Mesmo com decreto que proíbe queimadas, fogo na Amazônia cresce 28% em julho, com dia de recorde de focos
No dia 30 de julho, a Amazônia registrou mais um triste recorde: 1.007 focos de calor foram registrados em um único dia. Esse é o número mais alto registrado no mês de julho desde 2005. Neste mesmo dia, no ano passado, foram 406 focos. Agora, dados consolidados de julho mostram um aumento expressivo nos focos de calor em todo o bioma.
Em julho, foram registrados 6.804 focos de calor na Amazônia, um aumento de 28% quando comparado ao mesmo mês do ano passado.
Um levantamento feito pelo Greenpeace Brasil aponta que 539 destes focos ocorreram dentro de Terras Indígenas, um aumento de 76,72% em relação ao ano passado, e 1.018 atingiram Unidades de Conservação, um aumento de 49,92% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento das queimadas anda de mãos dadas como aumento do desmatamento, que vem atingindo altas sucessivas este ano. A moratória do fogo, que proíbe as queimadas apenas no papel, não funciona como estratégia de combate às queimadas, já são 4,231 focos de calor desde o início da moratória aumento de 33% se comparado ao ano passado, se não houver também uma resposta no campo, com mais fiscalização e combate ao desmatamento.
“O desmatamento precisa ser combatido durante o ano todo, principalmente considerando que as queimadas na Amazônia não são resultado de um fenômeno natural, mas da ação humana. O fogo é uma das principais ferramentas utilizadas para o desmatamento, especialmente por grileiros e agricultores, que o usam para limpar áreas para uso agropecuária ou especulação”, explica Rômulo Batista, da campanha de Amazônia do Greenpeace.
A prática, que já era corriqueira, tornou-se ainda mais comum com a falta de fiscalização e o desmantelamento dos órgãos ambientais, que têm visto seus servidores serem punidos por desempenharem com sucesso o dever de proteger a floresta.
O fogo é uma enorme ameaça para a biodiversidade, que é diretamente impactada, e alimenta a grave crise climática. Além disso, representa um risco extra para os povos indígenas, que estarão ainda mais vulneráveis à doenças respiratórias, como o Covid-19, devido a fumaça e a fuligem das queimadas.
“O fato de ter mais de mil focos de calor em um único dia, recorde dos últimos 15 anos para o mês de julho, mostra que a estratégia do governo de fazer operações midiáticas não é eficaz no chão da floresta”, completa Rômulo.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Triste demais vê isso é algo assustador onde estão nossos governantes que não vêem isso, acordem antes que seja tarde, não sou nenhuma entendida mas creio que falta monitoramento.
Eu assimilo o caso, que e realmente um absurdo o que está acontecendo nas floresta brasileiras do nosso previlegiado país que ainda tem um dos melhores clima para se viver Mais tudo indica que tem limite. Basta alguém acender o Palito que a fogueira já tava pronta, queimando fauna e flora mais futuramente quem vai pagar o pato mesmo que os seres inrracionais chamados de seres humanos, realmente.
Stop a estos atos criminosos contra a floresta e a vida que elas teim
É lamentável a destruição da nossa Natureza e Biodiversidade, sendo massacrada por uma forma de atuação Governamental compactuada pelo Ministério do Meio Ambiente, totalmente equivocada e voltada para a obtenção de recursos para o País de maneira irresponsável, que trará consequências desastrosas. Temos que nos posicionar contra esses absurdos e lutar por mudanças, sejam legislativas ou formas ultrapassadas de pensamento com relação à essas questões.
Cris vc que nadava no pinheiros ?
Tristemente esse país está em pleno retrocesso com um governo que não se preocupa com um dos maiores bens do Brasil e principalmente do mundo! A floresta não é somente do Brasil e sim de todos nós!
O Brasil é um país muito rico em questão de biodiversidade,mais infelizmente esta pobre de autoridades,pobre de heróis,pobre ,e pobre de espírito,pobre de Homens bons,e responsáveis.Não mais capazes de proteger o Brasil e todas as riquezas que existem na Amazônia.
Os Homens estão tomados pela ganância, e ego orgulhosos, e cada dia mais o Brasil se despedi mais e mais do planeta que aos poucos e bem rápido está morrendo.
