A saúde das florestas, das quais nós e todas as outras espécies dependemos, está sendo destruída mais rapidamente do que nunca. E a nossa também.
Quanto mais destruímos ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças, que podem se transformar em epidemias e pandemias e levar a perdas para toda a sociedade.
Estamos interferindo e destruindo cada vez mais as florestas do mundo. Estudos apontam que a taxa atual de extinção de espécies no cenário global vem caminhando numa velocidade mil vezes mais rápida do que se estivesse ocorrendo naturalmente, e isso se dá em grande parte devido à perda de habitat dessas espécies. A escolha pela degradação desses ambientes e da diversidade de vida guardada ali tem trazido graves consequências, não só para as questões ambientais, mas também para a saúde da humanidade.
Nos últimos 50 anos, houve um aumento de 400% no número de doenças infecciosas emergentes, que afetam humanos com patógenos (fungos, vírus ou bactérias), novos ou que já existiam antes, para os quais temos pouca ou nenhuma imunidade desenvolvida. A maior parte dessas doenças (75%) que têm aparecido e atingido um número grande de pessoas em diferentes lugares do mundo é de origem zoonótica, ou seja, transmitidas de animais para humanos. Várias dessas doenças zoonóticas já são conhecidas nossas, como malária, zika, dengue e febre amarela. Os coronavírus também são de origem zoonótica, porém a origem exata do novo vírus que causou a Covid-19 ainda está em estudo e, por enquanto, não há nenhuma ligação sugerida entre a proliferação da doença e o desmatamento.
Dentre todos, o maior vetor das doenças emergentes é a mudança do uso do solo, o que inclui em grande parte o desmatamento. Um estudo recente feito pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), defende que desde 1940, 31% do aparecimento e surto desse tipo de doença (emergente e zoonótica), do qual fazem parte Zika, Ebola e Nipah, estão conectadas com a mudança do uso do solo, principalmente nas florestas tropicais.
A transformação dessas paisagens tem feito com que entremos cada vez mais em contato com os seres que carregam patógenos, que são capazes de afetar a nossa saúde e nos causar doenças infecciosas. A partir do momento que as florestas são invadidas para servirem à exploração desenfreada de seus recursos, aumentam-se as possibilidades de contaminação.
A expectativa é que a continuidade do desmatamento, somada à alta densidade populacional e grande circulação das pessoas pelo mundo, potencialize um aumento cada vez maior de surtos de doenças infecciosas.
Um exemplo próximo de nós: a malária e o desmatamento da Amazônia
A perda de biodiversidade – em grande parte conectada ao desmatamento – também aumenta o risco de transmissão de doenças. Uma floresta com diversidade de espécies nos protege, pois um ambiente em equilíbrio cria um “buffer”, uma espécie de escudo que evita a proliferação de agentes causadores de doenças em humanos (por exemplo, os mosquitos). Ao interferir nas florestas, um desequilíbrio é criado e a capacidade da biodiversidade de proteger a saúde humana é reduzida.
No Brasil, pesquisadores fazem uma conexão direta entre o avanço do desmatamento e o aumento de incidência de malária em regiões desmatadas. Um estudo feito na Amazônia mostrou que o aumento da perda de floresta em 4% de áreas recém-desmatadas de um município provocou uma elevação de 50% dos casos de malária. Isso ocorre porque conforme a destruição avança sobre as áreas verdes, as clareiras abertas acabam sendo um ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
De agosto de 2018 a julho de 2019, a Amazônia perdeu quase 10 mil km² de floresta – a maior taxa de desmatamento da década. O que significa que o planeta também está perdendo biodiversidade, ou seja, reduzindo espécies de animais e plantas que vivem ali, e perdendo também a capacidade de nos proteger do desequilíbrio que essa destruição pode provocar.
Tudo isso nos mostra que é fundamental repensarmos a nossa relação, hoje muito predatória, com a natureza, e buscar soluções para lidar com a rápida perda da biodiversidade e manter as florestas conservadas e saudáveis.
Degradação ambiental e surgimento de novas doenças também foi assunto dessa semana no nosso podcast “As Árvores Somos Nozes”:
Achou alguma palavra muito difícil? Dê uma olhada aqui e veja a explicação:
Doenças infecciosas emergentes: As doenças infecciosas emergentes podem ser definidas como as infecções que têm aparecido recentemente em uma população, ou então que já existiam, mas têm aumentado rapidamente em número de pessoas que ela contamina e podem chegar a regiões muito distantes de onde ela surgiu.
Patógeno: Um patógeno é um agente infeccioso capaz de causar doenças em um hospedeiro humano, animal ou vegetal. Diferentes classes de patógenos incluem vírus, bactérias, fungos e germes.
Antes que se vá, pedimos o seu apoio. Neste momento de quarentena, mantemos nossos escritórios fechados, mas nossa equipe segue de casa trabalhando em nossas campanhas, pesquisas e no monitoramento dos crimes ambientais. Sua doação é muito importante para que esse trabalho continue sendo feito com independência e qualidade, pois não recebemos recursos de governos e empresas. Clique e se torne um doador.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
O mundo e especialmente o Brasil, deve parar de acreditar que capital e bens são a coisa mais importante para a vida. Acabando com as matas para construções e terra de planta, pois não são apenas árvores, são milhares de vidas perdidas, animais que perdem seus lares, rios que secam. Destruindo a natureza estamos destruindo o mundo, a nossa casa. Quando a doença bater na sua porta, não pense que é o seu dinheiro que vai te salvar.
