Os grupos locais engajaram-se também na luta contra o racismo, a proteção de vidas indígenas e preservação dos oceanos

10/06- Live sobre comunidade LGBTQIA+ no ativismo 

Os voluntas de Fortaleza debateram na live dessa semana a presença e intersecção entre a comunidade LGBTQIA+ e o ativismo ambiental. Como protagonistas, convidaram Bruna Jacó, advogada e membra do Green Fortaleza; Natan Batissoco, facilitador do Green Leste Paulista; Raya Teixeira, concludente Trans de Medicina Veterinária e Erisvan Guajajara, jornalista e fundador da Mídia Índia. 

© Grupo de voluntários de Fortaleza

Combate ao racismo e a relação com o meio ambiente 

O grupo de Belém se uniu ao coletivo @eeemanas para falar sobre racismo estrutural como pauta homogênea na sociedade, a relação com a Amazônia e como a crise da Covid-19 está agravando todo o cenário. 

© Grupo de voluntários de Belém

Pequenas ações fazem a diferença <3

O grupo de Belo Horizonte decidiu compartilhar dicas sustentáveis através de um relato do @terrachama sobre pequenas atitudes do dia a dia que influenciam positivamente no planeta. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Vem conferir as dicas aqui 🙂

Denúncia de crime ambiental – Navegantes 

Os voluntários de Navegantes usaram as redes sociais para expressar indignação pela morte de 4 tartarugas verdes que ficaram presas após a instalação de redes do tipo feiticeira na região da Ilha do Miraguaia. 

© Grupo de voluntários de Navegantes

Após o ocorrido, o grupo vem divulgando materiais com informações específicas sobre tartarugas, falando sobre a importância de lutarmos pela proteção da vida marinha. 

© Grupo de voluntários de Navegantes

Para ver o pronunciamento dos voluntas sobre o caso é só clicar aqui. 🙂 

© Grupo de voluntários de Navegantes

Falando em oceanos, o Grupo de BH também postou um vídeo relacionado à vida marinha, olha só: 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

17/06 – Dia Mundial de Combate à Desertificação 

O grupo de Recife aproveitou a data para explicar de forma didática o que é a desertificação e como as consequências desse processo podem prejudicar o meio ambiente. O grupo também apresentou ideias de iniciativas que podem ser eficazes para reverter o aumento desse fenômeno. 

© Grupo de voluntários de Recife

Dica de filme –  “A Lei da Água” 

A voluntária Gabi, de BH, indicou pra essa semana o filme “A Lei da Água – Novo Código Florestal”, que fala sobre mudanças climáticas e as polêmicas envolvidas no Código Florestal. 

Você pode assistir o filme na íntegra aqui.

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue 

As reservas de sangue, que já costumam ter baixa nessa época do ano, estão ainda menores por conta da pandemia da Covid-19. Aproveitando o Dia Mundial do Doador de Sangue, os voluntários de Belo Horizonte influenciaram as pessoas a praticarem mais essa ação que, apesar de simples, salva milhares de vidas diariamente. 

Aqui você encontra mais informações e instruções de como doar sangue <3

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Já os grupos de Manaus, Campina Grande e Salvador continuam mantendo ativa a pauta indígena e as preocupações com essas populações, principalmente durante a pandemia.

© Grupo de voluntários de Manaus
© Grupo de voluntários de Salvador
© Grupo de voluntários de Campina Grande

Como de costume, o #Sextou dos voluntas teve Greve Pelo Clima! O grupo do Litoral Norte-RS postou nas redes fotos dos voluntas segurando cartazes pelo clima 🙂 

© Grupo de voluntários do Litoral Norte

Live – O tombamento da vazão natural do Rio Itapanhaú 

O grupo de Bertioga deu apoio e ajudou na divulgação da live promovida pelo Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú. A roda de conversa online contou com a presença de Fabrício Gandini, oceanógrafo; e Cadu de Castro, historiador e fotógrafo. A mediação ficou por conta da jornalista Cristiane Prizibisczki, que há mais de uma década dedica-se à cobertura de temas ambientais.

© Grupo de voluntários de Bertioga

Semana Mundial Sem Carne 

Os grupos locais têm aderido à Segunda Sem Carne cada vez mais, e agora, na Semana Mundial Sem Carne, eles estão a todo vapor nas receitas e conteúdos sobre consumo de carne e seus malefícios 🙂

© Grupo de voluntários de Belém

Pra quem quiser, a receita também está disponível aqui.

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Inspirados pela causa, os voluntas de BH também apresentaram uma contextualização histórica do vegetarianismo e veganismo, olha só: 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Em Manaus, o grupo mostrou que é possível montar um prato saudável, bonito e gostoso sem nenhuma proteína animal 🙂 

© Grupo de voluntários de Manaus
© Grupo de voluntários de Porto Alegre

O Grupo de Fortaleza, por sua vez, aproveitou a semana para indicar filmes que falam sobre vegetarianismo, e dentre os indicados estavam:

  1. A carne é fraca;
  2. Terráqueos
  3. The Game Changers/Dieta de Gladiadores (tem na Netflix :))
© Grupo de voluntários de Fortaleza

Na mesma onda cinéfila, os voluntas de João Pessoa também deixaram sua indicação da semana: 

© Grupo de voluntários de João Pessoa

#Tbt 

Entrando no túnel do tempo, o #Tbt de hoje é um dos mais antigos até agora. Mariana, volunta de Belo Horizonte, recordou a ação que o grupo realizou em junho de 2007. Os voluntários se reuniram na praça JK para comemorar a semana do meio ambiente e propagar a campanha “Mude o Clima”. 

© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