Para recuperar a imagem do país no exterior, governo Bolsonaro deve reverter a agenda destrutiva atualmente em curso e adotar ações concretas e política pública participativa de proteção ao meio ambiente
Essa semana, o presidente Jair Bolsonaro desembarca em Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa na terça-feira (24). Em seu discurso de abertura, Bolsonaro pretende neutralizar a crítica global motivada pelas queimadas e o desmatamento da Amazônia. De janeiro a agosto deste ano o número de alertas de desmatamento na Amazônia (Deter) aumentou 75% e os focos de calor cresceram 111%, ambos na comparação com o mesmo período de 2018.
Mas ao invés de ações concretas de combate ao desmatamento e uma política pública ambiciosa de proteção da Amazônia, do Cerrado e de outros ecossistemas únicos, o governo preferiu investir o dinheiro público em uma campanha publicitária para limpar a imagem do país no exterior e reafirmar a soberania do Brasil em desenvolver a região amazônica. Com os 3 milhões de reais gastos na campanha, veiculada no Brasil e no exterior, o governo poderia garantir a presença de 250 brigadistas na Amazônia durante seis meses1.
Mas quando defende que o Brasil faz o que bem quiser com a Amazônia, o que Bolsonaro realmente quer dizer é que o governo tem o direito de destruir sozinho a maior floresta tropical do planeta. Na visão de Bolsonaro, significa abrir a Amazônia para a mineração, para a grilagem de terras, para o avanço do agronegócio sobre a floresta e para mais exploração predatória e insustentável do maior patrimônio ambiental dos brasileiros.
Este “desenvolvimento”, adotado durante o regime militar, beneficia apenas os grandes e poderosos, e não a população amazônica, formada também por indígenas, ribeirinhos e pelas comunidades de pequenos agricultores.
Fundos de 30 países que movimentam US$ 16 trilhões em ativos cobraram do Brasil ações concretas contra o desmatamento. Diversas empresas – como a Timberland, Kipling Bags, The North Face e H&M – estão suspendendo a compra de produtos brasileiros por causa da agenda anti-ambiental do governo. O Brasil também foi alvo de críticas de diversos governos, como a França e Alemanha, por causa do tratamento que Bolsonaro dispensa à Amazônia. Na última semana, o parlamento da Áustria rejeitou o acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia pelo mesmo motivo.
“A política anti-ambiental do governo não está destruindo apenas a floresta e seus povos, mas também a imagem e a reputação do Brasil ao redor do mundo”, diz Marcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. “Se quiser evitar mais prejuízos ao país, Bolsonaro deve reverter sua agenda de destruição e adotar medidas concretas e efetivas de proteção à Amazônia”.
Para revelar a verdade inconveniente sobre a Amazônia que o governo insiste em esconder, ajudamos a “traduzir” a campanha oficial do governo:
Bolsonaro, não sabe como proteger a floresta? A gente te ajuda!
Para proteger a floresta é preciso, antes de tudo, que o governo assuma sua responsabilidade em garantir a proteção do meio ambiente e comece a colocar em prática medidas concretas para reduzir o desmatamento.
Ignorar isso é ruim para as florestas, os animais, os rios e para o nosso futuro, além de ser péssimo para os negócios, como podemos ver com todas as empresas que já declararam que não irão mais comprar do Brasil enquanto o país não levar a sério a preservação ambiental.
Elencamos aqui as reais medidas que devem ser tomadas para evitar ainda mais fogo na floresta e salvar a Amazônia da destruição:
- Reverter o desmonte das políticas ambientais e garantir a capacidade do Estado brasileiro em combater os crimes ambientais
- Implementar políticas de combate e mitigação das mudanças climáticas
- Retomar a demarcação das Terras Indígenas e garantir o respeito dos direitos constitucionais dos povos indígenas
- Proteger a biodiversidade com a criação de áreas protegidas e garantir sua efetiva implementação
- Fim da grilagem de terras, da exploração ilegal de madeira, da mineração e autorizações de queimadas, especialmente em áreas protegidas e terras indígenas
- Nenhuma nova hidrelétrica e fim da exploração de petróleo na Amazônia
- Garantir um processo de licenciamento ambiental efetivo para todos os projetos de infraestrutura que proteja as pessoas e o meio ambiente
- Garantir a transparência das informações produzidas pelas instituições brasileiras para controle social
- Restaurar a participação da sociedade nos processos políticos
- Garantir um ambiente seguro para ativistas e lideranças comunitárias no Brasil
1 Cálculo feito com o custo médio de um brigadista de R$ 2 mil por mês.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Eu nunca vi tanta gente interessada no desmatamento da Amazônia. Onde estavam todos esses falsos salvadores da pátria quando tudo isso começou? Outra coisa, não se tem progresso sem destruição,isso acontece até nas grandes cidades do mundo inteiro. Na realidade o que estou vendo é um bando de gente querendo aparecer e nada fazem de concreto. Estão na realidade e querendo desastabilizar o governo.
