No Dia Internacional da Diversidade Biológica, reforçamos porque a biodiversidade é importante em nossas vidas e como o Brasil, refém da destruição, tem fomentado essa crise
“Viver em harmonia com a natureza”. Essa sentença, aparentemente simples, é a visão traçada pela convenção das Nações Unidas que discute biodiversidade, a ser atingida até 2050. Um desafio que, de simples, não tem nada. Mas que o mundo precisa encarar, mudando radicalmente a forma como nos relacionamos com a natureza, em particular no Brasil, que abriga uma biodiversidade abundante e que vem sendo colocada diariamente em risco.
Atualmente, cerca de 1 milhão de espécies no planeta estão em processo de extinção, uma verdadeira crise na biodiversidade global, que se soma a outras crises que já enfrentamos, como a emergência climática e a pandemia de Covid-19. É o planeta dando sinais de exaustão.
A humanidade já ultrapassou quatro, dos nove limites planetários que viabilizam a vida na Terra. Um desses limites, já parcialmente excedido, é o da integridade da biosfera, que diz respeito à diversidade genética que é importante na adaptação do planeta à mudanças abruptas. E uma vez superados esses limites, isso pode levar a mudanças irreversíveis para todos.
O desmatamento e a degradação das nossas florestas é a ação humana que mais impacta a biodiversidade terrestre, pois remove o habitat das espécies. A expansão de monoculturas regadas à agrotóxicos também tem impactos significativos, pois reduz a diversidade genética das plantas, além de impactar a biodiversidade contida nos solos e os insetos polinizadores.
O Brasil, campeão de desmatamento e de uso de agrotóxicos e que tem passado por um desmonte dos mecanismos de proteção ambiental, tem, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de 2018, 1.172 espécies ameaçadas de extinção, sendo que 50% delas estão na Mata Atlântica, onde restam hoje menos de 10% da vegetação natural.
Sem contar as espécies que podem estar em risco de extinção e que a ciência ainda desconhece. Um estudo estima que cerca de 10% das espécies ainda desconhecidas de vertebrados estejam no Brasil. O risco para a biodiversidade brasileira, portanto, é real e cada vez maior: em 2020 a taxa de desmatamento da Amazônia, medida pelo Prodes, do Inpe, foi a maior desde 2008.
Já o sistema Deter, também administrado pelo Inpe, vem apontando para uma forte tendência de alta do desmatamento em 2021, com abril batendo o recorde de alertas da série histórica do Deter-B para o mês, com 58 mil hectares. A destruição está avançando e precisa ser parada, antes que seja tarde.
A biodiversidade em nossas vidas
A biodiversidade em interação com o ambiente gera uma série de serviços ambientais, que não podemos perder. O armazenamento de carbono nas florestas tropicais – que as tornam excelentes aliadas no combate às mudanças climáticas -, por exemplo, funciona graças ao enorme número de árvores, que por sua vez só se estabelecem por causa dos animais que comem seus frutos e espalham as sementes para que novas árvores cresçam.
Uma vez que a população de animais é reduzida ou extinta, a capacidade dessas árvores se estabelecerem também se perde. E o que vemos daí em diante, são perdas em uma cadeia infinita. Pois a verdade é que estamos todos conectados e a diversidade biológica é o que nos mantém seguros, inclusive contra novas pandemias.
Outro exemplo está na polinização das plantas. Um levantamento mostrou que a polinização animal contribuiu com R$ 43 bilhões em benefícios para os agricultores brasileiros. Sem ela, a produção agrícola e de alimentos fica prejudicada. O que os alertas da ciência têm dito é que, em um futuro próximo, a fome poderá ser agravada também pela crise da biodiversidade.
E o Brasil com isso?
O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo e é guardião da maior floresta tropical úmida do planeta. Mas o atual modelo de produção de commodities, em expansão desenfreada no Brasil e nutrido frequentemente por desmatamento e uso exacerbado de insumos químicos (agrotóxicos e fertilizantes), tem colocado a biodiversidade em risco.
