Com a #DescolonizeOSistema, grupos locais dividiram-se entre o presencial e o online para alertar sobre os perigos da crise climática

GREVOU! No último dia 24, jovens de várias partes do mundo protestaram exigindo o reconhecimento da #EmergênciaClimática e convocando os diversos setores da sociedade para que reduzam as emissões que alteram o clima global. Da queima de combustíveis fósseis ao desmatamento, nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pelas #MudançasClimáticas! As pequenas medidas diárias são importantes para reduzirmos nosso impacto, mas precisamos, principalmente, colocar pressão coletiva sobre nossos representantes e líderes mundiais. 

Agora é a hora de frear o atual modelo socioeconômico que vê o meio ambiente como obstáculo, que desconsidera seus limites e que nos faz esquecer que NÓS também SOMOS NATUREZA! Quando a juventude pede para que a gente pare de olhar com as lentes de uma cultura colonizadora, ela nos convida também a ouvir aqueles que vivem muito mais próximos e em harmonia com a natureza, que não se separam dela, como as populações indígenas, comunidades tradicionais e pequenos produtores familiares. Apesar de serem essas populações as que menos impactam o planeta, são elas que já enfrentam as piores consequências da #CriseClimática

E aí, preparade para ver tudo o que rolou entre os voluntas? 

Pra começar, os grupos do ABC Paulista e Zona da Mata Mineira, ainda em formação, postaram um chamado para a ação:  

EmSão Paulo, Porto Alegre e Goiânia, os voluntas compartilharam um vídeo incrível sobre a Greve sendo colocada na prática: 

Em algumas cidades, os jovens tomaram as ruas para manifestarem-se em prol da justiça climática. O ABC Paulista foi um dos grupos que compartilhou resultados dos atos:

PRE-PA-RA, porque o Hualter, volunta de Zona da Mata, deu um SHOW de animação e ativismo com a produção de vários vídeos para o TikTok – tudo a ver com a Greve <3 

Em Bertioga, os voluntários e voluntários optaram por se mobilizar através de um texto de conscientização e algumas fotos magníficas, olha só: 

Falando em magníficas, as fotos tiradas pelo grupo de Belo Horizonte também brilharam muito no dia da Greve: 

Pra fechar com chave de ouro, olha só nossos voluntas de João Pessoa, grupo ainda em formação: 

Em 21 de setembro, comemoramos a existência delas: as árvores! Além de serem essenciais para o equilíbrio do ecossistema mundial, são perfeitas para nos dar aquela sombra em um dia quente de piquenique, né? 

Vem ver a floresta de conteúdos que os grupos plantaram no dia: 

Zona da Mata Mineira: 

Navegantes: 

Blumenau:

Fortaleza: 

João Pessoa: 

Você sabe o que fazer caso encontre um animal silvestre atropelado ou machucado? E quando um animal entra na sua casa? 

Eu mesma não sabia até ler o conteúdo que o grupo de Zona da Mata preparou: 

Ainda na temática dos animais, o grupo contou algumas curiosidades sobre os gambás e explicou por que devemos protegê-los:

This group is on fireeee! Ninguém segura eles e elas, Brasil! E vamos falar sobre tráfico e atropelamento de animais:

Mudando de assunto, você sabia que a queima de lixo no Distrito Federal é um dos principais causadores dos incêndios florestais? Pois é! Quem trouxe mais informações foi o grupo de Brasília: 

Os grupos locais uniram-se mais uma vez para realizar a produção de um conteúdo para as redes sociais. Dessa vez, incentivados pela campanha do setembro amarelo e conscientização sobre saúde mental, os voluntários e voluntárias falaram sobre suicídio de jovens indígenas. 

Segundo a pesquisa realizada pelos voluntas, dentre os principais motivos no aumento da frequência de ocorrências estão o racismo, avanço do agronegócio, do garimpo e da grilagem em terras indígenas, a luta pela demarcação de terras, ataques vindos do próprio governo, assassinatos e violência contra as mulheres e meninas indígenas. 

A partir desses dados, o grupo de Belo Horizonte produziu mais um conteúdo sobre o assunto, dessa vez falando sobre saúde mental no geral: 

Os grupos de Salvadore João Pessoa também mergulharam na onda do bem: 

Aôba! Já aproveita que hoje é segunda-feira e separa essas duas receitas de pão de queijo vegano maravilhosas: 

Zona da Mata Mineira:

Blumenau:

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Conexão Verde, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar…

FAÇA A SUA PARTE ×