Os grupos de todo o Brasil estão reinventando maneiras de se mobilizar em segurança

Nessa fase de isolamento social, nossos voluntários estão descobrindo e utilizando novos meios de comunicação e mobilização – online – para que os projetos e ações que já estavam em andamento possam continuar, sem que a integridade e a saúde dos voluntários seja afetada.
Se liga no que eles andam fazendo:

12/03 – Mobilização pelo clima – Chega Mais!

Para esquentar o clima dos voluntários e voluntárias – e não o do planeta, tivemos um Chega Mais! com a presença do Iago Hairon, da campanha de Clima, para contar um pouco mais sobre o assunto. Se quiser assistir, está disponível neste link.

Rafael Ferraz e o convidado, Iago Hairon, durante o Chega Mais!. © Greenpeace Brasil

16/03 – Dia Nacional da Conscientização pelas Mudanças Climáticas

Os grupos de Salvador, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Macapá participaram do Dia Nacional da Conscientização pelas Mudanças Climáticas postando nas redes as macros e legenda que sugerimos.

Mobilização feita no instagram do grupo de Salvador © Grupo de voluntários de Salvador

20/03 – Mobilização online – Sextas pelo futuro

O grupo de voluntários de Recife agitou uma mobilização nas redes sociais pelas mudanças climáticas. Os voluntas incentivaram as pessoas a postar fotos com a #DigitalStrike #ClimateStrikeOnline e #GrevePeloClima e pediram para que, quem postasse, marcasse as páginas do Green oficial e local. 

Voluntários de Recife em mobilização online © Grupo de voluntários de Recife

22/03 – Reunião online do Grupo de voluntários de Salvador 

O grupo de Salvador se reuniu, mesmo que online, para discutir a atuação do grupo na cidade.

30/03 – Cine debate online – Greenpeace Cariri

Os voluntários de Cariri, devido à quarentena, passaram a realizar as atividades somente online. A primeira dessa etapa foi um cine debate. Eles estão estudando artigos e relacionando com os filmes que viram e ainda verão. 

Convite online elaborado pelos voluntários para o cinedebate © Grupo de voluntários de Cariri

31/03 – Cine debate em Fortaleza / Filme: Saneamento Básico

Os voluntas do Ceará se organizaram para assistir ao filme “Saneamento Básico”, obra de Jorge Furtado, seguido de uma roda de conversa online mediada por uma  live do instagram do grupo local.

© Grupo de voluntários de Fortaleza

Selo ODS – Voluntários de Navegantes

Os voluntários de Navegantes ganharam, mais uma vez, o Selo ODS, que é dado pelo Movimento Nacional ODS de SC às entidades que cumprem no ano anterior os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável. O grupo já havia ganhado o selo em 2019 pelas ações realizadas em 2018. Esse Selo também permite a participação da entrega do Prêmio ODS 2020.

© Google

#Tbt dos voluntários – Conexão Verde e Redes Sociais 

Como forma de manter nossas plataformas ativas e nossos voluntários motivados, propusemos que, nesse período sem mobilizações offline, os integrantes dos grupos postassem em suas redes sociais e no Conexão Verde lembranças de ações que eles realizaram no decorrer do tempo que estão conosco. Os voluntas estão postando suas lembranças e nos marcando nelas, e as melhores estão sendo repostadas no instagram oficial do Green às quintas-feiras. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte
Ação organizada pelos voluntários de Porto Alegre em 2019 © Grupo de voluntários do RS

Encontros com Comunidades

Pensando em formas de aproveitar esse período, nosso time de Comunidades organizou uma sequência de encontros com os voluntários e facilitadores, para que eles possam tirar dúvidas que sempre tiveram, conhecer melhor alguns departamentos e projetos, aprimorar algumas habilidades, etc. Dessa forma, quando o período de quarentena acabar, os voluntários estarão melhor preparados para realizar as ações. A ideia é que cada semana um assunto diferente seja abordado, não só com a equipe, mas contando com a presença de convidados de outras áreas e externos também. 

Treinamento Global de Liderança Voluntária

Agora em abril acontecerá mais uma edição do Treinamento Global de Liderança Voluntária, evento proposto pelo Greenpeace Internacional desde 2015, que oferece aos voluntários uma ótima oportunidade de se envolver e agir contra a destruição ambiental, mudanças climáticas e toda a pauta relacionada ao meio ambiente. Além disso, nesse treinamento online os voluntários têm a chance de conhecer pessoas do mundo inteiro e aprimorar diversas habilidades. As inscrições se encerraram no dia 31 de março e o treinamento tem previsão de duração até o fim do mês de abril.

© Greenpeace Brasil

Apesar dos tempos difíceis, nossos voluntas estão se esforçando para continuarem com as mobilizações como possível 🙂 
Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todxs juntos nessa 🙂

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!