Ação do Greenpeace Brasil projeta os efeitos reais dos eventos extremos na cidade virtual de Los Santos

Imagem do jogo mostra a cidade de Los Santos submersa por conta da crise climática (Divulgação)

Para alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática e conscientizar sobre a urgência de medidas de prevenção e adaptação nas cidades, o Greenpeace Brasil levou os impactos reais da crise ambiental para dentro do mundo virtual.

No jogo Los Santos +3ºC, a mais famosa cidade do universo gamer, os cidadãos sofrem com as consequências dos eventos extremos, com áreas inundadas, reservatórios secos, poluição do ar e uma drástica diminuição da fauna e da flora.

O mapa inserido no mais famoso jogo online e imersivo está disponível de 22 a 25 de fevereiro no servidor da Kings Roleplay e trará modificações ambientais, sociais e econômicas, além de missões exclusivas com foco socioambiental.

A ação conta ainda com uma página exclusiva onde os usuários podem encontrar informações específicas sobre Los Santos +3ºC e orientações de como jogar. A experiência imersiva foi criada pela agência VMLY&R, com o apoio técnico do Greenpeace Brasil.

Ressaltamos que o que acontece em Los Santos+3ºC é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e sofrerá de maneira ainda mais intensa caso ações efetivas não sejam realizadas.

“Não podemos nos esquecer de que é papel dos governos estaduais criar medidas de adaptação e desenvolver ações estruturais de enfrentamento à crise climática, e precisamos pressioná-los para que cumpram seu papel. Com esta versão do jogo, queremos conscientizar os jovens de que é em um mundo como esse que viveremos caso nossos governantes não tomem as providências necessárias com urgência”, afirma Rodrigo Jesus, da campanha de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil.

Também é possível visitar Los Santos+3ºC acompanhando streamers na plataforma Twitch TV. Entre eles, a ativista Kalera, o coletivo Wakanda Streamers e Sac Streamers.

O que está em jogo é o futuro do planeta

As chuvas intensas que têm assolado o sudeste, norte e nordeste, e as ondas de calor no sul do Brasil escancaram aquilo que a ciência já vem alertando há tempos: o aquecimento do planeta torna os eventos extremos, como fortes chuvas e longos períodos de secas, cada vez mais intensos e frequentes.

Diante desse cenário, estamos pressionando governadores estaduais a decretarem emergência climática, e, ao lado da sociedade civil, cobramos que sejam criados planos de adaptação e ações estruturais de enfrentamento à crise do clima. Nos ajude a pressionar!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!