Durante cerca de 2h de conversa, o host Boy Killa, o porta-voz da campanha de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil, voluntários e o professor Audino Vilão, conversaram sobre a crise do clima, sua relação com o desmatamento da Amazônia e justiça climática

O desmatamento e a agropecuária são as maiores contribuições do Brasil para a crise climática, responsáveis pela emissão de mais de 46% de gases de efeito estufa. Isso aumenta os eventos extremos, como secas e estiagens, que chegam até a população provocando consequências como o encarecimento da conta de luz e dos alimentos dos brasileiros.

Diante do abandono do Estado frente à necessidade de políticas públicas de enfrentamento da crise climática, que se acentua com a alta do desmatamento e a escolha do poder público de investir em um setor energético poluente (e caro), há uma tendência de piora nesse cenário, com aumento nas tarifas de energia e impactos na inflação – que recaem de forma mais intensa sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Pensando nisso, em setembro deste ano, levamos alguns jovens ativistas que moram e atuam em periferias para sobrevoarem a Amazônia e verem de perto como a destruição da floresta impacta diretamente suas vidas. E, para contar um pouco sobre a experiência, eles e elas estiveram também no Azideias Podcast, participando do episódio de número 96, “Crise climática, Amazônia e a quebrada”.

No Azideias Podcast, Big da Godoy e Boy Killa recebem grandes convidados para debater temas polêmicos, assuntos da atualidade, com toda a vivência do Capão Redondo.

O papo se encerra com a mensagem principal de que não podemos aceitar que as populações já prejudicadas pelas desigualdades sociais e uma série de vulnerabilidades de um sistema que privilegia poucos também sejam injustiçadas pelas consequências da crise climática. Precisamos de justiça climática já! 

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!