Quer ajudar mais?
#Mobilização Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Conexão Verde, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar…

FAÇA A SUA PARTE ×

Mostrando que dá pra comer bem sem destruir as florestas, os grupos locais compartilharam um curta-metragem e incentivaram a mudança de hábito através de receitas vegetarianas

Muito provavelmente na última semana você teve suas redes sociais tomadas por um vídeo sobre um monstro que invade uma cozinha. Pois é, essa postagem, divulgada pelo Greenpeace Brasil, conta como nossos alimentos têm influência na devastação da Amazônia, uma floresta que é fundamental para a continuidade da vida no planeta. Através de uma animação super fofa e didática, o vídeo nos instiga a pensar sobre nossas escolhas na hora de comer. 

E claro, nossos voluntas foram fundamentais na divulgação desse vídeo de mobilização. Dá uma olhada em como ficaram as redes sociais dos grupos locais:

E para engajar todes que passaram pelo vídeo, duas voluntárias do Grupo de Belo Horizonte apareceram pelas redes para incentivar os seguidores e seguidoras a postar receitas sem carne! Vem ver como ficou 🙂 

24/10 – Reunião Brasília

O papai noel já está quase descendo nossas lareiras, e para programar um fim de ano atípico – mas não menos especial, os voluntários e voluntárias de Brasília fizeram uma reunião para discutir os primeiros preparativos para ações online de encerramento do ano. Vamos ver o que vem por aí!

O grupo de BH iniciou a onda de mobilizações da semana falando sobre desastres ambientais – e o que nossas ações cotidianas têm a ver com isso. Para exemplificar, os voluntas fizeram uma lista de exemplos que aconteceram nos últimos anos. Vem ver:

Já em Recife, os voluntários e voluntárias resgataram o Dia de Sobrecarga da Terra, que rolou há pouco, para falar sobre esgotamento dos recursos naturais. Dentre os destaques levantados pelo grupo, estava o dado que aponta que, em 2030, precisaremos de dois planetas para suprir nossas necessidades de consumo. Bizarro, né? 

E a gente sabe que a única forma de impedirmos que esse cenário se agrave é nos mobilizarmos hoje, né? Então se liga nessas dicas verdes que o grupo separou para você:

Falando em coisas que podemos fazer por um mundo melhor, as Eleições 2020 estão chegando, e esse é um ótimo momento para exigirmos as mudanças que queremos ver e escolher representantes que cuidem do meio ambiente. Pensando nisso, o grupo de Porto Alegre preparou e divulgou uma carta de compromisso, com uma série de demandas que devem ser atendidas para uma cidade mais verde.

Achou que tinha acabado? Aguenta que tem mais!

O grupo da Zona da Mata Mineira, ainda em formação, convidou uma de suas voluntas para falar um pouco sobre a nossa plataforma de voluntariado, o Conexão Verde. A volunta explicou sobre o funcionamento, o poder da mobilização e claro, convidou todes que ainda não são inscritos para agregar nessa rede nacional de engajamento. Vem ver 🙂

Já que essa semana as dicas foram especialmente para os cinéfilos de plantão, vem ver o que está em cartaz:

The true cost – o longa foi indicado pelo grupo de BH e promete te surpreender com verdades escondidas por trás da indústria da moda, especialmente nesta era de consumismo exacerbado e Fast Fashion. Mão de obra barata, exploração de animais e da natureza… A promoção que enche nossos olhos pelas lojas é, na verdade, uma grande armadilha. Um spoiler: o meio ambiente não acaba bem. 

Home – já esse filme foi indicado pelos voluntas de Recife, mestres na sessão verde de cinema. O documentário fala sobre a mãe Terra, lar comum para todes nós <3

Engatilhados pelo vídeo do monstro na cozinha, os voluntas mandaram ver nas receitas sem carne dessa semana. Inclusive, se liga nessa introdução que o grupo da Zona da Mata, ainda em formação, fez: 

Então anota tudo porque não tem desculpa pra ficar de fora de uma causa tão justa como essa: 

São Paulo – Homus de grão de bico <3

São Paulo – Lasanha à prisciantelli (Espinafre com alho-poró) – Receita da voluntária @maisagontijo <3

Belo Horizonte – Beijinho de banana <3

Recife – Chili sem carne com abóbora assada <3

Porto Alegre – Maionese vegana – aquela que fica ótima para “chuchar” em tudo <3

Manaus – Casca louca de banana <3

A saudade tem nome e endereço: Grupo de voluntários e voluntárias de Belo Horizonte. 

Dessa vez, nosso grupo nostálgico preferido lembrou uma ação de março de 2016, quando marcou presença na praça Boa Vista em Divinópolis, levando conscientização à população sobre o meio ambiente e apoiando a luta de movimentos locais em defesa na nascente Bela Vista.