Parabén, Só tenho a agradecer, vocês são o nossos olhos e ouvidos nós informando e fazendo conhecer um pouco do que acontece com a nossa floresta.
O povo deveria para e repensar sobre a natureza o que ela nos proporciona muito mais qualidade de vida, do que apenas a parte financeira .
Tá caótico mesmo mas ainda tem jeito
Todos por um mundo melhor, tudo pela natureza
O desmatamento na Amazonia e as queimadas mata muito animais por que morrem queimados e tiram o seu lar e sua comida.Força Amazonia.
E uma triste situação que está o Amazonas mais. Com pessoas de um coração bom fará o melhor pra reverter essa situação
A Amazônia é um dos nossos melhores patrimônios e é nosso dever cuidar!
Florestas de Amazonas pede socorro e o país também atenção autoridade
NATUREZA SEMPRE SERÁ V I D A...
Todos pela Amazônia!
Força amazônia
Devemos proteger nossas belezas naturais para nossa futura geração.
A luta é grande e nossa força é maior ! Todos pela Amazônia
A Amazônia é nossa, e temos que cuidar como cuidamos da nossa própria vida.
Eh uma pena! Estamos juntos nessa luta todos pela Amazônia!!🥰
Precisamos mudar urgente e contribuir de alguma forma para melhorar.
Temos que unir pelo futuro dos nossos filhos e netos
Gostaria muito de ter uma oportunidade de ir até o pantanal ajudar fisicamente de qualquer forma mas como não tenho condições financeiras pra me locomover até lá, quardo nas orações!♥️
Ainda bem que tem seres humanos como vcs.Parabens.
impor multas pesadas a quem destroem o meio ambiente
Todos pelo nosso planeta ❤️
A perda de biodiversidade – em grande parte conectada ao desmatamento – também aumenta o risco de transmissão de doenças. ... Isso ocorre porque conforme a destruição avança sobre as áreas verdes, as clareiras abertas acabam sendo um ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
A perda de biodiversidade – em grande parte conectada ao desmatamento – também aumenta o risco de transmissão de doenças. ... Isso ocorre porque conforme a destruição avança sobre as áreas verdes.muito triste 😓
muito triste 😓
Temos que fazer alguma coisa agora, pra que nossos filhos tenha um futuro mais verde!
😓
Boa noite e tão triste saber que um lugar tão lindo como a Amazônia está se definhando e não as pouco e sim num piscar de olhos " Muitas pessoas não estão tendo a mínima noção do que está acontecendo, mas isto é muito grave e super preocunte e se nós não fizermos algo para pararem com está situação ,por isto que está acontecendo por Lá é pior do que está pandemia, pois com ela Todos os países estão com os loucos para por um ponto final, mas aqui com Nossa Amazônia, parece, Parece nada tenho certeza que as Autoridades não estão levando a sério " // e a maioria está se esquecendo que Lugar ser O Verde das Árvores ,das Florestas e dos Campos Não Tem VIDA. Um abraço a todos que lutam por está Causa e Deus abençoe a todos.
Os desmatamentos e as queimadas mata muitos animais, temos que reservar nossa riqueza Natura, assim comia nós eles também tem vida .
Vamos preservar nossa riqueza natural, nossas florestas e nossos animais.
Muito triste 😞
Não tenho nem comentário para me expressar estou muito triste pela a nossa Amazônia está acabando assim dessa forma sem explicação... o nosso Brasil é um país tão rico temos tudo mas a pessoas nao sabem como usufruir e cuidar, e se pararmos para pensar vamos nos conscientizar é cuida do nosso país menos poluição com os nossos animais marítimos tantos peixes que morre por engolir tampinha de garrafas entre outros ....🥺 #vamosajudarosanimais #vamosterummundomelhor #vamossalvavidas❤🥰
Ainda bem que temos voz, obrigada Greenpeace.
Não tenho condições de doar porém apoio totalmente a causa visto que o homem está destruindo a si mesmo. O quê puder apoiar contém comigo. VIVA O VERDE!!!!
Quando o propósito é de suma importância,tem mais que divulgado para expandir a consciência do povo. Afinal o maior destruidor da natureza é o homem
Temos q nos sensibilizar com esse assunto do desmatamento pq afeta a todos nós inclusive as gerações futuras, precisamos ser mais solidários com a amazônia
Tá caótico mesmo mas ainda tem jeito
A gente tem zelar pela nossa natureza, cem desmatamentos ,cem queimadas e salvar nossos animais e nossa arvores ,é triste ver nossa Amazonas se acabar nais mãos dos próprios moradores.
tudo pela natureza ,Força Amazonia
afim de melhorar A AMAZONIA
A AMAZÔNIA PEDE SOCORRO
Temos que ajudar a Amazônia