Há décadas os cientistas vem alertando vem alertando sobre as graves consequências da busca incessante do lucro na Amazônia, tais como aumento da pobreza, doenças, fome, diminuição da biodiversidade, perda dos solos agricultáveis, alterações climáticas etc. Certamente os caminhos para a sustentabilidade na Amazônia, permeiam a inclusão de seus atores sociais, em qualquer espécie de planejamento. Parabéns ao Greenpeace pela militância constante na busca de um mundo mais fraterno e menos desigual para os povos.
Sinto muita tristeza com tudo isso. Mas qual a causa dos incêndios natural ou criminosa ou usando técnicas ultrapassadas para preparar a terra para o plantio? Como controlar uma área tão vasta. ? Impossível Será que se a Amazônia fosse demarcada como território inabitável para seres humanos , todo e qq pessoa não entra ,todas estradas fechadas, durante 10 anos . Nada de extrativismo mesmo sustentável. Crime inanfiançavel. Ela se recuperaria?
enquato houver compradores para carne e produtos da agricultura principalmente exportação e compradores de madeiras nobre o desmatamento sómente vai parar com uma grande mobilização social .
Processar esse político e os grilheiros que estao destruindo amazônica todos presos sem fiança.
Até quando estes bandidos vão acabar com nossa biodiversidade por favor que haja algum poder neste país que se erga em favor das florestas Bradilriras
É ainda pior do que a agressão à natureza, mesmo com todas as suas implicações: é uma manifestação nítida de ausência de consciência, tanto de nossos governantes quanto de nosso povo. A destruição da Amazônia apenas traz à tona a agressão e total desrespeito às minorias, ao povo, à vida, entre tantos outros valores, inclusive à autonomia nacional - pois certamente há imensos interesses internacionais nessas aberrações. O descaso com que o assunto é tratado pelas nossas "autoridades" não é menor do que aquele da vasta maioria da população, que lotou e lota avenidas e estádios, seja para depor ou eleger este ou aquele, seja para assistir sua escola de samba, time ou banda favorita, mas não moveria um passo para lutar pela preservação de algo de valor tão inestimável. Fatos como esse deveriam incitar discussões muito mais abrangentes, frequentes e profundas nos meios intelectuais e na sociedade em geral: o que está na formação do povo brasileiro, que o torna tão “bom” e tão “ruim” como é? Como isso pode ser modificado? Quais os valores estão sendo cultivados pela nossa sociedade – e pela sociedade como um todo -, quais estão sendo deliberadamente abolidos, como e em nome de que, em benefício de quem? Como isso pode ser combatido. modificado? Como a banalização do delito devido à sua impunidade afeta a sociedade? O que pode ser feito a respeito? E por aí vai... Sim, nossos políticos são da pior espécie mas, e nós, de que espécie somos?
Hola me es difícil comentar algo porque no es mi país pero lamento decirte que lo disfrutes porque esto no lo cambia nadie podrás patalear, generar la bronca más grande de éste mundo pero vas a ser testigo de la destrucción de muchos espacios verdes, fauna terrestre y acuática y no vas a poder hacer nada porque unos carteles no paran este poder destructivo, Quiero decir que los admiro por lo que hacen pero esto no tiene arreglo
O governo está fazendo, infelizmente, tudo o que prometeu: zero fiscalização, punição aos fiscais que teimarem em fiscalizar, apoio aos grileiros, madeireiros, mineradores e latifundiários, negação da realidade do desflorestamento, ocultação de números, negativa de proteção aos índios, recusa em receber dinheiro para o Fundo Amazônia e por aí vai... Não é por não morar na floresta que não devo me preocupar. O Brasil tem muita terra agricultável mal utilizada em todos os estados. Destruir a amazônia não nos trará nenhum benefício, muito pelo contrário: acredito que prejudicará à nós todos por muitas décadas ou para sempre.
tEM DECRETO, TEM UMA SÉRIE DE CJUIDAQDOS, MAS QUEIMADAS Esso está acontecendo no mundo todo. É época de seca nessas regiões. Quanto à alterações no clima, penso que isso é um fenômeno natural, e não depende da interferência humana. A prova disso, são as duas eras do gelo, a 200 e a 100 mil anos atrás. Quem provocou o aquecimento global, para acabar com essas duas eras do gelo? Isso é mais uma questão de narrativa das esquerdas, que só querem prejudicar o Brasi.
