Os voluntários, que continuam com suas pautas mais ativas do que nunca, trazem ideias inovadoras para quem deseja engajar-se pelo planeta sem precisar ir às ruas

03/06 – 8° e último Encontro com Comunidades (por enquanto!) <3

Para encerrar a primeira temporada de encontros com os voluntários, convidamos Luck, da Pandora Treinamentos, para falar um pouco sobre gerenciamento de emoções em tempos de quarentena. Entendemos que, após conversarmos sobre tantos assuntos, seria ideal finalizarmos com um tema mais acolhedor, que fizesse com que os voluntas trocassem experiências cotidianas e relaxassem um pouco 🙂 

© Greenpeace Brasil

03/06 – Dia Nacional da Educação Ambiental 

O grupo de Brasília aproveitou a data para falar sobre a importância de conscientizar as crianças e o poder que a educação ambiental tem para formar cidadãos conscientes e sustentáveis. Os voluntas aproveitaram para relembrar uma das ações que eles realizaram pelo Projeto Escola, onde as crianças puderam participar de uma oficina de plantio de mudas. 

Eles também propuseram questionamentos para os seguidores: 

“Com reflexões na sua rotina diária, você se pergunta:

– Eu preciso comprar isso?

– É realmente necessário para mim?

– Eu vivo com o essencial?

– Eu produzo menos lixo?

– Eu invisto em mais momentos e em menos coisas?”

© Grupo de voluntários de Brasília

Os grupo de Goiânia e Bertioga também contemplaram a data em suas redes sociais:

© Grupo de voluntários de Goiânia
© Grupo de voluntários de Bertioga

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia do Meio Ambiente os voluntas deram um show nas redes; eles se empenharam para produzir vídeos, imagens e textos de conscientização sobre o dia. Olha só:

O grupo de Belém decidiu falar sobre a relação entre periferia e meio ambiente, e para isso, convidou Luciana Barbosa, que é influenciadora digital e moradora do bairro da Terra Firme. 

Para assistir ao vídeo, é só clicar aqui 🙂 

© Grupo de voluntários de Belém

Os voluntas de BH juntaram-se a vários outros grupos do Brasil para produzir esse vídeo, que agrupa depoimentos e dicas sobre como cada um deles tem agido para contribuir com o meio ambiente. 

O vídeo ficou super fofo e didático, vale a pena ver: 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

O grupo de Manaus também produziu um vídeo, com reflexões importantes e um toque de poesia. Pra assistir, é só clicar aqui. 

© Grupo de voluntários de Manaus

Já o grupo de Macapá utilizou as redes para dar dicas de como entender melhor o que está acontecendo com o planeta. Os voluntas postaram imagens como essa aqui, e divulgaram outras informações para os seguidores que desejam embasar-se melhor no assunto: 

© Grupo de voluntários de Macapá

05/06 – Reunião de boas-vindas do ABC

Os voluntas do ABC fizeram mais uma reunião para integrar os novos membros à equipe. Veteranos e novatos se apresentaram e discutiram os princípios e próximos passos do grupo. 

© Grupo de voluntários do ABC Paulista

06/06 – Live sobre a Covid-19 e racismo ambiental

O grupo de Fortaleza continua a todo vapor produzindo lives semanalmente, e o assunto da vez foi Covid-19 e racismo ambiental, temas de suma importância. Para compor a roda de conversa, os voluntas convidaram Renato Weslley, Historiador e membro do Green Fortaleza; Erica Pontes, Doutora em Geografia; Cris Faustino, Coordenadora do Instituto Terramar e Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; João Alfredo Telles, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/CE e Daniel Valentim, Cientista Social. 

Para assistir essa e/ou as demais lives do grupo, é só acessar o canal deles no youtube 🙂 

© Grupo de voluntários de Fortaleza

08/06 – Dia Mundial dos Oceanos 

Seguindo a onda da Semana do Meio Ambiente, os grupos postaram nas redes sociais informações atuais sobre a situação dos oceanos, além de ideias e dicas para as pessoas contribuírem com a proteção dos mesmos. 

Belo Horizonte, por exemplo, aproveitou para fazer um mural de vídeos no feed do instagram, cada um deles com sons e informações diferentes sobre a vida marinha: 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Já o grupo de São Paulo preferiu divulgar nossa campanha Proteja os Oceanos:⠀⠀⠀⠀

© Grupo de voluntários de São Paulo

08/06 – Mobilização contra Salles

Os voluntas de todo o Brasil aproveitaram o aniversário de Ricardo Salles para ironizar e criticar seus “grandes feitos” pelo meio ambiente. Os grupos fizeram um tuitaço com a #ForaSalles e usaram o Instagram para postar imagens e denúncias contra o ministro. 

© Grupo de voluntários de Macapá

10/06 – Live sobre Boas Práticas – Impactos no Semiárido 

A voluntária Luiza Botelho, representando o grupo de Cariri, ministrou uma palestra online sobre Boas Práticas e os Impactos no Semiárido. O evento foi organizado pelo Limpa Brasil e contou com o apoio de diversas organizações. 

© Grupo de voluntários de Cariri

10/06 – Live sobre Alimentos e Produção Agroecológica no Amazonas

Os voluntários de Manaus organizaram uma live com a Mariana Reia, Coordenadora da Rede Maniva de Agroecologia, para falar sobre alimentos sustentáveis, agricultura familiar e todo o processo de produção agroecológica.

© Grupo de voluntários de Manaus

Divulgação do caso Parque Estadual da Serra Ricardo Franco 

No dia do Meio Ambiente, os grupos como Macapá, Belo Horizonte e São Luís se juntaram ao Greenpeace Brasil para divulgar o caso do Parque Estadual Ricardo Franco. Os voluntários utilizaram as redes sociais para denunciar o desmatamento e a desproteção das terras que, por lei, deveriam estar protegidas na área do Parque. 

© Grupo de voluntários de São Luís

Doações para a comunidade Guarani Mbya 

O grupo de Porto Alegre tem se mobilizado nas redes sociais para arrecadar doações de máscaras e cobertores e enviar à comunidade Guarani Mbya, uma das tantas que estão sofrendo com a vulnerabilidade em tempos de Covid. 

© Grupo de voluntários de Porto Alegre

Aniversário do grupo de Fortaleza <3

Essa semana os voluntários da capital do Ceará celebraram nas redes sociais os 3 anos de existência do grupo! Eles contaram um pouco sobre a trajetória do Greenpeace Fortaleza, conquistas e aprendizados e aproveitaram para agradecer uns aos outros pela união e confiança. Esperamos que essa data se repita por muitos anos 🙂

© Grupo de voluntários de Fortaleza
© Grupo de voluntários de Fortaleza

Segunda sem carne

A receita dessa semana é de nuggets vegano e foi compartilhada pelo grupo de BH 🙂 

Pra quem quiser, tem a receita completa aqui. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

#Tbt 

Essa semana a voluntária Mariana Faria, de Belo Horizonte, compartilhou não só uma como várias imagens de ações do grupo, contando um pouco sobre as belezas que o propósito de ser voluntário(a) possui. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