Não tivemos um novo santuário, mas demos um passo rumo à conservação e bloqueamos uma ameaça real; veja como foi a reunião da Comissão Internacional da Baleia de 2018
Realizada a cada dois anos, a 67ª reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), o órgão global encarregado de cuidar das populações de baleias do mundo, terminou na sexta-feira (14) passada em Florianópolis, no Brasil, depois de causar indignação pública e uma grande mobilização nas redes sociais ao colocar para votação uma proposta do Japão de liberar a caça comercial de baleias, ainda que maquiada de “sustentável”. Felizmente, ela foi rejeitada por 41 votos contra 27 e 1 abstenção.
Ao longo dos anos, nos acostumamos à polarização entre os países nessas reuniões, e esse encontro não foi diferente. Nós do Greenpeace, com outros grupos ambientalistas e de conservação, estivemos lá como observadores. Veja um resumo do que vimos:
A Declaração de Florianópolis foi acordada
Apoiada por uma clara maioria de países (40 votos a favor contra 27), a Declaração de Florianópolis consagra a importância das baleias no ecossistema global e a CIB como um órgão de conservação. É bom lembrar que essa Comissão surgiu em 1946 para regular a caça às baleias como atividade econômica. Durante décadas, o Greenpeace fez uma campanha incansável para que a proteção fosse o foco deste organismo global. A declaração deste ano é um passo positivo e necessário, considerando que as ameaças às baleias estão aumentando ano após ano.
Nenhum Santuário de Baleias do Atlântico Sul, novamente
Apesar dos melhores esforços e de grandes esperanças do principal apoiador e país anfitrião, o Brasil, mais uma vez não houve apoio suficiente para criar um Santuário de Baleias do Atlântico Sul. Embora tivesse um claro apoio da maioria, a proposta não obteve o número mínimo de votos (75%) para ser aprovada. Sem desistir, continuaremos nossa articulação para que ela seja votada novamente na próxima reunião, daqui a dois anos, e finalmente aprovada.
A boa notícia é que, com a Declaração de Florianópolis, a área do Atlântico Sul passa a ser encarada como de interesse especial para a conservação e uso não-letal de baleias. Não é tão importante quanto um santuário, mas é mais um passo em direção a ele. Isso favorece atividades como a observação de baleias, que já gera uma receita de mais de dois bilhões de dólares por ano, contribuindo para a subsistência de comunidades costeiras, inclusive em países em desenvolvimento.
De olho na Antártida
Apesar destas conquistas, a proteção efetiva das baleias não está resolvida. Como já falamos, elas ainda estão ameaçadas pelo aquecimento global; pela pesca industrial que compete pelo seu alimento; pela poluição sonora e de plásticos; pela exploração de petróleo nos oceanos. São fatores complexos de se lidar e por isso o Greenpeace realiza diversas campanhas nesses temas.
Você pode ajudar o nosso trabalho global para criar grandes santuários oceânicos – áreas totalmente protegidas para a vida marinha, para que espécies como as baleias possam prosperar para as gerações futuras. Precisamos de você agora mais do que nunca, para proteger tanto as nossas águas nacionais como o alto-mar global, que teoricamente não pertence a ninguém e por isso é de todos nós.
Em outubro, a Comissão de Proteção da Antártida irá decidir pela criação do maior santuário marinho do mundo, no Oceano Antártico. Se você ainda não assinou a petição, assine agora e compartilhe com suas redes.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Vida longa para todas nossas irmãs cetaceas as Baleias !!!
PARABÉNS! Bravos!!
Nossa vocês não imaginam o quanto fiquei feliz!enfim uma boa notícia! Parabens a você Diogo e a toda sua eauipe! Muito obrigada por participar.
Essa é realmente uma ótima notícia! Mas temos que ficar atentos!
Parabéns a todos. São verdadeiros guerreiros. Nossas baleias só tem a agradecer. Contem comigo sempre.
Precisamos conseguir um santuário das baleias. A luta é continua.
Sem vocês , milhares de espécies já estariam extintas em nosso planeta. Obrigada por serem tão fortes e persistentes.
Nossa! Que bom, havia visto pela imprensa que o Brasil nao concordara com este tremenda absurdo. Enviei pra vários amigos da minha rede social, e todos que enviei se tornaram uma grande corrente contra esta horrível ideia. Contém comigo sempre. Abraços.
Agradeço o trabalho de todos que ajudam a cuidar de nosso meio ambiente. Dedico todas as minhas preces a vocês, aos animais e ao meio ambiente. Somos todos interdependentes. Como Paulista, faço a minha parte através da constante diminuição do lixo que produzo e espalhando esses trabalhos e esforços de todos vocês.
Tive o prazer de participar dos protestos em Florianópolis. Fiquei muito feliz com o resultado, apesar de ainda existir a caça das baleias em alguns países. Agora compartilhar o máximo possível do abaixo assinado p santuário das baleias. A União faz a força #savethewhales
Que o Deus Todo Poderoso esteja sempre à frente de todos vocês que se apaixonaram pelas maravilhas que ele criou, Jesus Cristo abençoe a todos. Estarei sempre contribuindo com esta luta fantástica e linda. Parabéns Greenpeace!
Humanos são Cruéis...
O Greenpeace Brasil está a fazer um excelente trabalho.O site é bem concebido e os artigos interessantes. Como professora que sou tenho motivado ao longo dos anos os meus alunos para a defesa do ambiente e preservação das espécies. Aqui em Portugal também existe uma delegação do Greenpeace mas parece que está parada pois pouco tem feito ultimamente. Por isso dou os parabéns ao Greenpeace Brasil.Continuem com o vosso excelente trabalho em prol do ambiente e da sobrevivência das espécies.