O mundo inteiro olha com bons olhos para Amazônia, é a coisa mais importante que temos nesse país e para a sobrevivência desse planeta, que já da sinais de cansado. Infelizmente temos o pior presidente de toda história, simplesmente um bastardo juntamente com seus filhinhos mimados. Acorda presidente, tirem todos intrusos da Amazônia já, urgente. Arregasse as mangas trabalhe mais, pois até o momento não fez nada.
Tudo isso é triste e revoltante. Sou um defensor e amante da natureza. Mas em virtude da minha condição financeira, quase nada posso fazer, diante dessa vergonha! Se houvesse mais rigor e cumprimento das leis, o nosso maior patrimônio natural não sofreria tantas agressões. Brasil! O país onde a corrupção impera nas diretrizes políticas e envolve nossos governantes...
Muito triste e revoltante ver tanto o desmatamento quanto as queimadas crescendo! Vergonhoso, e o pior é saber que o governo federal tem influência direta nessa questão! Não pode continuar assim! Estão destruindo nosso patrimônio!
#FORASALLESCANALHA. Revoltante,nosso maior patrimônio,nosso orgulho,sob a tutela de um lesa pátria,comandado por um negligente insensível como Bolsonaro.
É lamentável a destruição da nossa Natureza e Biodiversidade, sendo massacrada por uma forma de atuação Governamental compactuada pelo Ministério do Meio Ambiente, totalmente equivocada e voltada para a obtenção de recursos para o País de maneira irresponsável, que trará consequências desastrosas. Temos que nos posicionar contra esses absurdos e lutar por mudanças, sejam legislativas ou formas ultrapassadas de pensamento com relação à essaa questões.
Enquanto o crime compensar, não acabam os fogos.
COM ESTE MINISTRO AS COISA SO TENDE A PIORAR NAO TEM JEITO PORQUE ELE E AFAVOR DAS QUEIMADAS E DESMATAMENTO TEM QUE SER DERRUBADO.
Não é possível que o Congresso ou o STF não possam fazer nada para nos proteger de um ministro que é um verdadeiro bandido ambiental, um irresponsável que vai fazer com que o Brasil perca bilhões em nome de interesses impronunciáveis.
Se tivéssemos governantes bons a favor da vida,das florestas em pé o Brasil não estava como está. Nossas florestas pedem Socorro.
biodiberside, floresta, todos pela amazonia.
o governo precise dever politicas sustentaveis sobre Amazonia.
o governo precise dever politicas sustentaveis sobre Amazonia.
Não há outra saida para toda esta "zerda" que vem acontecendo não só na área ambiental, mas tambem em áreas como saúde pública (alguém viu algum ministro da saude por ai?), educação (crença e educação se misturam?) , aumento da violência (flexibilização das armas contribui para a diminuição dr mortes?): FORA A ESTE HOMUNCULO QUE OCUPA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E SEU SÉQUITO DE INCOMPETENTES.
O meio Ambiente Brasileiro, tem que ter uma nova direção,apartir de Queimadas,zero,Derrubadas, Zero,Caça, Zero,não fazendo isso é um começo do Protocolo.Pra novos Candidatos a presidente Assinar, dai o endurecimento do novo codigo Florestal, Remarcação de terras, Sem derrubadas, Sem fogo, Sem caça, Sem plasticos no mar etc..
E INACEITÁVEL O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA AMAZÔNIA. AS QUEIMADAS AUMENTARAM COM ESSE GOVERNO IRRESPONSÁVEL COMO PERMITIR QUE O INCOMPETENTE SALES PERMANEÇA A FRENTE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE??? É TAMBÉM DE SE ESTRANHAR A INERCIA DO VICE MOURÃO.
EU SOU A FAVOR DA INTERFERÊNCIA DE OUTROS PAÍSES NO COMBATE AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA, INCLUSIVE SUGIRO QUE OS MESMOS ENCONTREM UMA FORMA DE ADVERTIR COM RIGOR O GOVERNO BRASILEIRO. AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA NÃO ATINGE APENAS O BRASIL, ATINGE OUTROS PAÍSES.
Não queimadas.
O povo brasileiro não sabe votar e se deixou enganar por um homem que usou as redes sociais a vontade e lançou falsas noticias para ser elegido.
Parece que a Amazônia está condenada à morte, só magnatas que mandam nessa terra!
