Em uma semana com decisões importantes sobre o futuro do meio ambiente, os grupos se mobilizaram juntos pelas redes sociais

13/05 – 5° Encontro com Comunidades <3

Para o encontro desta semana com os voluntas, convidamos Gabi e Lígia, consultoras do Greenpeace na reformulação do Projeto Escola, para conversar sobre o tema “Sensibilização”. As convidadas propuseram atividades entre os voluntas que desencadearam em uma rica discussão. 

© Greenpeace Brasil

13/05 – Live sobre o novo aterro da beira-mar 

Continuando com as lives, o grupo de Fortaleza convidou Liana Queiroz, bióloga e membra do Instituto VerdeLuz, Evandro Souza, estudante de ciências ambientais e Pedro Tavares, geógrafo, para falarem sobre o novo aterro da beira-mar.  

© Grupo de voluntários de Fortaleza

15/05 – Live sobre a MP910 

Engajados a lutar contra o descaso e exploração de terras públicas, os voluntários de Manaus realizaram uma live para falar sobre a MP910 – que agora é PL 2633, e como essa medida pode prejudicar a todos. As convidadas foram Larissa Packer, colaboradora do Grain e militante pelos direitos humanos e causas ambientais, e Vanda Ortega, militante na comunidade Parque das Tribos. 

© Grupo de voluntários de Manaus

Mobilização e pressão contra a MP910

Além da live, os grupos do Brasil todo se uniram para protestar nas redes sociais contra a medida provisória beneficiária de madeireiros e garimpeiros. Os voluntários postaram fotos segurando cartazes com dizeres de protesto e indignação: 

© Grupo de voluntários Greenpeace Brasil
© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

E não para por aí: o grupo de Fortaleza também produziu um vídeo dos voluntários falando sobre a MP:

© Grupo de voluntários de Fortaleza

Apoio de Greta Thunberg à Manaus

Os voluntários se mobilizam em diversas frentes de atuação, alguns também são ativistas do TAG (Time de Ativismo do Greenpeace Brasil) e membros do FFF (Fridays For Future), e em conjunto com a Greta fizeram esse vídeo, um pedido de ajuda para Amazônia nesse momento, que foi inclusive veiculado em nossas redes.

© Greenpeace Brasil

17/05 – Dia mundial da reciclagem

Falar de reciclagem é essencial, principalmente aqui no Brasil, onde se produz uma das maiores quantidades de lixo no mundo e pouco se recicla. Em tempos de pandemia, os serviços de reciclagem ficam ainda mais escassos. Aproveitando o Dia mundial da reciclagem, os voluntas de Manaus, São Paulo e Salvador aproveitaram para falar sobre a produção de lixo e consciência de descarte. 

© Grupo de voluntários de Manaus
© Grupo de voluntários de São Paulo

17/05 – Dia Internacional de luta contra a LGBTQFobia 

Pelo amor e pelo respeito, os grupos de Belém e Manaus postaram em suas redes sociais mensagens pelo fim do preconceito contra a comunidade LGBTQI+ e pela propagação de toda forma de amor <3

© Grupo de voluntários de Belém

Segunda sem carne – ABC Paulista

Influenciados pelo bem, os voluntas do ABC também entraram para a segunda sem carne, e essa semana o voluntário Carlos Silva compartilhou uma receita super fácil de mini pudim de chia com banana: 

© Grupo de voluntários do ABC Paulista

#Tbt – Open Boat 2018

Esta semana a voluntária Kimberly, de Belém, fez um #Tbt de dois anos atrás, do Open Boat do navio Esperanza lá em Belém do Pará. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de maio de 2018, e voluntas do Brasil inteiro tiveram a oportunidade de participar e conhecer melhor diversas campanhas do Green.

© Grupo de voluntários de Belém

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa!