Povos e territórios

A Frente de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil atua para fortalecer os direitos dos povos originários, promovendo justiça social, conservação ambiental e proteção de seus territórios.

680

terras índígenas aguardam providências do governo federal para serem demarcadas

Fonte: Funai

256

povos indígenas estão em território brasileiro

Fonte: ISA

305

etnias e 274 línguas indígenas existem em nosso país

Fonte: IBGE

Pessoas indígenas sujas de lama e sangue cenográfico, representando todas as mortes, violências e sofrimento causados pelo garimpo. Na imagem tem blocos de ouro escrito ''Ouro ilegal: crime!''

Direitos violados e ameaças

As invasões a Terras Indígenas atingiram 263 casos em 2020, um dos maiores números dos últimos 35 anos. Essa violência não apenas ameaça a sobrevivência dos povos, mas também impacta suas culturas, autonomia e modos de vida. Além disso, a destruição desses territórios compromete ecossistemas inteiros e coloca em risco a saúde da floresta amazônica

Estamos ao lado dos povos indígenas

Nosso compromisso é fortalecer a mobilização e a resistência das comunidades indígenas. Defendemos que suas necessidades sejam levadas em conta na formulação de grandes projetos e que o direito ao consentimento prévio, livre e informado, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), seja respeitado.

Como o Greenpeace ajuda os povos indígenas?

Formalizamos denúncias de violações contra os povos indígenas e seus territórios. Monitoramos o garimpo em Terras Indígenas e mobilizamos milhares de pessoas por petições, pressionando governos, políticos e empresas para que respeitem seus direitos.

Explore outros tópicos

Como você pode ajudar

Últimas notícias

Saiba mais sobre outros assuntos