Quem é o
Greenpeace Brasil?
O Greenpeace é uma organização ambiental que existe porque o planeta e seus ecossistemas precisam de quem os defenda. Estamos no Brasil há mais de 30 anos denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição da Amazônia e ameaçam o clima global.
+200
profissionais trabalham no Greenpeace Brasil
3 cidades
brasileiras contam com nossas equipes: Manaus, Brasília e São Paulo
+1.500
voluntários e voluntárias espalhados por todas as regiões do Brasil e também online no Conexão Verde
O que fazemos?
Nos mobilizamos por meio de ações pacíficas e criativas para expor os problemas ambientais e abrir diálogo com a sociedade. Acreditamos no poder da transformação por meio da luta coletiva. Somente de forma coletiva vamos desenvolver soluções efetivas para um futuro verde e pacífico. E precisamos de você nessa jornada!
Somos ativistas com o compromisso de defender o meio ambiente, a biodiversidade e todas as formas de vida. Defendemos os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, que tanto nos ensinam sobre como viver em harmonia com a natureza.
Nossos pilares
O ativismo, a coragem e a esperança de transformar a realidade são princípios que orientam nossas campanhas e a forma como atuamos. Enquanto muitos olham para as florestas e outros ambientes naturais somente como fonte de lucro, temos compromisso com a proteção do planeta por meio da conscientização coletiva e ações efetivas.
A não-violência, a promoção da paz, a busca por soluções sustentáveis e a independência financeira são nossos valores fundamentais. Não aceitamos dinheiro de governos, empresas ou partidos políticos. Nosso comprometimento é somente com o meio ambiente e com a dignidade humana e, por isso, contribuições de pessoas físicas e doações de fundações são a única fonte de nosso financiamento.
Não temos amigos ou inimigos permanentes. Pressionamos todos os setores e atuamos junto a eles para defender os ecossistemas. O que importa não são palavras, mas ações. Além do Brasil, o Greenpeace está presente em outros 56 países. Todos os dias, convidamos milhões de pessoas a se movimentar por um mundo mais pacífico, verde e justo. Acreditamos que um futuro melhor não apenas é possível como está sendo construído hoje. Vem com a gente!
Para saber mais da nossa história, acesse página especial sobre os 30 anos do Greenpeace Brasil
Missões e valores
- Proteger os ecossistemas e a biodiversidade em todas as suas formas
- Independência política e financeira
- Pressionar governos e empresas em defesa do meio ambiente
- Promover a paz, o desarmamento global e a não-violência
- Enfrentar as mudanças climáticas
- Promover soluções sustentáveis junto à sociedade
Equidade, diversidade e inclusão
Para o Greenpeace, abraçar a diversidade significa celebrar as semelhanças e diferenças que fazem com que cada pessoa seja única. Quando falamos sobre a diversidade, nos referimos a um conceito que inclui a pluralidade de vivências que existem e incluem gênero, idade, raça e outros marcadores sociais.
A inclusão é o meio pelo qual colocamos a diversidade em ação. Já o princípio da equidade nos orienta a fazer o necessário em todos os âmbitos do Greenpeace. Não há justiça sem equidade.
6 princípios que nos guiam:
- Construímos continuamente um Greenpeace que preza pela equidade, diversidade e inclusão para nos aproximarmos do mundo que queremos.
- Estamos comprometidos em estimular, desenvolver e garantir a diversidade entre todas as nossas comunidades, o que inclui equipes de trabalho e voluntariado.
- Alimentamos uma cultura segura e inclusiva onde o respeito e a dignidade são centrais entre todas as pessoas.
- Valorizamos e confiamos na colaboração coletiva. Acreditamos que a diversidade de ideias, perspectivas e experiências nos faz tomar decisões mais sábias e alcançar melhores resultados.
- Todas as pessoas que fazem parte do Greenpeace são incentivadas a aprender, liderar e crescer. Nos esforçamos para identificar barreiras ou tensões potenciais e enfrentá-las com diálogo e responsabilidade.
- A responsabilidade pelo respeito à diversidade e inclusão é compartilhada dentro da nossa organização, seja no cotidiano ou em grandes projetos e ações.
Últimas notícias
-
A voz das comunidades ribeirinhas e quilombolas na Foz do Amazonas
Estivemos em cinco comunidades ribeirinhas e quilombolas da Foz do Amazonas para discutir os riscos de um possível derramamento de óleo, lançando a cartilha “Onde essa maré vai dar?”.
-
Cicatrizes da seca recorde no coração dos amazonenses
Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, a Amazônia enfrentou uma seca recorde, e no Amazonas, populações ficaram novamente isoladas.
-
COP29 chega ao fim com financiamento climático fraco e insuficiente
A Conferência da ONU em Baku, no Azerbaijão, terminou com uma nova meta de financiamento climático de 300 bilhões de dólares anuais até 2035
-
Barricadas contra o Marco Temporal
Mobilização em Roraima contra a PEC 48 reúne milhares e já dura mais de vinte dias