Mineradora afirma que respeito à vida é seu principal valor, mas, com centenas de mortos em Brumadinho, vemos que a realidade é outra
Em sua comunicação institucional, a Vale defende que a vida vem em primeiro lugar. No entanto, ao contrário do que a mineradora afirma, Brumadinho mostrou, novamente, que o que vem em primeiro lugar para a empresa é o lucro.
Em apenas três anos, a Vale foi a responsável pelas duas maiores tragédias socioambientais do país, em Mariana e em Brumadinho. Milhares de pessoas perderam seus familiares, suas casas e seu modo de vida. Já está claro que as ações que vêm sendo tomadas pela Vale desde o desastre do Rio Doce não garantem a segurança do meio ambiente e da população nas regiões onde estão instaladas estas barragens.
Por isso, hoje, quando se completa um mês da tragédia que até o momento contabiliza 179 mortos e 131 desaparecidos, montamos esse vídeo para lembrar que a Vale é a verdadeira responsável pelo crime em Brumadinho.
Assista:
Chega de impunidade! Mostre que você também não aceita mais os crimes da Vale. Participe do abaixo-assinado #ParemAVale.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Menos lucro, mais cuidado com a vida!
A meu ver a Vale como qualquer outra mineradora, visa o lucro, o que foi dado a ela de mão beijada por menos da metade do seu valor venal da época, pelo então presidente FHC, que com certeza, contudo eu nada provar, deve ter tirado proveito disso também, portanto, a ele também cabe o onus dessa operação, e já que a Vale visou o lucro agora ela deve arcar com os prejuízos, sem reclamar, mesmo, não seja possível trazer os mortos de volta, mas, deverá remediar seus familiares e os demais que ficaram vivos e, ao mesmo tempo, destruir todas as barragens iguais a essa e que oferecem perigo por todo o País! dyezzi::.
Todas as tragedias que ocorreram e irão ocorrer são frutos de uma política marginalizada, corrupta não importam com o meio ambiente e nem mesmo com a vida humana ,as propinas cobrem um passado, presente e um futuro sombrio para uma nação e o seu povo. O povo brasileiro quer justiça em todos os seguimentos,Politica,justiças federal e na área Empresarial.Temos que fazer as reformas e principalmente a política, o fim dessas organizações criminosamente chamados partidos políticos a condenação de um corrupto político, ficha limpa, segunda instância a nunca mais poderá se candidatar a um cargo político e nem trabalhar em uma estatal. Prisão e cumprimento da pena na cadeia e constipar os bens adquirido pelo dinheiro ilícito,
A Mineradora Vale deve demolir todas as outras barragens construídas com a utilização do sistema à montante, sem causar mais danos ao meio ambiente, como ocorreu nos desastres anunciados, em Mariana e Brumadinho. Além, é claro, de dar todo apoio às famílias de Brumadinho, com ajuda financeira, psicológica e todas as outras necessárias. VALE, Você causou muita tristeza e dor a todos os brasileiros ao provocar os desastres de Mariana e Brumadinho em que tantas vidas foram perdidas, por causa da ganância de seus dirigentes, pois uma empresa tão poderosa não poderia ter tomado as providências necessárias e evitado tanto sofrimento para os todos?. A empresa Vale DEVE ser responsabilizada por todos os crimes e prejuízos causados a todos os brasileiros!
Do Vale é criminosa ela não só deve arcar pelos seus crimes ,deve ser impedida de cometer novos assassinatos.
Vale assassina
Barbaridade! Precisa fechar e tem que haver punição! Crime hediondo!
Somos indefesos diante dos interesses do capital
As multinacionais na America Latinas não estão preocupado com meio ambiente e pagam aos políticos de criar nas escolas treinamentos e sistema de aproveitamento de resídios o um dia do lucro paga todos prefeitos só de minas gerais por isso deve conscientizar que a omissão é maior crime. Muita gente sabia at´re o pessoal que era guia turístico sabia pois muitos conhecem a nascente mas comidade calam. Se a empresa não fossem 100% privada e tivessem 60% Estatal porque funcionários concursado não tem medo de denunciar por isso querem acabar com a Previdência e concursos público. Pense porque lugares estatais tem menos acidentes alem de pessoas qualificadas sem responsável por onde que trabalham. Tem acabar com a corrupção e a justiça passar a usar venda nos olhos de verdade (não esburacada) para ser justa para os pobres e parar julgar favor dos ricos, tenho questão na justiça AGU desde 1998 ja ganhei todas as causas e recursos e não paga porque não quer ai tem diz ditado sobre a justiça do governo "Deve não nego pago quando eu quiser". Gostou!!!
A vale tem que ser punida pelo o que aconteceu, não foi acidente.
Crime Ambiental, Social e Político. Fato!
Nesse momento de dor e de mais cenas de descasos com seres humanos, apoio pela responsabilidade total à Vale, para todas as consequências causadas à vida de cada pessoa afetada de alguma maneira, seja ele funcionário, parente, ou qualquer vida que tenha sido comprometida, assumindo financeiramente e, com apoio psicológico, saúde, moradia, jurídico, formação educacional, enfim tudo que for necessário para restabelecer de alguma maneira as vidas destruídas. Apoio também a responsabilidade da Vale, assumir financeiramente, com projetos de reestruturação de toda a devastação na natureza, até onde ela tiver atingido. Não podemos como uma nação permitir que as empresas fujam de suas responsabilidades perante aos desastres, que podem ser previstos sim, caso a vida do ser humano esteja em primeiro lugar ao invés de cifrões. É triste a impunidade porque abre espaço para atos covardes, desqualificando o valor da vida pelo poder, pelo dinheiro.
O governante desse País chamado Brasil, terá que tomar as providências perante essa maldita organização de vampiros chamada Vale ..para que seja imputadas todas e diversas multas para ressarcimento em defesa das pessoas que sofrem com a ganância dessa empresa.