Nos últimos 7 dias, os voluntários aproveitaram as diversas datas especiais para organizar mais de 15 atividades virtuais diferentes, além de propor engajamento através de receitas e tutoriais sustentáveis

13/05 – 6° encontro com comunidades <3

No nosso último encontro com os voluntas, contamos com a presença de mais de 35 voluntas e do Diogo Gonzaga, membro do Green internacional. Ele compartilhou um pouco da sua trajetória em storytelling e deu dicas para os voluntas sobre como contar uma boa história – e a importância que isso tem. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar um exercício para treinar a comunicação neste momento em que estamos. 

© Greenpeace Brasil

20/05 – Recepção Virtual de Macapá

Para receber os voluntas novos do grupo, os veteranos de Macapá organizaram uma confraternização online para todos se conhecerem melhor e alinharem os objetivos do grupo daqui pra frente. 

© Grupo de Voluntários do Macapá

20/05 – Dia Mundial da Abelha 🐝

Como data de conscientização da importância das abelhas no ecossistema, principalmente na polinização para o desenvolvimento sustentável, o Dia Mundial da Abelha busca levar mais informação às pessoas sobre como tudo no meio ambiente está conectado. Pensando nisso, o grupo do ABC Paulista divulgou a data nas redes sociais:

© Grupo de voluntários do ABC Paulista

22/05 – Dia Internacional da Biodiversidade 

Com mensagens de mobilização e conscientização da importância de protegermos nosso ecossistema, vários grupos se engajaram nas redes e no Conexão Verde com posts e textos sobre o Dia Internacional da Biodiversidade; olha só: 

© Grupo de voluntários de Manaus
© Grupo de voluntários de Brasília

22/05 – Dia do Apicultor 

Para valorizar e lembrar da importância do trabalho das pessoas dessa área, os voluntas de BH fizeram uma homenagem a todos os apicultores do Brasil. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

22/05 – Encontro dos Voluntas contra a MP910

Os grupos de São Luís, Macapá, Manaus e Belém de reuniram através do Zoom para conversar sobre a então MP910, seus malefícios e através de quais formas os voluntas podem se engajar para mobilizar o maior número de pessoas possível. 

© Grupo de voluntários de São Luís, Macapá, Manaus e Belém

22/05 – Live sobre a importância da sustentabilidade na agricultura                                             

O grupo de Fortaleza continua com as lives semanais, e o tema dessa semana foi a da sustentabilidade na agricultura. Para conversar sobre o assunto, os voluntários convidaram Luiz Tiago, engenheiro agrônomo; Alexandre Caique, fundador da Ecoar Sintropia e Maria Vitória, graduanda em agronomia. 

*Por problemas técnicos, a live, que estava prevista para acontecer em 20/05, acabou acontecendo em 22/05.

© Grupo de voluntários de Fortaleza

23/05 – Dia da Tartaruga                                                                                                           

Para informar sobre a importância das tartarugas para a regulação do nosso ecossistema e explicar como podemos protegê-las da extinção, os voluntas de Brasília postaram conteúdos de mobilização: 

© Grupo de voluntários de Brasília

24/05 – Cine Debate – Ser Tão Velho Cerrado                                                          

Dando sequência aos encontrinhos virtuais, o grupo de Brasília resolveu se reunir através do Zoom para discutir sobre o filme “Ser Tão Velho Cerrado” e debater sobre desmatamento e a perspectiva das pessoas que vivem nessa realidade. Os voluntas também fizeram a apresentação do relatório “Segure a Linha”, que trás importantes dados sobre o avanço da fronteira agropecuária no Cerrado.

 Se estiver afim de assistir este filme também é só clicar aqui 🙂 

© Reproducção/AdoroCinema

24/05 – Reunião online – Salvador                                                                             

Para debater temas como o processo seletivo, grupo de estudos, programação das atividades do mês e próximas reuniões, o grupo de Salvador se reuniu online.

© Grupo de voluntários de Salvador

25/05 – Dia do Trabalhador Rural                                                                                                 

Para homenagear todos os trabalhadores rurais do Brasil, o grupo de Brasília e Goiânia também mobilizaram as redes sociais com textos e imagens:

© Grupo de voluntários de Brasília
© Grupo de voluntários de Goiânia

Mobilização contra a PL2633                                                                                  

Sabendo da importância de não pararmos – principalmente agora – de nos mobilizar contra a PL2633, os voluntários de todo o Brasil continuam super engajados nas redes sociais. Como exemplo, estas foram as mobilizações de São Paulo e Belém:

© Grupo de voluntários de São Paulo
© Grupo de voluntários de Belém

Tutorial – Como fazer vasinhos com garrafa pet <3                                                     

O grupo de voluntários do ABC Paulista começou uma série no instagram sobre reciclagem, e o primeiro episódio foi sobre como transformar aquele monte de garrafas pet que a gente usa em vasinhos fofos.

Pra quem quiser ver, o passo a passo está aqui.

© Grupo de voluntários do ABC Paulista

#Tbt – Aterrar Pra Quê – Fortaleza                                                                             

Essa semana nosso volunta Paulo, de Fortaleza, nos lembrou de um momento muito marcante para o grupo em 2019 – o Aterrar Pra Quê. Esse movimento defende a preservação de espécies marinhas que vivem nas proximidades da Orla de Fortaleza. No dia retratado, os voluntas se reuniram para ir à praia com dizeres do projeto e conscientizar as pessoas que estavam por lá. 

© Grupo de voluntários de Fortaleza

Fique em casa – Navegantes <3                                                                                             

Com o objetivo de mobilizar do melhor jeito as pessoas para que fiquem em casa, os voluntas de Navegantes gravaram um vídeo incentivando as pessoas a se cuidarem e usarem máscara. O vídeo está disponível aqui. 🙂 

© Grupo de voluntários de Navegantes

Segunda Sem Carne <3                                                                                                    A receitinha gostosa e saudável dessa semana foi compartilhada pelo grupo de Brasília! Eles ensinaram a fazer um cuscuz vegano 🙂 

© Grupo de voluntários de Brasília

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