Com a #DescolonizeOSistema, grupos locais dividiram-se entre o presencial e o online para alertar sobre os perigos da crise climática
GREVOU! No último dia 24, jovens de várias partes do mundo protestaram exigindo o reconhecimento da #EmergênciaClimática e convocando os diversos setores da sociedade para que reduzam as emissões que alteram o clima global. Da queima de combustíveis fósseis ao desmatamento, nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pelas #MudançasClimáticas! As pequenas medidas diárias são importantes para reduzirmos nosso impacto, mas precisamos, principalmente, colocar pressão coletiva sobre nossos representantes e líderes mundiais.
Agora é a hora de frear o atual modelo socioeconômico que vê o meio ambiente como obstáculo, que desconsidera seus limites e que nos faz esquecer que NÓS também SOMOS NATUREZA! Quando a juventude pede para que a gente pare de olhar com as lentes de uma cultura colonizadora, ela nos convida também a ouvir aqueles que vivem muito mais próximos e em harmonia com a natureza, que não se separam dela, como as populações indígenas, comunidades tradicionais e pequenos produtores familiares. Apesar de serem essas populações as que menos impactam o planeta, são elas que já enfrentam as piores consequências da #CriseClimática.
E aí, preparade para ver tudo o que rolou entre os voluntas?
Pra começar, os grupos do ABC Paulista e Zona da Mata Mineira, ainda em formação, postaram um chamado para a ação:
EmSão Paulo, Porto Alegre e Goiânia, os voluntas compartilharam um vídeo incrível sobre a Greve sendo colocada na prática:
Em algumas cidades, os jovens tomaram as ruas para manifestarem-se em prol da justiça climática. O ABC Paulista foi um dos grupos que compartilhou resultados dos atos:
PRE-PA-RA, porque o Hualter, volunta de Zona da Mata, deu um SHOW de animação e ativismo com a produção de vários vídeos para o TikTok – tudo a ver com a Greve <3
Em Bertioga, os voluntários e voluntários optaram por se mobilizar através de um texto de conscientização e algumas fotos magníficas, olha só:
Falando em magníficas, as fotos tiradas pelo grupo de Belo Horizonte também brilharam muito no dia da Greve:
Pra fechar com chave de ouro, olha só nossos voluntas de João Pessoa, grupo ainda em formação:
Em 21 de setembro, comemoramos a existência delas: as árvores! Além de serem essenciais para o equilíbrio do ecossistema mundial, são perfeitas para nos dar aquela sombra em um dia quente de piquenique, né?
Vem ver a floresta de conteúdos que os grupos plantaram no dia:
Você sabe o que fazer caso encontre um animal silvestre atropelado ou machucado? E quando um animal entra na sua casa?
Eu mesma não sabia até ler o conteúdo que o grupo de Zona da Mata preparou:
Ainda na temática dos animais, o grupo contou algumas curiosidades sobre os gambás e explicou por que devemos protegê-los:
This group is on fireeee! Ninguém segura eles e elas, Brasil! E vamos falar sobre tráfico e atropelamento de animais:
Mudando de assunto, você sabia que a queima de lixo no Distrito Federal é um dos principais causadores dos incêndios florestais? Pois é! Quem trouxe mais informações foi o grupo de Brasília:
Os grupos locais uniram-se mais uma vez para realizar a produção de um conteúdo para as redes sociais. Dessa vez, incentivados pela campanha do setembro amarelo e conscientização sobre saúde mental, os voluntários e voluntárias falaram sobre suicídio de jovens indígenas.
Segundo a pesquisa realizada pelos voluntas, dentre os principais motivos no aumento da frequência de ocorrências estão o racismo, avanço do agronegócio, do garimpo e da grilagem em terras indígenas, a luta pela demarcação de terras, ataques vindos do próprio governo, assassinatos e violência contra as mulheres e meninas indígenas.
A partir desses dados, o grupo de Belo Horizonte produziu mais um conteúdo sobre o assunto, dessa vez falando sobre saúde mental no geral:
Os grupos de Salvadore João Pessoa também mergulharam na onda do bem:
Aôba! Já aproveita que hoje é segunda-feira e separa essas duas receitas de pão de queijo vegano maravilhosas:
Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Terá alguma greve pelo clima em 2022? Como faço para acompanhar e saber mais informações? Quero muito participar!