Porque fizeram errado antes, então devemos continuar errando? E isso que quer dizer quando questiona onde estava os defensores. Bem na época que começou estávamos em uma ditadura militar, então como agora só valia a opinião dos que estavam no poder, sem condições de questionamentos. E depois disso parar as elites? Como? se elas compram tudo até o pensamento das pessoas. Para cumpram seus projetos que rendem trilhões para eles claro. Para o país (povo nada) porque vejo projetos de vender exploração total da floresta, mas para o povo o projeto e outro arroxo salarial, fim da assistência social e previdência, reforma tributária com projeto de criar mais um imposto, na declaração de renda cortar a dedução de gastos com educação e saúde, cortes de verbas da saúde e educação pública Então se derrubar a floresta é tão bom para o país porque para nós os projetos são tão ruins
Engraçado que essa "ong" só aparece agora, porque no governo anterior que vivia tendo desmatamento do Ecológico, queimadas, enfim, tudo e mais um pouco, vocês nunca apareceram? Essa semana até me ligar ligaram pedindo doação, acho que vocês ao invés de tá citando governo A ou B, deveriam tá fazendo de fato o que o perfil de vocês oferecem, AÇÃO, que na verdade a população tá ajudando mais em reportagem alguma vejo algum representante do GREENPEACE fazendo algo.
Amazônia o bem da humanidade
Nós brasileiros exigimos agora do governo, medidas corretas e transparentes para impedir queimadas e destruiçao do meio ambiente.Ningüém quer roibar a amazonia, pois ela nos pertence! Queremos todos nesse planeta conservar a vida e a natureza que ainda é rica em nosso país. Exigimos agora uma política limüa, inteligente e correta!
Agora não estamos em condições de exigir nada. Os macacos já estão no poder.
Não existe progresso sem destruição? É essa sua opinião Aroldo? Progresso é justamente evoluir sem precisar destruir. Outra coisa, ninguém precisa se mobilizar para desestabilizar o governo, ele mesmo oonsegue isso sozinho.
È um absurdo no seculo de hoje que deveríamos viver bem, com as pessoas melhores instruídas com as cabeças mais evoluídas, por que nos últimos anos o que tivemos foi informações de todos os tipos grandes pequenas , simplificadas ou detalhadas, é so buscar a informação que ainda não tem e conseguirá. E mesmo assim, as pessoas vivem fingindo, ignorando e vivendo neste planeta maravilhoso que se destro a cada dia pela P..... do humano, nossa linda Amazônia, e machucada de todas as formas que se pode imaginar, sendo que ali é 99,99% de VIDA, e isso parece não importar, e depois essas mesmas pessoas ,junto com algumas boas que pagam pelos culpados dessa destruição, ainda clamam para Deus as ajudar. Justiça, queremos que Salvem a Amazônia, os oceanos os animais queremos Respeito em NOSSA terra, que não é DOS POLÍTICOS É NOSSAAA.
O que eu não entendo é porque vcs não fizeram e não fazem nada referente ao desastre ambiental em que foi o de Mariana, lá tbm prejudicou e mto o nosso meio ambiente e a várias família que até hoje não receberam suas indemnizações que por ventura acabaram ficando nos bolsos d PT, corrupto ,ladrão que rouba até dos mais miseráveis , mas quer saber eu sei a resposta , a verdade é que vcs apoiam um partido , e mto dinheiro em vossas contas ! São uns vendidos ! Ah só agora q tem queimada na Amazónia né , na época do PT não tinha, ah que coisa neh
Porque não houve ações do Green peace na época dos outros governos??? Qual é GREEN PEACE querendo lacrar em cima do nosso Brasil??? Vocês acham que estão conseguindo enganar a quem???? Querem lucrar, desestabilizar o governo Bolsonaro???? ESQUEÇAM, JÁ PERDERAM!!!
É impossível ele dizer, q é mentira esse descaramento, visto q tb assinou e dando autorização para a China explorar o Amazonas tb. E esse pais não dó, nem integridade e nem respeito a natureza. Sendo uns dos países mais poluído do mundo.
nossa vida esta na amazonas, e a nossa saude. so que eu ja sabia que ia acontecer essas destruicao com o nosso planeta. porque o mundo somos nois seres humanos. hoje so existe ganancia .
Se cada ser humano respeitasse à natureza e os direitos dos animais não era necessário nenhuma proteção pois o ser humano seria consciente e responsável pelo seus atos
As pessoas precisam entender de uma vez por todas que não existe progresso destruindo o meio ambiente... DESTRUIÇÃO NÃO É, NUNCA FOI E JAMAIS SERÁ SINÔNIMO DE PROGRESSO. Pensem com seus próprios cérebros e parem de absorver todas as besteiras que Bolsonaro e seu "clã" dizem...
