26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Protesto em Madrid, na Espanha, onde aconteceu a COP25 em 2019. © Pablo Bazquez/Greenpeace

O Reino Unido recebeu os líderes mundiais em Glasgow para a 26ª Cúpula Climática da ONU – também conhecida como COP26. A conferência aconteceu poucos meses após o lançamento do último relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que afirmou ser inequívoca a influência humana no superaquecimento do planeta.

Entre 2011 e 2020, a média da temperatura global atingiu 1.09°C acima dos níveis pré-industriais. Estamos vivendo a última janela de oportunidades para a tomada de ação em direção a uma mudança urgente e necessária para conter as mudanças climáticas e a COP cumpre um importante papel neste cenário.

A COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) acontece anualmente e é onde centenas de líderes mundiais se reúnem para negociar e acordar planos para combater as alterações do clima.

Em 2021, a 26ª edição da conferência climática acontecerá em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro. Esta é a reunião mais importante desde a COP21, em 2015, quando quase 200 líderes mundiais assinaram o Acordo de Paris e formalizaram seu comprometimento em frear as mudanças climáticas.