Da telona para a telinha, a tradicional Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega imperdível à sua 9ª edição com 98 filmes de 24 países, totalmente online e gratuita
Saudade de um cineminha, né minha filha? Com a pandemia do coronavírus, as grandes salas de cinemas e eventos continuam fechadas para evitar aglomerações, o que obrigou os festivais audiovisuais a se adaptarem. Não foi diferente com o mais importante evento cinematográfico sul-americano dedicado à temática socioambiental: a Mostra Ecofalante, que será realizada de 12 de agosto a 20 de setembro. E o melhor: totalmente online e gratuita. Uma ótima oportunidade também para quem mora fora de São Paulo.
Na programação estão 98 filmes de 24 países, muitos deles inéditos e selecionados do Festival de Cannes, Festival de Berlim, Festival de Sundance, entre outros. São animações, documentários e histórias curtas ou longas que vão fazer você refletir, se emocionar, ampliar seu conhecimento sobre questões sociais e ambientais em temas como povos tradicionais, mudanças do clima, proteção das florestas, consumo consciente, ativismo, entre outros. Os filmes poderão ser acessados pelas plataformas Videocamp e Spcine Play, mediante um simples cadastro. Mas atenção: ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h, por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um.

Em junho, a experiência de realizar um festival online durante a Semana do Meio Ambiente, em parceria com a plataforma Videocamp, foi um sucesso. “Tivemos sessões em 490 cidades do Brasil e a participação de quase 30 mil pessoas nos filmes e debates”, conta Chico Guariba, diretor do festival.

Ao mesmo tempo que estarão sendo exibidos os títulos, ocorrerá diversas competições, como a Competição Latino-Americana que destaca filmes recentes de diretores renomados, como Lírio Ferreira, Marcelo Gomes, Daniela Thomas, Jorge Bodanzky, Wolney Oliveira, Estêvão Ciavatta e Petrus Cariry. E também o Concurso Curta Ecofalante, que premia produções de estudantes brasileiros.

Debates e entrevistas
Um acréscimo ao evento é que também será disponibilizado entrevistas com dez diretores de notoriedade internacional. A programação prevê ainda debates virtuais, com atenção especial para o incremento na acessibilidade ao público. Todas as exibições e entrevistas poderão ser conferidas pelo site da Ecofalante e os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook e no Youtube da Mostra, sempre às quartas-feiras e aos sábados.
O Greenpeace estará presente na discussão sobre Emergência Climática com a nossa coordenadora de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil, Fabiana Alves. Confira a programação dos debates:
15/08 (sábado), às 19h: Economia – Financeirização do Mercado Imobiliário
19/08 (quarta), às 19h: Economia – Privatização da água e interesses corporativos
22/08 (sábado), às 17h: Emergência climática – Emergência climática e o Green Deal
26/08 (quarta), às 19h: Ativismo: Ativismo em tempos não-democráticos
29/08 (sábado), às 19h: Trabalho: Aceleração da precarização e movimentos de resistência
02/09 (quarta), às 19h: Povos e Lugares: Migrações no século 21
05/09 (sábado), às 19h: Consumo: É possível mudar o paradigma do consumo no pós-pandemia?
09/09 (quarta), às 19h: Tecnologia: Qual é a real influência dos influencers?

Acesse a programação completa dos filmes aqui
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
q
Quais dias horárioetc
Achei as pautas super interessantes e os documentários são tantos que espero conseguir ver o máximo possível. Obrigada
Maravilhosas produções!! Adorei e ja compartilhei com todos os meus contatos. Vou assistir
Excelentes filmes. Muito importantes para a conscientização humana!