Tire suas dúvidas sobre o que são os eventos climáticos extremos

Casa atingida por enchente e carro inundado por água e lama
Petrópolis (RJ) em fevereiro de 2022, quando as fortes chuvas causaram deslizamentos e tiraram a Gvida de mais de cem pessoas, desabrigando milhares (Foto: Thomas Mendel/Greenpeace)

Com certeza nas últimas semanas você leu ou ouviu alguma notícia falando sobre as fortes chuvas em diferentes estados do país e os graves impactos que elas têm deixado, como enchentes e deslizamentos de terra. As tempestades afetam diretamente milhares de pessoas que por vezes perdem suas casas, móveis e têm até mesmo suas vidas ameaçadas.  

O que estamos presenciando são as consequências dos chamados eventos extremos – fenômenos climáticos cada vez mais intensos e frequentes em razão do aquecimento do planeta. 

Separamos alguns conteúdos para que você entenda com mais detalhes o que são os eventos extremos e quem é mais impactado pela crise climática. Mais do que isso, trazemos informações de como podemos impedir que esse cenário de destruição continue a se repetir.

1) Greenpeace Explica – O que são Eventos Extremos?

2) Greenpeace Explica – O que é Crise Climática?


3) Quem paga o maior preço da crise climática?

4) O que é um plano de adaptação climática?

5) Como evitar novas tragédias? 

6)  Como adaptar as cidades para a crise climática?

7) Entenda como a crise do clima pesa no seu bolso 

A crise climática é realidade e as tragédias que estão sendo registradas evidenciam que o país não está preparado para os impactos dos eventos extremos e, mais do que isso, escancaram o descaso do poder público com a questão do clima e com as pessoas que mais sofrem esses impactos.

Enquanto isso, centenas de famílias em situação de vulnerabilidade estão sofrendo. Além de pressionar os tomadores de decisão para agirem efetivamente, você também pode ajudar. Faça uma doação agora mesmo.

A informação é uma importante ferramenta na luta pela proteção do planeta. Compartilhe nossos conteúdos!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!