Olá para você que chegou por aqui em busca das receitinhas sem carne do mês de novembro.

Caso você não saiba, toda semana, em nossas redes sociais, nós convidamos a todos a refletir sobre nossos hábitos alimentares e os impactos na nossa saúde, no planeta e nos animais, com a campanha Segunda Sem Carne.

Você precisa saber que atualmente o planeta passa por uma crise climática e esse problema vem causando secas, inundações, furacões, aumento do nível do mar e oscilações extremas do clima. Portanto, muito além de um cuidado com a própria saúde, quando você opta por não consumir produtos de origem animal durante um dia da semana, você também está colaborando diretamente no combate ao aquecimento global e todas essas consequências que ele gera.

É claro que políticas públicas também se fazem necessárias na contribuição com mudanças desse tipo, mas a nossa própria consciência já pode ser sim uma forte aliada nessa luta a favor da melhoria da condição do meio ambiente como um todo.

Vamos às receitas?

Batalhoada

Ingredientes
2 batatas grandes
1 cenoura pequena
1 cebola média
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
Palmito (pote 300 gramas)
Azeitonas pretas à gosto
Orégano (ou salsinha)
Pimenta do reino e Sal
Azeite para regar (aprox. ½ xícara) .


Modo de preparo
1. Corte em rodelas as batatas e a cenoura e coloque para pré cozinhar com ½ colher (de sopa) de sal durante 10 minutos e escorra.
Rodelas cortadas aproximadamente 2 cm.

2.Enquanto estão cozinhando, corte em rodelas os pimentões (sem sementes) e a cebola.

3.Corte em rodelas 1 palmito para decorar (corte com cuidado para não desmanchar). 4. Com os palmitos que restantes, desfie com um garfo e reserve.

5.Regue com um fio de azeite a e comece a montar a batalhoada, primeiro forre com as batatas, cenoura, e vai adicionando os pimentões, cebolas e salpique palmito desfiado.

6.Pré aqueça o forno a 180º e coloque o refratário (com papel alumínio por 15 minutos). Depois retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 15 minutos.

E se essa é a primeira vez que você cogita aderir à redução do consumo de alimentos que colaboram com a destruição do nosso planeta, e ainda está com um pouco de confusão na mente, sem saber ao certo como começar, nós podemos te ajudar. Faça parte da nossa campanha Segunda Sem Carne e aproveita para dar uma olhada nesse e-book “Quarentena Sem Carne”, com receitas de chefs e nutricionistas da boa alimentação.

Vem entender mais um pouco mais sobre o estilo de vida vegetariano.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!