#Biodiversidade #Florestas

Todos pela Amazônia

Participe

Ativistas e muitos artistas se juntaram ao Greenpeace e a milhares de pessoas e foram às ruas pela causa ambiental em diferentes cidades do país

Voluntários em mobilização pela Amazônia no Rio de Janeiro © Renan Olivetti / Greenpeace

“Vem pra rua vem pela Amazônia”. Esse foi o coro cantado por milhares de pessoas no Brasil, entre os dias 23 e 25 de agosto, em mobilizações ao redor do país que exigiram a proteção da Amazônia.

Na semana passada, os brasileiros se surpreenderam com o aumento do número de queimadas acontecendo na maior floresta tropical do mundo, que é vital para regular o clima no planeta. A floresta parecia estar pedindo ajuda. E a resposta não demorou para chegar.

A ameaça do desmatamento e das intensas queimadas na floresta levou artistas e uma multidão de manifestantes para a orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, no último domingo, 25. Personalidades como Caetano Veloso, Criolo, Alinne Moraes, Sérgio Marone, Mateus Solano, Maria Paula, Majur entre outros, puxaram o ato que caminhou em direção ao Leblon, ao som de clássicos da MPB como “Sal da Terra”, “Amor de índio” e “Asa branca” e muitos gritos de ordem.

“A gente precisa parar para entender como a Amazônia precisa de ajuda e é por isso que estamos aqui todos unidos para chamar atenção realmente para o absurdo que está acontecendo. Trouxemos nossas crianças e estamos aqui realmente pelo futuro. Muita luta ainda nos aguarda”, diz emocionada a atriz Alinne Moraes.

Na orla do Rio de Janeiro, manifestantes de todas as idades se uniram para pedir a proteção à Amazônia. Crianças, idosos, jovens e adultos traziam faixas, bandeiras e cartazes com mensagens como “Todos pela Amazônia”, “Paz na Floresta” e “Luto pela Amazônia”. Outros cartazes de protesto exibidos pela pessoas na manifestação mostravam frases produzidas por jovens chamando a atenção dos adultos, como: “Você vai morrer de velho, eu de colapso ambiental”. Além disso, muitos jovens levantaram a voz pedindo proteção à floresta, atitude do governo e atenção aos problemas ambientais.

“A Amazônia está gritando e a Amazônia que grita somos nós. Para mim é a luta das lutas. É a luta pela nossa sobrevivência e pela nossa inteligência de conviver com o meio ambiente”, exclama o ator Mateus Solano.

Confira o vídeo produzido pelo Greenpeace com as muitas manifestações e participação de milhares de pessoas em algumas cidades do Brasil:

Os protestos não ficaram restritos apenas ao Rio de Janeiro, manifestantes de diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Manaus foram às ruas em prol da Amazônia e em várias partes do mundo ativistas e ambientalistas promoveram atos em frente às embaixadas brasileiras.

No próximo dia 20 de setembro, acontece a Greve Global pelo Clima no Brasil e jovens de diferentes partes do país contam com o apoio do Greenpeace.