Muito triste tudo isso e o pior as autoridades responsáveis não estão nem aí não fase o minimo que a sua obrigação nada mais que o seu dever.
Muito triste vê nossa Amazônia ser atacada dessa maneira vergonhosa. O mundo todo pede socorro em prol da Amazônia. Vamos acordar Brasil! E governantes, façam alguma coisa! Cadê todo mundo!
Faltam ações concretas visando parar as queimadas na Amazônia. Até agora não se sabe de um plano que impeça esta ação, e que se possa reflorestar as áreas devastadas pelas queimadas. Enquanto isso, o clima está mudando visivelmente: tempestades fora de época, tornados, etc.
É muitíssimo triste que isso esteja acontecendo durante um governo com tantos generais. Impossível dormir com tanto barulho.
As praticas de queimadas na floresta amazônica, possui uma relação direta com o desmatamento. Os governantes passaram da hora de entender que o Brasil está entre os países do mundo de maior diversidade biológica e ainda possui a flora mais rica do planeta. A preservação ambiental interessa a todos que mantem suas atividades empresariais baseadas na exploração dos recursos naturais, como também aos que são empregados por estas empresas. Alem disto, permitiria que as gerações futuras viessem a ter a oportunidade de conhecer as belezas e as riquezas que o bioma oferece.
A única maneira de parar com isso é mexendo no bolso, divulgando aos investidores e aos consumidores internacionais que não há intenção do governo de acabar com a destruição. O mundo precisa boicotar os produtos provenientes de áreas desmatadas. Acho que o Greenpeace poderia tomar a iniciativa de fazer uma campanha internacional nesse sentido.
Ou nos fortalemos , ou conseguimos patrocinadores da natureza , ou somente nos do green peace seremos pouco . Temos que nos organizar mais e atrair os jovens do mundo . Maus mídia . Informá-los que a vida deles, seus filhos e futuros Netos está ameaçada.
Pelo fim do incêndio e desmatamento da Amazônia.
Olá, tenho grande admiração pelo Greenpeace! E sinto que dentre as coisas que nasci para fazer, está a importante tarefa de auxiliar na preservação da natureza. Desde criança tenho um olhar voltado aos detalhes da vida animal e vegetal. Sei que há muito a fazer para resgatarmos o meio ambiente, mas a mudança começa em nosso próprio dia a dia, desde optar por não adquirir certos produtos, até realizar o plantio de uma árvore. Todos cometemos erros contra a natureza cotidianamente, mas ficar só se lamentando ou olhando para os erros do próximo, só nos fará retroceder. Precisamos melhorar tudo quanto há em nossa volta (no que for possível e até impossível) e cada ato de progresso em favor da vida não será em vão! Moro em uma cidade interiorana, todavia não está atingindo êxito na preservação da biodiversidade, gostaria humildemente de saber se, em um futuro próximo, esta tão admirável organização, poderia me auxiliar no reflorestamento de algumas áreas de minha cidade, haveria algum tipo de disponibilidade para me doar mudas ou sementes? Sou uma jovem sonhadora, e não me conformo em ver coisas erradas e não tentar ajudar. É possível que esteja sonhando alto, mas não vou me sentir satisfeita se não lutar pela preservação da vida! Desde já agradeço pela atenção e oportunidade de expressar um pouco das minhas ideias.
Tenho assistido as noticias sobre a Amazônia e as causas que levaram à tudo isso e, uma revolta brota dentro de mim de presenciar como seres que se denominam humanos, podem agredir com tanta falta de respeito e amor ao próximo uma potência de recursos que a natureza levou milhares de anos para criar. Mas de outro lado como doador, me sinto representado por essa entidade "Greenpeace" nessa luta de ir para cima dessas insanidades que tomaram conta do nosso país. Obrigado pela luta.
Regularização Fundiária na Amazônia, deveria ser uma das últimas das Ações do Governo e jamais ser a das primeiras ações, para comprovar melhor isso, é só comparar esta com os demais Biomas do Brasil, nos Pampas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, a Regularização Fundiária nestes, já foi consolidada a muito tempo atrás, cadê a Mata Nativa existente neste, apenas 8% da original que está em pé, volto a dizer e afirmar de que a Regularização Fundiária na Amazônia Legal é igual e será com certeza a “Regularização do Desmatamento Legal”, só cego pra não ver esta tamanha estratégia, manobra e método arcaico do Atual Governo .