Os grupos organizaram, em várias cidades, ações de conscientização em escolas, praias e nas ruas

Coleta de assinaturas em BH – Proteja os Oceanos – 16/02

O grupo de Belo Horizonte se reuniu, desta vez no Parque das Mangabeiras, para coletar assinaturas e conscientizar as pessoas sobre a campanha Proteja os Oceanos. As assinaturas coletadas são para a petição do tratado global que visa a proteção de 30% dos oceanos.

Voluntária de Belo Horizonte recolhendo assinaturas © Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Projeto Escola em Brasília para alunos do ensino médio – 19/02

Com mais uma ação desse projeto incrível, nossos voluntários de Brasília estiveram no Colégio Objetivo do Gama para levar educação ambiental para mais de 80 jovens do 1° ao 3° ano do ensino médio. Eles conversaram sobre consumo consciente e refletiram sobre o conceito de Homo sapiens vs. Consumens. Também falaram sobre minimalismo e a geração de resíduos sólidos gerados pelo consumo.

Voluntário de Brasília ministrando palestra sobre consumo consciente © Grupo de voluntários de Brasília

Projeto Escola em Cotia para alunos do fundamental e ensino médio – 20/02

Os voluntários do Leste Paulista foram até Cotia/Sp realizar duas palestras na Escola Estadual “Ana Macieira de Oliveira”, para alunos entre 10 e 16 anos. O tema da vez foi “O futuro climático da Amazônia” e o objetivo foi conscientizar os jovens sobre a importância de lutar contra a destruição da floresta amazônica. A visita e apresentação dos voluntários foi assistida por mais de 240 alunos, além de professores e funcionários da escola. 

Voluntário do Leste Paulista ministrando palestra sobre a destruição da Amazônia © Grupo de voluntários do Leste Paulista

Ação de limpeza do Riacho do meio – Cariri – 22/02

Em Cariri, nossos voluntas, que estão se mobilizando para formar um novo grupo local, em parceria com a Estação Barbalha Turismo e a Equipe Suçuarana, se reuniram para realizar uma ação de limpeza no Riacho do Meio, um dos pontos turísticos da cidade. A ação foi responsável pela retirada de inúmeros sacos de resíduos sólidos e contou com a participação dos alunos da Fatec e do secretário do meio ambiente de Barbalha.

Voluntários de Cariri realizando ação de limpeza no Riacho do Meio © Grupo de voluntários de Cariri

Mobilização pelo clima e compostagem em Goiânia – 22/02

Com o objetivo de informar a população sobre hábitos sustentáveis que podemos adotar no dia a dia, os voluntários de Goiânia foram às ruas com cartazes fazer uma mobilização. Além de explicar verbalmente como mudar algumas atitudes, os voluntas fizeram demonstrações de como montar uma composteira. A ação foi fundamental para, além de conscientizar, incentivar aqueles que já tinham vontade de mudar mas não sabiam como começar!

Voluntários de Goiânia realizando mobilização nas ruas © Grupo de voluntários de Goiânia

Plogging: Caminhada Ecológica em Belém – 23/02

O plogging é uma caminhada sustentável que além de incentivar o exercício físico, recolhe resíduos! E foi isso que os voluntários de Belém decidiram fazer. Logo pela manhã eles começaram a ação, que proporcionou muita diversão e resultou em muito resíduo recolhido. 

Voluntários de Belém após caminhada sustentável © Grupo de voluntários de Belém

Carnaval Sustentável em Olinda/Recife – 25/02

Carnaval é época de muita festa e alegria, mas por que não unir diversão com conscientização? 

Foi pensando em unir o necessário ao agradável que os nossos voluntários de Recife foram até Olinda, junto com outros coletivos no Alto da Sé e a Faculdade Fafire, para levar consciência ambiental aos foliões de plantão. Eles produziram e distribuíram bioglitter, confetes ecológicos e muito mais!  

Voluntários de Recife participando do Carnaval Sustentável © Grupo de voluntários de Recife

Além das ações, nossos grupos de voluntários fizeram reuniões de alinhamento por todo o Brasil:

24/02 – Eleições (facilitador, financeiro e comunicação) – Goiânia

29/02 – Reunião de Facilitação do Leste Paulista

01/03 – Reunião do grupo de voluntários de Belém

01/03 – Reunião da equipe de comunicação de Brasília

01/03 – Reunião de boas vindas do grupo de voluntários de Porto Alegre

01/03 – Reunião de planejamento dos voluntários de Imbé

02/03 – Reunião da frente técnica dos voluntários de Porto Alegre

03/03 – Reunião do grupo de voluntários de Porto Alegre com o novo diretor do DEPA

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!