Grupos locais prepararam conteúdos exclusivos para incentivar os eleitores a pensar nas mudanças que desejam para suas cidades e entender quais as funções de cada cargo

Eleições 2020

No último domingo (15), milhares de brasileiros e brasileiras foram às urnas decidir o rumo dos próximos 4 anos de seus bairros e cidades, votando para candidatos e candidatas a vereador(a) e prefeito(a). 

E nossos grupos locais, como sempre, mobilizaram-se nas redes em prol da conscientização na hora de escolher candidates. Os voluntas falaram sobre a importância de estudarmos o histórico político de cada um, analisar propostas, conferir se há no plano de governo boas iniciativas para a pasta ambiental e muito mais. Afinal, nosso voto tem poder, e se escolhermos cuidadosamente, podemos alcançar nossas ambições para cidades melhores e mais verdes, né?

Então vem ver o show que elxs deram: 

João Pessoa

São Paulo

Porto Alegre

O pantanal ainda está em chamas, e para não deixar esse desastre ambiental cair no esquecimento de ninguém, o grupo de Brasília continua com posts sobre o assunto. 

O bioma queimou entre janeiro e agosto de 2020 o equivalente ao total devastado nos seis anos anteriores, entre 2014 e 2019. Segundo o G1, no dia 09/09 o fogo já teria atingido 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul.

Muitos animais, inclusive onças pintadas, morreram vítimas do fogo. Além disso, as espécies perderam seus abrigos e fontes de alimentação.  

Os casos de queimadas vêm sendo cada vez mais frequentes e desastrosos. Vale lembrar que os principais motivos para esse crescimento exponecial são as ações humanas, como o desmatamento e garimpo ilegal. 

A fala de maior impacto sobre o assuntou, dita pelo presidente da Fundação Ecotropica, Ilvanio Martins, descreveu a situação como “Uma ausência total de alimentos. O fogo queimou, e queimou tudo por onde nos vimos, por onde nós passamos. Então, ainda que haja a esperança de uma chuva, não há esperança de um alimento voltar tão cedo para fazer então o seu ciclo natural”.

Além do Pantanal, o grupo também se pronunciou contra o Marco Temporal –  ação desenvolvida no Supremo Tribunal Federal (STF) que defende que povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam em 5 de outubro de 1988, dia em que entrou em vigor a Constituição Brasileira. 

Desde de 1500 os povos indígenas vêm sofrendo e lutando pela conquista de uma garantia fundamental tão importante para sua existência: o direito à terra. Como se já não bastasse anos de práticas de desapropriação genocidas que dizimaram gerações de povos tradicionais, agora o Estado tenta negar um direito expresso constitucionalmente.

Essa medida desconsidera toda a matéria preexistente e, por consequência, convalida todo o histórico violento do conflito fundiário que reduziu consideravelmente a extensão das reservas indígenas.

Tem dias que faz tanto calor que a gente até brinca que dá pra cozinhar com a temperatura do Sol, né? Mas já imaginou encontrar um ovo frito gigante no meio da sua cidade? 

Pois é, foi isso que aconteceu em Porto Alegre! Em pleno Parque da Redenção, a intervenção artística urbana intitulada “Eggcident” se instalou temporariamente e atraiu olhares por todos os lados. A ideia criativa veio do artista holandês Henk Hofstra e compôs a programação da Virada Sustentável da cidade.  

A obra é composta por três ovos gigantes, em referência ao aquecimento global e às mudanças climáticas, motivando a reflexão de que o planeta pode estar se transformando em uma frigideira.

A gente sabe que para se engajar pelo meio ambiente não tem dia, hora, nem lugar. Mas para não deixar ninguém de fora das datas e eventos mais importantes do ano, o Greenpeace lançou o calendário de 2021 (pois é, também não acredito que estamos no fim do ano já). 

É o seguinte, para você passar 365 dias com a natureza, basta fazer uma doação para o Greenpeace pela campanha na Kickante. É isso mesmo! Doando, você recebe um calendário com lindas fotos dos ecossistemas e biomas. Além disso, o anuário trará as datas mais importantes sobre o meio ambiente e as principais atividades do Greenpeace programadas para o ano. É só fotografar o QR code de cada mês no seu calendário para ter acesso a uma página especial na internet. É muita tecnologia e ativismo misturado <3

E para engajar o maior número de pessoas possível a participar, nosso grupo de Goiânia divulgou nas redes a campanha: 

Ah, e pra você que ainda não garantiu o seu, vem aqui 🙂 

Como muitos devem estar acompanhando, o Amapá vive tempos horrendos. Sem energia há mais de duas semanas, as famílias encontram-se desassistidas pelo poder público e sem condições básicas de sobrevivência. 

Em solidariedade a cada uma dessas pessoas, os grupos locais estão semeando mensagens de apoio e formas de ajudá-los a passar por essa tragédia o quanto antes. #SOSAmapá

E se você ainda não viu, pode conferir esses blogs que foram feitos com a ajuda da voluntária de Macapá, Karen Góes: Amapá: “onde foi parar toda a energia produzida aqui?” e 7 maneiras de ajudar o Amapá.

Macapá

Manaus

Em Belo Horizonte, nossos voluntas, que adoram uma nostalgia semanal, cederam o espaço do #TBT para falar sobre algo que, no momento, merece toda a atenção possível: 

12/11 – Dia do Pantanal 

Foi dia do nosso bioma querido, mas infelizmente não há motivos para comemorações. O Pantanal, que se encontra nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso Do Sul, ainda está em chamas e presencia um terrível cenário de destruição. A fauna e a flora locais continuam sendo ameaçadas e consumidas pelo fogo, colocando também a população em risco. 

Este é o pior ano na história do bioma, 3.977.000 de hectares (mais de 26%) do território já foram destruídos, chegando a um ponto irreversível. 

Não importa a região em que você vive, o que acontece no Pantanal também afeta você, então que tal aproveitar que foi o dia do bioma e buscar formas de ajudar? Não podemos deixar o Pantanal morrer! 🌱

Por isso, nossos grupos trouxeram para a discussão pontos importantes: 

Belo Horizonte

Brasília

Zona da Mata Mineira

Você sabia que o consumo médio de uma casa com quatro pessoas é de 20 m³/mês de água, o equivalente a 20 caixas d’água de 1.000 litros? Pois é!

Para economizar e evitar o desperdício, o grupo de BH veio com dicas ótimas para você; se liga: 

Além de evitar vazamentos, você também pode trocar o mecanismo de descarga tradicional pelo de duplo acionamento. Dessa forma, você economiza duas caixas d’água por mês (2.000 litros).

Uma redução que faz bem para o meio ambiente e para o seu bolso 🙂 

Utilize também chuveiros que geram menos consumo de água e energia elétrica, optando por aqueles que permitem a mudança de temperatura de forma gradual. Repense também sobre o seu tempo durante o banho, quanto menos você demorar, menos irá gastar com a conta de água e luz.

Achou que eu tinha esquecido da nossa sessão verde? Jamais! 

A super indicação da vez veio do grupo de Recife e é perfeita para você que vai aproveitar a chegada da frente fria para colocar a Netflix em dia. O documentário “Mulheres das Águas” retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde.

Você sabia que existem vários tipos de sustentabilidade? 

Na sessão de curiosidades da semana, o grupo de Belo Horizonte te conta mais sobre esse assunto: 

Sustentabilidade é a utilização de recursos naturais de forma mais sustentável, buscando o equilíbrio entre o suprimento de nossas necessidades e a conservação desses recursos. Existem alguns tipos de sustentabilidade:

•Sustentabilidade Social: se refere ao conjunto de ações de um indivíduo, que busca melhorar a qualidade de vida da população;

•Sustentabilidade Ambiental: é a utilização dos recursos naturais de modo responsável, garantindo sua conservação;

•Sustentabilidade Econômica: são ações econômicas e administrativas que buscam a conservação dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente, sendo utilizadas práticas como: energia limpa e tratamento dos resíduos orgânicos;

•Sustentabilidade Empresarial: é o conjunto de ações que visa o desenvolvimento de uma empresa de forma mais sustentável e responsável.

Tem também o termo “Tripé da sustentabilidade”, que engloba três fatores necessários para fortalecer a sustentabilidade: fator social (referente à sociedade e suas condições de vida como: educação, saúde, violência, lazer), fator ambiental (referente ao modo como os recursos naturais são utilizados pela sociedade) e o fator econômico (referente ao desenvolvimento econômico de forma mais sustentável). Investir em práticas mais sustentáveis é muito importante para garantir um mundo mais equilibrado e maior preservação do planeta, e uma das soluções é o investimento em educação ambiental para todas as faixas etárias. Existem ações sustentáveis que podem ser feitas individualmente ou em conjunto, por exemplo:

– Economia de água;

– Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;

– Criação de áreas protegidas;

– Reciclagem;

– Utilização de materiais biodegradáveis;

– Economia de energia;

– Reflorestamento;

– Diminuição de gases poluentes;

– Descarte correto do lixo.

Hora de falar deles: os manguezais! 

Recife trouxe várias curiosidades sobre o assunto, inclusive questões relacionadas à cultura popular. Vem ver: 

Fim de ano chegando, e pra arrasar nas receitas de natal e ano novo – e ser amigável com o meio ambiente e os animais ao mesmo tempo, já separa as dicas dos nossos grupos: 

Berinjela frita ao molho de tomate – Brasília <3 

Overnight Oats de pasta de amendoim, canela e uva passa – ABC Paulista <3 

Arroz com grão de bico e limão – Recife <3 

Queijo vegano – Goiânia <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!