bozo e os que o apoiam é o dinheiro então se estão desmatando para criar gado e plantar, os países que compram do Brasil deveriam de todos se unirem e não comprarem mais nada.Para quem eles vão vender tudo o que plantaram?
Que movimento lindo! Vai mundo <3
Parabéns ao Greenpeace pela mobilização. É preciso mudar a legislação ambiental brasileira para criminalizar condutas comissivas e omissivas de autoridades públicas, a exemplo da ausência do uso do Manejo Integrado do Fogo (MIT)....
Muito bom este trabalho. Para resolver o nosso problema na e da Amazônia, precisamos afastar dela o Salles e toda a equipe considerando que só estão interessados nas minas de pedras preciosas,
Os brasileiros devem preservar a Amazônia, mas não só eles, mas o mundo todo pois se trata de uma riqueza não apenas do Brasil, mas de toda a humanidade. Lutemos pela Amazônia.
Temos que preservar a Amazônia , é inaceitável oque está acontecendo. A Amazônia pede socorro.
Todo o ser racional e consciente tem o dever de preservar a NATUREZA em toda a sua forma. Cultivar as árvores pois são o ar que todos necessitamos e isso NÃO tem que ser apenas e unicamente na AMAZÔNIA e sim EM TODO O MUNDO.
tudo pela Amazônia!
Por favor, salvem a nossa floresta.
E claro que depoe$ e por mais obtigacao,,, ora um bocado de tarefa legal como pesticiacao gaseifegral in akzo nobelntitate,, meras coecidenciasvasvdespredicscao in australian full depontamento bretianick??? Oracom umaadandade chegamos la... se bem que homera razai pra giantsmo
Quero seren um fiscau da froreta amazona