O grupo de voluntários de São Paulo, em parceria com o Senac, preparou diversos conteúdos para enriquecer o debate sobre a pauta ambiental
Tivemos a Semana do Meio Ambiente, e não preciso nem falar que foi um festival de conteúdos entre os voluntas, né?
Pra você que não sabe, em 1981 o Brasil comemorava a primeira Semana Nacional do Meio Ambiente. Instituída por decreto, a comemoração acontece anualmente na primeira semana de junho, quando, no dia 05, também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi estabelecido em 1972 pela Organização da Nações Unidas (ONU).
A data tem como objetivo conscientizar e abrir discussões anuais sobre os impactos negativos das ações dos seres humanos no planeta, como podemos cobrar nossos representantes políticos para realização de políticas públicas direcionadas ao tema e atitudes para possivelmente mudar o atual cenário.
Pensando nisso, o GT Raízes, um projeto idealizado para levar as pautas do ativismo e o movimento ambiental para as periferias e regiões descentralizadas, e o Grupo de Voluntários do Greenpeace de São Paulo, em parceria com o Senac, prepararam uma semana com temáticas para expandirmos nossa visão em relação a esse assunto que é tão importante e necessário.
Não perca tempo, vem logo ver tudo o que rolou:
O que são mudanças climáticas:
Qual a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global?
Crise Climática e o papel da juventude no combate:
Justiça climática, desafios socioeconômicos e a seca:
Aquecimento global e populações vulneráveis:
Justiça climática e a insegurança alimentar:
Produção orgânica – O que é e como funciona no Brasil:
Políticas públicas e meio ambiente:
Grilagem para gado – Entenda o processo:
Todo esse turbilhão maravilhoso de troca de conhecimentos foi só um esquenta pro dia 05, Dia do Meio Ambiente. Vem pra mais:
E como apresentação de encerramento, lhes apresento nada menos do que o show que foi o desafio desenvolvido pelos nossos grupos locais em conjunto. A dinâmica era a seguinte: um voluntário ou voluntária gravava um vídeo contando o que fazia para ajudar o planeta; em seguida, desafiava outro grupo local, e assim por diante. Foi tudo! <3
Antes de partirmos para a próxima parada, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, preparou um TikTok incrível sobre a Mata Atlântica. Não mosca não, vem ver:
Depois de tantos depoimentos incríveis dos nossos voluntas, a gente fica até mais inspirado, né? Então não deixe essa chama se apagar e já pega a dica de São Paulo, que te ensina a fazer adubo orgânico com restos de alimentos:
Eu sei que você também está em um relacionamento sério com o ativismo ambiental, então já separa esses filmes pra ficar super conectado com esse mozão no Dia dos Namorados:
São Paulo – A Era da Estupidez:
Aproveitando o Dia do Meio Ambiente, o grupo de Belo Horizonte fez um cine debate sobre o documentário Seaspiracy, disponível na Netflix 🙂
Pra começar o mês com a roda direita e do jeito que a gente gosta, o grupo de Recife convidou a Lígia Lima, da AMECICLO (Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife), para falar sobre as dinâmicas e impactos de um estilo de vida mais sustentável.
E ainda em discussões sobre temáticas relacionadas à Semana do Meio Ambiente, teve live do Greenpeace com o Senac sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. Vem ver como foi:
Restauração dos Ecossistemas – Recife 🙂
Vai chegando o Dia dos Namorados e a gente sempre pensa sobre as nossas relações, né? Então por que não aproveitar para mudar a sua com o planeta?
É o que o grupo de Recife sugeriu:
O grupo também deu 3 motivos para não consumir animais marinhos:
Legal, né? Sei que você vai querer ser um(a) de nós! Então vem ver as receitas:
Snack de cebola – São Paulo <3
Pesto de abacate – São Paulo <3
E pra você que é daqueles(as) que nunca sabem o que fazer com os restos de alimentos que ficam no seu armário e geladeira, o grupo de São Paulo te ensina a reaproveitá-los:
Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!