Da telona para a telinha, a tradicional Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega imperdível à sua 9ª edição com 98 filmes de 24 países, totalmente online e gratuita

Saudade de um cineminha, né minha filha? Com a pandemia do coronavírus, as grandes salas de cinemas e eventos continuam fechadas para evitar aglomerações, o que obrigou os festivais audiovisuais a se adaptarem. Não foi diferente com o mais importante evento cinematográfico sul-americano dedicado à temática socioambiental: a Mostra Ecofalante, que será realizada de 12 de agosto a 20 de setembro. E o melhor: totalmente online e gratuita. Uma ótima oportunidade também para quem mora fora de São Paulo.

Na programação estão 98 filmes de 24 países, muitos deles inéditos e selecionados do Festival de Cannes, Festival de Berlim, Festival de Sundance, entre outros. São animações, documentários e histórias curtas ou longas que vão fazer você refletir, se emocionar, ampliar seu conhecimento sobre questões sociais e ambientais em temas como povos tradicionais, mudanças do clima, proteção das florestas, consumo consciente, ativismo, entre outros. Os filmes poderão ser acessados pelas plataformas Videocamp e Spcine Play, mediante um simples cadastro. Mas atenção: ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h, por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um.

Que impacto um mundo sem carne teria no meio ambiente? É o que o cineasta Marc Pierschel busca descobrir no filme “O Fim da Carne” (Alemanha, 2017, 94′)

Em junho, a experiência de realizar um festival online durante a Semana do Meio Ambiente, em parceria com a plataforma Videocamp, foi um sucesso. “Tivemos sessões em 490 cidades do Brasil e a participação de quase 30 mil pessoas nos filmes e debates”, conta Chico Guariba, diretor do festival.

Selecionado para representar a Grécia no Oscar, “Tomates, Molho e Wagner” conta a história do engenhoso plano de dois primos gregos de invadir o mercado mundial com seus tomates orgânicos, com a ajuda de cinco mulheres de um pequeno povoado rural 

Ao mesmo tempo que estarão sendo exibidos os títulos, ocorrerá diversas competições, como a Competição Latino-Americana que destaca filmes recentes de diretores renomados, como Lírio Ferreira, Marcelo Gomes, Daniela Thomas, Jorge Bodanzky, Wolney Oliveira, Estêvão Ciavatta e Petrus Cariry. E também o Concurso Curta Ecofalante, que premia produções de estudantes brasileiros.

No curta “Tuã Ingugu” (Olhos D’Água), de Daniela Thomas, o cacique Faremá, da etnia Kalapalo, nos conta sobre o nascimento da água e nos adverte sobre as consequências de desrespeitá-la.

Debates e entrevistas

Um acréscimo ao evento é que também será disponibilizado entrevistas com dez diretores de notoriedade internacional. A programação prevê ainda debates virtuais, com atenção especial para o incremento na acessibilidade ao público. Todas as exibições e entrevistas poderão ser conferidas pelo site da Ecofalante e os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook  e no Youtube da Mostra, sempre às quartas-feiras e aos sábados. 

O Greenpeace estará presente na discussão sobre Emergência Climática com a nossa coordenadora de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil, Fabiana Alves. Confira a programação dos debates:

15/08 (sábado), às 19h: Economia – Financeirização do Mercado Imobiliário

19/08 (quarta), às 19h: Economia – Privatização da água e interesses corporativos

22/08 (sábado), às 17h: Emergência climática – Emergência climática e o Green Deal

26/08 (quarta), às 19h: Ativismo: Ativismo em tempos não-democráticos

29/08 (sábado), às 19h: Trabalho: Aceleração da precarização e movimentos de resistência

02/09 (quarta), às 19h: Povos e Lugares: Migrações no século 21

05/09 (sábado), às 19h: Consumo: É possível mudar o paradigma do consumo no pós-pandemia?

09/09 (quarta), às 19h: Tecnologia: Qual é a real influência dos influencers?

Seis histórias indígenas dos tempos antigos das etnias Kuikuro, Javaé e Kadiwéu compõem o “Mitos Indígenas da Travessia”, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues

Acesse a programação completa dos filmes aqui