Todos os artigos
-
Resolução histórica define justiça climática e racismo ambiental como diretrizes para políticas públicas
Inédita, Resolução 26916/2025 reconhece que a crise climática aprofunda as desigualdades sociais, raciais e de gênero no país e afeta de maneira desproporcional diferentes grupos sociais.
-
Congresso aprova Licença Ambiental Especial e libera devastação no Brasil
MP 1.308/25 autoriza em tempo recorde obras e empreendimentos que são considerados “estratégicos” pelo Executivo, mas sem definir o que vem a ser “estratégico”
-
MP sobre Licença Ambiental Especial (LAE) é aprovada a toque de caixa em comissão mista do Congresso
Relatório segue para votação na Câmara e Senado, mas sem chance de alterações significativas em seu conteúdo.
-
Aprovação do PL da Devastação uma semana após COP30 é escandalosa, alerta Greenpeace Brasil
Projeto de Lei 2.159/21, aprovado nesta quinta-feira (27) no Congresso Nacional, é o maior retrocesso ambiental do Brasil nas últimas quatro décadas.
-
Texto proposto pela COP30 não consegue aumentar a ambição, proteger as florestas e garantir o financiamento, avalia Greenpeace
O Greenpeace não aceita o segundo texto “Mutirão” proposto pela COP30 e pede que as Partes façam o mesmo e devolvam o documento à Presidência para revisão.
-
NDC´s: metas climáticas do G20 para 2035 ficam aquém do necessário para manter 1,5°C, aponta relatório do Greenpeace
Apesar de serem responsáveis por 80% das emissões globais, metas climáticas do G20 representam um corte de 23% a 29% nas emissões, quando que o necessário seria uma redução global…
-
Greenpeace apresenta propostas para que países adotem medidas de adaptação climática centradas nas comunidades
Organização lança nota técnica na COP30 defendendo indicadores que revelem as vulnerabilidades das populações mais impactadas, garantam financiamento direto e valorizem soluções lideradas localmente;
-
Para ser um marco histórico, COP30 precisa de ações ambiciosas para florestas e clima
Mundo precisa de planos concretos para zerar o desmatamento até 2030, promover a transição para o fim dos combustíveis fósseis, fortalecer a adaptação para aumentar a resiliência climática e garantir…
-
“Baku a Belém”: roteiro reconhece ameaça do endividamento de países em desenvolvimento, mas não chama desenvolvidos à responsabilidade
Como ponto positivo, roteiro destaca a necessidade de ampliar o acesso direto a financiamento para povos indígenas e outras comunidades tradicionais, comunidades vulnerabilizadas e mulheres.
-
Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) é passo importante para acabar com desmatamento
O Greenpeace avalia que o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) é um passo importante rumo ao fim do desmatamento global. O mecanismo ainda tem lacunas tanto nos…









