Pará é o estado da Amazônia que mais desmata para a exploração garimpeira; região do Tapajós é o epicentro do garimpo ilegal
Um levantamento do Greenpeace Brasil mostrou que somente no mês de julho deste ano 73% da destruição causada na Amazônia para a exploração de garimpo ocorreu em unidades de conservação e terras indígenas, áreas que deveriam estar protegidas pelo Estado. Segundo alertas do Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram detectados 2.369 hectares de desmatamento para exploração de garimpo na Amazônia neste período, sendo que o Pará concentra 91% dessa destruição, um total de 2.156 hectares. Somente Itaituba e Jacareacanga, cidades localizadas na região do Tapajós, concentram 70% do desmatamento para garimpo na Amazônia brasileira. Essas cidades também são apontadas como os principais pontos de origem de ouro ilegal, sendo grande parte fruto da extração realizada dentro de áreas protegidas.
Em uma análise anterior, que considerou o período entre janeiro e abril de 2020, o Greenpeace já havia revelado que 72% de todo o garimpo realizado na Amazônia tinha ocorrido dentro de áreas protegidas. “Os dados confirmam que o avanço do garimpo sobre as terras indígenas e unidades de conservação tem sido contínuo. Essa realidade explicita a vulnerabilidade em que se encontram essas áreas e os povos indígenas diante da corrida desenfreada pelo ouro, que se alastra como uma epidemia pela Amazônia”, afirma Carolina Marçal, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil.
Um total de 55% de todo o desmatamento para a exploração garimpeira na Amazônia Legal ocorreu dentro de três áreas protegidas: Área de Proteção Ambiental do Tapajós, Terra Indígena Munduruku e Terra Indígena Kayapó, todas elas localizadas no estado do Pará. A exploração de garimpo nas terras indígenas é vedada por lei, segundo o artigo 231 da Constituição Federal.
Ouro forjado pela destruição
O Tapajós é o epicentro do garimpo ilegal na Amazônia brasileira. Um dos fatores que tem contribuído recentemente para a expansão dessa destruidora atividade na região é o preço do ouro, que em julho de 2020 atingiu o seu valor mais alto nos últimos 30 anos. Ou seja, o aumento do preço do ouro no mercado global tem reflexo direto na produção local.
Segundo dados oficiais, o Pará, terceiro maior produtor do minério no Brasil, teve um salto nas exportações em 2020. O volume total de ouro oficialmente exportado por este estado entre janeiro e julho de 2020 foi 418,5% maior do que o do mesmo período no ano anterior.
“Além dos fatores econômicos, existem condições políticas favoráveis para o avanço da atividade. Declarações do presidente Bolsonaro, diminuição da fiscalização e propostas de legalização do garimpo em terras indígenas aumentam ainda mais a pressão sobre a floresta nessas áreas, além de serem uma afronta à Constituição e violarem os direitos dos povos indígenas”, conclui Carolina.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Chuva abençoe por Deus
Fora o garimpo da Amazonia..!! Nao podemos perder mais biodiversidade
A floresta é muito importante para todos os seres humanos indispensável para nossa saúde !!!
Precisamos ter uma conscientização em conjunto para evitar o desmatamento caótico, desordenado, ambicioso e covarde para com a mãe natureza, Precisamos dela para respirar. Há uma reciprocidade vida animal com a vegetal. Ela, a floresta, é o nosso ar de cada dia. È vida, È a vida. É a nossa sobrevivência.
Deus pode favorecer todos de bom
Muito importante para o equilibrio ecologico desde ja zelar pelo nao desmatamento voraz que consome nosso pulmao verde que e a floresta Amazonica.
Isso e triste, ate onde vai o ser humano por dinheiro?! Isso tudo e uma vergonha para o nosso estado.
Como pode tanta permissividade? Já deixou de ser um crime comum para ser um crime contra a humanidade. Sobre o que fala o Princípio de Haya? E onde fica exatamente o pulmão do Planeta?
Deus abençoe que nossos gestores tomem posição quanto a isso
É um governo q só destrói a natureza. Temos uma quantidade de povo, significativa, q não se manifesta em massa contra isso. O risco da vida é de todos.
Esse Governo atual, juntamente com Ministro do Meio Ambiente e a bandidagem toda é um imenso prejuízo à Vida Humana!!!!
Temos um governo que prioriza os negócios. A vida dos povos e da floresta são secundárias. É preciso que se diga a esse presidente que assim ele não será reeleito.
Muito obrigada pelos alertas. Seria ótimo se fôssemos também convidados a participar de ações do Greenpeace.
Só tenho a lamentar o que vem ocorrendo com as nossas florestas. Isso é típico de um governo incompetente que não enxerga a luz dos acontecimentos!!!
Vivemos cada vez mais embrenhados num Mundo perigoso, é tempo de parar e reconsiderar os valores para qual vivemos… Ainda é tempo de salvar a Natureza e com ela a Humanidade !!
Será que existe como vencer essa batalha? É desesperador. Tem de haver uma solução, temos de acordar desse pesadelo.
Infelizmente o governo ainda não se deu conta da importância da preservação. O turismo ecológico deveria ser explorado, isso renderia bilhões aos cofres públicos. Deveria ser investido mais em tecnologia e aí explorar as áreas degradadas para a agropecuária, infelizmente só sentirão a perda quando as secas severas impactarem no agro.
O futuro do PLANETA já foi há muito tempo. A pandemia trouxe à tona a besta humana mais demolidora , destrutiva e egoísta. Nenhum dos líderes mundiais se preocupa com o desaparecimento da Amazónia, nem com o futuro das gerações. Estamos num longo túnel de destruição lenta. O turismo de massas e o lazer exagerado das sociedades ocidentais, acabaram com o resto. Resta-nos uma longa espera da escuridão.
Hoje o ouro ainda é mais precioso do que a agua e o ar. Mas até quando ? Criamos os nossos mitos, transformando o ouro numa commodite valiosa, e mergulhamos cegamente na nossa própria loucura.
Sou muito muito triste. Essa emoção vou tem que usar para agir. Depois que achei um trabalho. Vocês são TOP. E claro os povos originários, os reis do mundo, são TOP também!
vamos salvar amazonia dos fogos e dos desmatamertos vamos preservan a mazonia avasar brasil
Enojante,revoltante! A Amazônia pertence ao povo brasileiro,não podemos permitir que esse governo a destrua.Como exigir credibilidade de investidores estrangeiros,mantendo um mau caráter como Salles no ministério !!!!!
O cuidado de nossas florestas será o resultado do nosso futuro. Os índios sabem dessa importância.
Lamentável a posição do nosso presidente, quando tudo isso vai acabar? Precisamos encontrar uma maneira de conscientizar as pessoas da importância de nossas florestas.
A floresta amazônica é um dos nossos bens mais preciosos, quando os danos causados forem irreversíveis todos iremos sofrer as consequências, temos que exigir que esse tesouro nacional seja preservado, nossos governantes não podem agir como possuidores dessa riqueza como se estivessem em seu quintal particular. Essa riqueza não pertence a alguns poucos indivíduos mas sim ao Brasil.
Abuso inadmissível!
Nossa gente, me esqueci por completo do vazamento. E ninguém foi punido. O que não entendo, porque tem exploração numa área protegida. Quem permite que isto aconteça??
"Temos neste momento um des-governo, que não se preocupa com a floresta, com o indígena e com o meio-ambiente; não temos um ministro do meio ambiente, temos um espantalho que mal sabe sobre como administrar a própria pasta". É um pateta pau mandado que não está nem aí com a destruição ambiental.