Em em um país em que sua suprema corte - STF - é toda ela corrupta (tantos “habeas Corpus dados a notórios criminosos”), o que esperar dos senhores legisladores. O Brasil clama por JUSTIÇA. Será que a reforma da previdência atingirá os srs. do STF e toda quadrilha do Judiciário como, tb, os srs Legisladores?????????as. Roberto Costa
Quanta propaganda enganosa! Quem os financia Greenpeace? Nós governos anteriores houve grandes queimadas e onde vocês estavam que não se pronunciaram? Deixei de acreditar na causa que vocês defendem por ver que os interesses são outros! Aí vale se juntar a governos que se dizem democráticos, mas na verdade são comunistas e denegrir a imagem do Brasil e o nosso presidente que foi eleito pela maioria dos brasileiros! O dinheiro está acima de tudo para vocês e quem pagar mais é para onde vocês pendem a aprovação!
Você é sega ou é tão ignorante que não consegue ver que partidos políticos ideologias não salva o planeta, o que salva o planeta e conscientizando e atitudes que o Greenpeace tomam em favor das vidas de animais como , Baleias, Ursos Focas e outros tantos animais que muitas vezes os ativistas saem a campo para defende-los mesmo diante de adversários muitos maiores como pesqueiros enormes e \té de navios.
amazônia tava bem até hoje, agora quer tumultuar. vai pra pqp eu em , deixa o cara trabalhar em paz, agora vcs lembra que a amazônia existe, meu ovo pra vcs
Minha senhora quanta besteira, o mundo clama por socorro a humanidade esta perdida sem saber qual lado deve correr, mais tudo isso por não ter conciencia do amor a tudo que Deus criou a falta de respeito e geral com a natureza e os animais, que perecem a mercer do homem mau e corrupto que so pensa no maldito dinheiro.
Subirem Ao Governo mandar Exército Brasileiro atacar grileiros e baderneiros esistentes na Amazônia. Os índios fazem queimadas pra plantarem roça mas delimitar o seu território é como colocar tornozeleira neles. Retirem as tais ongs de lá a bala. NÃO ASSINO ESSA PETIÇÃO. VCS SÃO O CANCER POLÍTICO DA NAÇÃO!!!
Vocês são uma tropa de quem não tem o que fazer de útil. Vão trabalhar...... vão tirar o óleo que estão chegando nas praias do nordeste. Vão fazer algo útil.... tropa de sangue-suga... O Negócio de vocês é gastar o dinheiro que vocês arrecadam sem prestar contas onde ele é aplicado... e convocam um Bando de pessoas que não tem capacidade de pensar por sí só e colocam esses bestas para trabalhar para vocês como ¨VOLUNTÁRIOS¨.... Vão ajudar as crianças que estão passando fome na Africa... nas Guerras... e parem com esse cliche de COITADA DA AMAZÔNIA... Vão trabalhar.....
Po, galera. Vamos acalmar os ânimos aí. Eu sou a favor do governo bolsonaro e esse problema da amazônia claramente não vem de hoje. Mas não é por causa disso que a gente vai deixar de falar também. Greenpeace faz campanha pró amazônia desde antes do Bolsonaro. Quem vocês devem criticar são os famosos "jornalistas" que vendem a ética da profissão por desinformação e os famoso "Estado" que é o exemplo universal de ineficiência e falta de competência. Não se deixem levar uns contra os outros. Podemos ter idéias contrarias, mas separados a gente não chega a lugar nenhum. Estamos todos juntos aqui, tentando fazer a humanidade dar certo.
Qual trabalho estão fazendo sobre o petróleo venezuelano? Derramado no oceano??
Já está na hora dos nossos governantes dos Estados,gonverno federal, município,abrir os olhos para o que temos de maior riqueza no País, nossa biodiversidade.
Nossa, depois desse post eu abri a minha mente e os meus olhos para ver o mal que estou fazendo ao planeta. Agora é hora de agirmos em relação a Amazônia.
O QUE O GREENPEACE BRASIL FEZ PARA AJUDAR O PROBLEMA DO VAZAMENTO DE OLHO NAS COSTA DO BRASIL JA QUEM APARECERAM MUITO VOLUNTÁRIOS E ATE O EXERCITO E MARINHA DO BRASIL? EU NAO VI NADA NO SITE INTERNACIONAL OU NACIONAL E MEDIA PARA JA QUE GREENPEACE POSSUI O PROJETO AJUDEOSOCEANOS... GREENPEACE = UTOPIA
Vamos cuidar do NOSSO planeta, não jogar lixo no mar,lixo é no lixo.
Só uma pergunta o que vcs usam nos carros avião e navios de vcs