Além disso, nos últimos anos o padrão do governo brasileiro, em empreitada conjunta com parlamentares ruralistas, têm sido favorecer o lucro de poucos, em detrimento do bem estar de todos.
Estímulos à grilagem estão em discussão no Congresso Nacional em dois Projetos de Lei (PL2633/2020 e PL510/2021), que anistiam a invasão de terras públicas e incentivam novos desmatamentos. Hoje são mais de 50 milhões de hectares de florestas ainda não destinadas na mira da grilagem, com crescente desmatamento nessas áreas.
Houve também aprovação na Câmara dos Deputados, sem discussão com a sociedade, de um projeto (PL3729/2004) que muda as regras do licenciamento ambiental, permitindo que obras de infraestrutura e grandes projetos de agricultura industrial, por exemplo, sejam instalados sem os devidos estudos e cuidados, sem contar o libera geral de agrotóxicos: foram 1.165 agrotóxicos liberados nos últimos dois anos e meio.
Enquanto isso, do outro lado da trincheira, as instituições de proteção e controle do desmatamento são desmanteladas, com suas atuações sufocadas pela falta de orçamento e autonomia. A ciência também tem sido deixada à míngua, com cortes volumosos nos recursos para subsidiar a pesquisa científica.
Uma notícia péssima para um país que tem tanto potencial para desenvolver pesquisas. Com a pandemia, fica ainda mais claro como a ciência é importante.
Nosso papel nessa história
Proteger a biodiversidade não se trata apenas de defender a natureza. É defender toda a vida, inclusive a nossa, pois fazemos parte da biodiversidade. Vivemos um momento chave: ou mudamos nossa relação com a natureza ou nosso bem estar e o bem estar dos nossos filhos estarão comprometidos.
Para alcançar aquele estado de “viver em harmonia com a natureza”, como recomenda a ONU, precisamos, primeiramente, cessar a perda de habitats, ou seja, alcançar o Desmatamento ZERO no Brasil. Cadeias produtivas e investidores que ainda nutrem o desmatamento precisam parar de fazê-lo, imediatamente.
O Brasil precisa investir mais em pesquisa, ouvir mais a ciência. Também é urgente fazer uma transição no modelo alimentar, de maneira a favorecer a produção de comida de verdade e demais alternativas econômicas que respeitem a vida, a biodiversidade, e mantenham nossas florestas em pé, vivas.
Frear propostas que reduzem a proteção ambiental, retomando esforços de fiscalização, a criação de novas Unidades de Conservação e demarcação de Terras Indígenas, além de proteger as que já existem, são pontos fundamentais.
Se o governo Bolsonaro insiste em ignorar a urgência que vivemos, a sociedade precisa insistir nessa defesa. É sobre a vida de todos na Terra.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Gente por favor ponha à mão na consciência..à terra não é nossa às florestas ós verdes os pássaros ós animaizinhos não são nossos eles são criações de Deus às florestas obras d natureza Deus fez com muito amor para nois todos que estamos nesse mundo é para muintos que j se foram é muintos que ainda vem Jesus nós permite apreciar todo isso é olha que ele não nos cobra nada ele só que quer sejamos gratos por tudo isso é não destruímos tudo isso pq se não cuidarmos de tudo isso não estamo quidando de nois mesmo ou seja se destruímos às florestas ós verdes os pássaros ós animais tamos nós destruidno tbm amém? Samos todos iguais só às atitudes que são às vezes diferentes vamos pensar juntos é construir um mundo melhor com um pouco de cada um é lembre-se ó mundo não é nosso é nós samos do dono do mundo que é ó senhor Jesus Cristo é ele ama muinto esse mundo pq foi ó pai dele quem fez é ó pai dele é também ó nosso pai é ele nos ama e não se agrada quando cometemos crime contra à natureza tão perfeita que é fez
Sinceramente estou sem palavras depois de ler tamanho absurdo que está sendo feito diariamente com a nossa natureza tudo isso pela ambição do homem
Devemos lutar contra aqueles que querem destruir nossas florestas brasileira #todosafavordaamazonia
Estamos precisando alertar e educar mais e mais a população, e vocês fazem parte desse incentivo para salvar a nossa biodiversidade. Educação ambiental nas escolas!!
Cada árvore que tomba ao solo pelo homem, é um pedaço de mim que tomba também
Sem dúvida quaisquer um dos brasileiros aqueles letrados não letrados são a favor do clima limpo respirando ar puro, tem a minoria são a favor da destruições obtendo máximo de lucro, deixando a calamidade na terra, mar como um lixão a céu aberto os animais marinhos próximo a extinção as próximas gerações vai tomar ciência que existiu nas aulas de botânica, biologia os filmes, livros impresso no papel próximo a ser extinto.
Na minha opinião a população deveria poder decidir sobre as questões ambientais, pois a natureza faz parte das nossas vidas, deveriam criar um referendo sobre isso e não deixar essa questão só nas mãos desse governo incompetente!!!!!
É pena que os nossos governantes não dão o devido valor a Amazônia,nossos animais morrendo por causa da ganância dos homens desmaiando as nossas matas. Amo os animais,a onça pintada é minha paixão,é triste o habitat deles serem destruídos. Pode ter certeza que Jeová Deus punirá com severidade os que destroem a Terra 🌎.
Ola, o local onde eu moro as pessoas preferem queimar os lixos ao lado do muro de minha residência, causando prejuízo na estrutura do mesmo e como a área em que moro é comunidade, já fiz letreiros pedindo Para não jogar lixo e nem ao menos queima-los, mas, é em vão pois tem outras questões que envolve segurança, questões social e cultural dos moradores. Prefiro não contrariar e quem sabe um dia terão consciência dos prejuízos de ter causado à Natureza!! Espero que com essa ajuda nós possamos ser respeitados, e que possam se conscientizar da preservação da Natureza e cuidados com nosso meio Ambiente
E muito triste vermos o homem destruir tudo aquilo que nos traz benefícios tirando de nós uma condições de vida melhor sabendo que os animais são fundamental para o nosso planeta anuteza principalmente queremos ar puro condições de vida melhor a Amazônia preserva ela é um fator muito importante que contribui para estudos e muito mais pois dessa floresta vem muita coisas onde nós favorecer o mundo está passando por causa nesse pandemia da covid a vida de muitos mudou o Brasil tem tudo que precisamos só precisa ser preservado oque temos para que dias melhores possa vim
Precisamos da natureza pra vivermos com qualidade de vida.VIDA e NATUREZA.
Parabéns pela perseverança e dedicação.
Não podemos deixar que irresponsáveis acabem com a Amazônia. Unidos somos mais. Obrigado por vocês existirem. Por favor não desistam nunca. Estaremos sempre com vocês do GREENPEACE.
Muito bom este artigo sobre o papel do Brasil na manutenção da biodiversidade! Gostaria que todos nós pudéssemos fazer parte dessa batalha. Mas acima disso gostaria que pelo menos a grande maioria da população tivesse consciência do que está acontecendo. Em relação ao atual governo, está claro que está deixando a desejar esse "compromisso" para com o nosso país natureza. Porem, Acredito que não devíamos jogar na cara que eles em quanto governo não estão do nosso lado! E sim fazer alianças. Teria que construir uma ponte entre a equipe que luta pela sobrevivência da biodiversidade com os nossos líderes políticos. Já que eles possuem vós, possuem uma certa autonomia, seria incrível ver um discurso do atual presidente apoiando a causa. E assim incentivando pesquisas e projetos. Agora, enquanto isso não é alcançado, basta que se espalhe cada vez mais o interesse em conhecer e ajudar de alguma forma nessa batalha que é de tão grande importância! Obrigada a vcs todos do Greenpeace! Obrigada a todos que tomam iniciativas e que trabalham, lutam pelo que todos deveriam lutar! Obs: gostaria de saber como fasso pra ajudar.
Ótimo conteúdo